A integração ferroviária, os novos contratos firmados e o aumento de 60% na área destinada a contêineres ampliam as possibilidades de rotas, cargas e negócios no Espírito Santo a partir de 2026. Além disso, a conclusão do licenciamento ambiental do Porto de Barra do Riacho, em Aracruz, deve se tornar um dos destaques do próximo ano.
O período marca uma nova fase para a logística portuária capixaba. Após mais de R$ 600 milhões em investimentos e a assinatura de 16 novos contratos, a Vports se prepara para receber operações ferroviárias, fortalecendo o conjunto de soluções já oferecidas.

Mais de R$ 100 milhões serão aplicados pela Vports e parceiros estratégicos no Cais de Capuaba. Os recursos envolvem a recuperação da pera ferroviária, a ampliação da capacidade estática para granéis sólidos, melhorias de infraestrutura e investimentos em automação.
Um novo contrato de 17 anos firmado com a Multilift prevê a construção, no primeiro semestre de 2026, de uma moega ferroviária exclusiva para o descarregamento de ferro-gusa. Em seguida, a operação ocorrerá em parceria entre Vports, Multilift e VLI.
Para Rafael Fattorelli, Diretor Presidente da Multilift, “A celebração deste contrato de 17 anos nos trará ganhos de eficiência e produtividade na movimentação de cargas pelo Espírito Santo, representando um passo estratégico para elevar a competitividade logística do Estado. E esse é o só o começo. Fechar um contrato de longo prazo, aliado à integração do porto com a ferrovia, abre inúmeras possibilidades de desenvolvimento e diversificação”.
Conexão ferroviária fortalece o mercado capixaba
O CEO da VLI, Fábio Marchiori, afirma que “Essa parceria com a Vports evidencia o olhar da VLI para o Espírito Santo. Reconhecemos o potencial capixaba e acreditamos que esses investimentos serão mais uma oportunidade de ampliar a conexão do litoral com o interior do país, por meio do transporte ferroviário, que é mais eficiente, sustentável e seguro”.
Segundo a Vports, os avanços permitirão que o ferro-gusa chegue diretamente ao porto, o que amplia as opções logísticas e reforça a posição estratégica do Espírito Santo como hub multimodal.
Novas rotas e potencial de expansão
Para o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão, “A recuperação de toda a estrutura em Capuaba e a preparação para o início das operações em 2026 têm importância estratégica por favorecer a atração de novas cargas e a abertura de outras rotas, como uma possível e inédita ligação entre o Espírito Santo e o Centro-Oeste como um todo, além de destinos mais específicos como Goiás e o Triângulo Mineiro”.
Ele acrescenta que 2026 será impulsionado pela vocação multipropósito e pela multimodalidade dos portos administrados pela Vports. “A preparação para início das operações ferroviárias somada à possibilidade de receber navios com porte bruto maior, de até 83 mil toneladas, ampliará as possibilidades de trabalhar granéis, como grãos e fertilizantes – esse último um dos grandes destaques de movimentação de 2025”, afirma.
Expansão da área de contêineres e avanços ambientais
Os portos administrados pela Vports têm conexão com as principais origens de cargas agrícolas e minerais do país, com acesso ao Centro-Oeste por ferrovia e às rodovias BR-101 e BR-262. Além disso, 60% do PIB brasileiro está concentrado em cidades localizadas em um raio de até mil quilômetros dos portos capixabas.
A expansão de 70 mil m² da área destinada a contêineres — equivalente a 60% da área total já operada pelo terminal — avança após investimentos de R$ 35 milhões em obras de preparação.
A conclusão do licenciamento ambiental de Barra do Riacho, conduzido pelo Iema-ES e prevista para 2026, representa outro marco. “Somos parte do Parklog-ES e isso reflete nossa convicção de que crescimento econômico se faz no coletivo”, afirma Serrão. A área em desenvolvimento possui 522 mil m² e deve abrigar um porto multipropósito.
Novos negócios e diversificação de cargas
O projeto para Barra do Riacho inclui oportunidades nos segmentos de grãos, gás, serviços offshore e descomissionamento de plataformas de petróleo. Segundo a empresa, os avanços também ampliam possibilidades para o ecossistema empresarial capixaba.
O segmento de veículos, máquinas e equipamentos ganha destaque com o contrato firmado entre Vports e Comexport, o 16º desde a concessão. A parceria permitirá a recepção de mais de 200 mil veículos por ano, consolidando o Estado como uma das principais portas de entrada de automóveis importados.
A expectativa também envolve o aumento de importações de máquinas, equipamentos e cargas especiais, que exigem operações específicas.









