A Braspress, tradicional transportadora de encomendas, segue ampliando seus investimentos em sustentabilidade e frota elétrica. Na tarde da última segunda-feira (27), a empresa entregou quatro novas vans elétricas para a filial de Cantareira (SP), reforçando o plano da companhia de transformá-la em uma unidade carbono zero.
O evento de entrega contou com a presença do diretor-presidente Urubatan Helou, que destacou o compromisso da organização com as práticas ESG e o objetivo de eletrificar totalmente a frota da unidade. “São Paulo tem 80 medidores de poluição pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e as duas regiões mais poluídas da cidade são Zona Oeste e Cantareira, portanto, em virtude disso, decidimos fazer da filial de Cantareira uma unidade de carbono zero, se tornando uma filial modelo para a América do Sul. Se aqui é um dos piores lugares para se respirar, é daqui que temos que cuidar, e assim, geramos inspiração para que as empresas aos arredores também façam o mesmo”, afirmou Helou.

Frota elétrica e metas de descarbonização
As novas vans são do modelo eSprinter 320, da Mercedes-Benz, com capacidade de carga de 1.240 quilos e autonomia de 329 km (81 kWh). Elas se somam às sete unidades elétricas já existentes na filial, que incluem três vans e três caminhões da JAC Motors, além de um Mercedes-Benz 710 eletrificado.
Segundo Urubatan Helou, o objetivo é eliminar completamente os veículos a diesel da operação até junho de 2026. “São 39 veículos da casa, entre próprios e agregados, que ainda possuem emissão, pois são movidos a diesel, e o total de elétricos que temos agora nesta unidade é de 11. Se tudo ocorrer bem, nossa meta é que até junho do ano que vem, a frota da Cantareira será totalmente elétrica. Além da contribuição para o meio ambiente, sabemos que esses são veículos de baixa manutenção e que apresentam maior conforto aos motoristas, além de não ter poluição, tanto de emissão de CO2 quanto sonora”, completou.
Operação sustentável no centro de São Paulo
A filial Cantareira da Braspress, classificada como CAOB (Centro de Apoio Operacional Braspress), é responsável por atender a região central de São Paulo e possui foco em operações de curto percurso, o que contribui para reduzir o impacto ambiental e o desgaste dos colaboradores. Diariamente, o centro realiza cerca de 760 coletas, 450 entregas e mais de 300 recebimentos, mostrando a relevância logística da unidade dentro da operação da transportadora.
O evento contou ainda com a presença dos diretores Milton Petri (Vice-Presidente), Luiz Carlos Lopes (Operações) e Urubatan Junior (Frota), além dos gerentes Raphael Augusto (Nacional de Operações), Gustavo Ricca (Regional Metropolitano de São Paulo), Diogo do Nascimento (Frota) e Tenente Paulo Vicente (Filial).









