A Luft Logistics, em parceria com a Secretaria da Mulher de Barueri (SP), certificou no dia 17 de outubro a primeira turma de mulheres formadas como operadoras de empilhadeira. A iniciativa integra o projeto Elas Podem, criado pelo grupo de afinidades EmpoderElas, com o objetivo de ampliar a presença feminina em funções historicamente ocupadas por homens no setor logístico.
O curso, com formação prática e teórica, foi ministrado pelo SEST/SENAT e simboliza um passo importante na construção de um ambiente mais igualitário dentro da logística. De acordo com a empresa, a ação reflete o compromisso em promover equidade de gênero, inclusão social e qualificação profissional voltada ao fortalecimento da participação feminina nas operações.

Luft Logistics e o fortalecimento das mulheres na logística
Durante a cerimônia de certificação, o vice-presidente da Luft Logistics, Ademar Domingos Pilecco, destacou o papel estratégico da capacitação no desenvolvimento humano e operacional. “Capacitar talentos é uma questão de equidade e um pilar estratégico, que expressa nosso compromisso com a excelência operacional e com a formação de equipes qualificadas, resilientes e preparadas para os desafios da logística. As pessoas são o verdadeiro alicerce do nosso sucesso”, afirmou.
Muitas das participantes da primeira turma são atendidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM) de Barueri, o que torna o projeto também um instrumento de recomeço e autonomia financeira.
Diversidade e ODS na logística
Para a Head de Legal e ESG da Luft Logistics, Dra. Rodriane Paiva, o projeto representa um marco dentro da agenda de diversidade e inclusão da companhia. “Importante marco na jornada profissional das mulheres, este é mais um passo em nossa agenda de diversidade e inclusão, refletindo o compromisso amplo da companhia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030”, afirmou.
A capacitação de operadoras de empilhadeira gera impactos positivos em diversos ODS da ONU, como o ODS 1 (Erradicação da Pobreza), ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 10 (Redução das Desigualdades), ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).









