O e-commerce brasileiro segue em crescimento constante, e a logística tem se mostrado um fator determinante para a expansão de pequenas e médias empresas (PMEs). De acordo com a pesquisa Rota do E-commerce, realizada pela Loggi em parceria com a Opinion Box, 67% dos empreendedores ainda são os principais responsáveis pela escolha e gestão logística de seus negócios. O estudo aponta também que a maioria (58%) realiza entre 30 a 50 envios por mês, assumindo diretamente o controle de suas operações.
Entre os fatores que poderiam contribuir para a expansão dos pequenos negócios, a cadeia logística e de distribuição aparece como prioridade para 42% dos entrevistados. Outros aspectos destacados foram a possibilidade de entrada em novos mercados e regiões (39%), o fortalecimento de parcerias estratégicas (30%), a melhoria dos serviços prestados (27%), maior acesso a crédito e financiamento (21%) e a capacitação das equipes (21%).

Impacto da logística para PMEs
O estudo evidencia que a busca por processos mais eficientes e soluções inovadoras de logística para PMEs tem sido essencial para agilizar entregas e melhorar prazos, ponto considerado relevante por 20% dos empreendedores. De acordo com os dados, o prazo médio de entrega varia entre 3 a 7 dias úteis em 42% dos pedidos. Já 31% das entregas levam mais de 7 dias, principalmente em longas distâncias, enquanto 25% conseguem chegar ao cliente em menos de 3 dias.
Além do prazo, a redução de custos é uma das maiores demandas para esse público, sendo citada por 18% dos entrevistados. Logo em seguida aparecem a necessidade de oferecer mais alternativas e comodidade aos clientes (16%) e a busca por melhorias no controle e gestão de estoque (12%).
Sobre a pesquisa Rota do E-commerce
A pesquisa Rota do E-commerce teve como objetivo mapear o perfil, os desafios e as estratégias dos empreendedores brasileiros no comércio digital. O estudo avaliou aspectos relacionados a vendas, logística para PMEs, uso de plataformas digitais, automação e relacionamento com clientes.
Realizado entre abril e maio de 2025, o levantamento contou com a participação de mais de 100 empreendedores de e-commerce em todo o Brasil, todos com pelo menos 30 envios de produtos mensais.









