As exportações e importações brasileiras movimentaram entre US$ 19 bilhões e US$ 79 bilhões de fevereiro a junho de 2025, segundo o Comex Stat, sistema oficial sobre o comércio exterior de bens. Nesse cenário, milhares de transportadoras atuam diariamente na retirada e entrega de contêineres, precisando ainda monitorar os horários de entrada e saída de navios nos gates portuários, o que exige equipes em campo e acompanhamento online em tempo real.
Para aumentar a eficiência e reduzir riscos operacionais, a Estrela Logística & Transportes, com sede em Santos (SP), conseguiu diminuir em 99% as perdas de janelas no agendamento de navios nos principais portos brasileiros. O resultado foi alcançado com a adoção da tecnologia Farol, desenvolvida pela Siimp Sistemas.

O head de gestão estratégica da empresa, Pedro Sorbello, explica que as janelas de agendamento correspondem ao tempo disponível para que transportadoras programem a entrega das cargas nos terminais portuários. “Essa funcionalidade inédita no Brasil, desenvolvida pela Siimp, traz um panorama completo sobre a movimentação dos navios e a disponibilidade dos gates”, afirma.
Antes do uso da tecnologia, a equipe operacional precisava acessar repetidamente os sistemas dos terminais para verificar a previsão de atracação dos navios e a abertura de gates. O processo era demorado e sujeito a erros. Agora, com a plataforma Farol, a previsão de atracação e a abertura de janelas é integrada em tempo real, permitindo ajustes instantâneos na programação logística.
“Hoje, apenas com o acesso à plataforma Farol, é possível se antecipar de acordo com as previsões de abertura de gate, em segundos e sem erros. O colaborador recebe inclusive o horário de chegada do navio por mensagem no WhatsApp, o que evita atrasos ou perda de janelas nos terminais”, detalha Sorbello.
Além da integração de dados, a solução oferece monitoramento inteligente, que notifica em tempo real sobre o status dos navios e a liberação de gates. Isso permite que a equipe operacional faça o agendamento diretamente nos sistemas dos terminais portuários, reduzindo falhas e aumentando a eficiência.
A Estrela Logística realiza cerca de 15 mil viagens por ano para exportação e importação, atendendo aos portos de Santos (SP), Itapoá, Itajaí e Navegantes (SC). Do total, 90% são operações com contêineres e 10% com cargas secas, abrangendo setores como tecnologia, tecidos, maquinários e peças.
Segundo o CEO da Siimp Sistemas, Bruno Damada, a solução foi criada a partir de uma demanda observada no porto de Santos. “Com a nossa tecnologia proporcionamos a diminuição de multas por atrasos de contêineres e a redução de perdas em operações logísticas”, afirma.
A Siimp Sistemas, fundada em 2012 em Americana (SP), registrou crescimento de 68% em novos negócios em 2024 e prevê expansão com novas filiais em Santos (SP), Itajaí (SC), Rio Grande (RS) e Varginha (MG) até o final de 2025. Atualmente, a empresa atende mais de 900 clientes e 10 mil usuários, entre transportadoras, importadores, operadores logísticos e armazéns, com uma equipe de mais de 30 especialistas no desenvolvimento de soluções digitais para o setor de transporte de cargas.









