A Azul Cargo Express, unidade de logística da Azul Linhas Aéreas, completou 16 anos em agosto consolidada como uma das principais empresas do transporte aéreo de cargas no Brasil. Atualmente, a companhia conta com 352 postos de atendimento, 30 a mais do que no ano anterior, alcançando mais de 5.100 municípios. Entre eles, cerca de 2 mil recebem entregas em até 48 horas, demonstrando a expansão da rede de atendimento.
No primeiro semestre de 2025, a empresa transportou mais de 60 mil toneladas de carga e realizou 8,9 milhões de entregas, uma média de quase 50 mil pacotes por dia. Esse crescimento está diretamente ligado à modernização da frota, que passou a incluir dois aviões modelo A321 exclusivamente cargueiros, com 40% mais capacidade e 27% mais eficiência em consumo de combustível em relação às aeronaves anteriores.

Foco no e-commerce e novas rotas
Com operações estratégicas em regiões como Nordeste e Manaus, a Azul Cargo tem direcionado sua atuação principalmente ao e-commerce, que já representa 39% do volume transportado. A expectativa é de que esse índice alcance 50% até o fim de 2025. Segundo a diretora Izabel Reis, a unidade deve registrar crescimento entre 25% e 30% ainda neste ano.
“Nós atendemos a uma variedade de setores além do e-commerce, como o transporte de alimentos, e ainda vemos grande potencial de crescimento no uso das barrigas dos aviões de passageiros. Um voo que sai da região Sudeste para o Sul, por exemplo, vai cheio, mas, na volta, ainda há muito espaço disponível, ou seja, muita oportunidade. Também destaco nossas novas rotas para Madri e Porto, que nos conectam à Ásia, um mercado estratégico para a logística internacional. Estamos com foco ainda nas Américas Central e do Sul, onde recentemente fizemos o nosso primeiro voo para Santiago, no Chile, e recebemos aprovação para duas operações rumo à Argentina”, afirma a executiva.
Ao longo de sua trajetória, a Azul Cargo Express também passou a ter maior participação no planejamento da malha aérea da Azul, além de consolidar uma rede de parceiros em logística terrestre. “Hoje somos consultados pelo time de planejamento de malha no lançamento de novas rotas, temos uma rede sólida de parceiros em logística terrestre e conquistamos Clientes que confiam na nossa capacidade de criar soluções sob medida, com segurança e tecnologia de rastreamento. Tenho muito orgulho do que construímos”, ressalta Izabel Reis.
Exportação de frutas e mercado internacional
As novas rotas também têm favorecido o agronegócio. Em apenas um mês, a Azul Cargo transportou 100 toneladas de frutas para Portugal, embarcadas a partir de Viracopos (SP) e Recife (PE). A carga, composta principalmente por mangas e mamões de Petrolina (PE), reforça a importância da aviação cargueira para a exportação de produtos perecíveis.
Reconhecimento internacional
A atuação da Azul Cargo no mercado global foi reconhecida no The Airline Strategy Awards 2025, realizado em Londres. A empresa recebeu o prêmio de Liderança em Cargas Globais, concedido pela FlightGlobal em parceria com a revista Airline Business e a consultoria Korn Ferry. A premiação destacou o papel estratégico da Azul Cargo na ampliação do transporte de cargas entre continentes, consolidando sua relevância na logística internacional.









