A LATAM Cargo Brasil, braço de cargas do grupo LATAM, lançou, em 15 de maio, seu novo voo cargueiro semanal na rota Guarulhos–Fortaleza–Manaus, operado com aeronaves Boeing 767-300F que transportam mais de 50 toneladas por viagem. A estratégia resultou em um crescimento de 47% na capacidade de carga aérea no Ceará em junho, em comparação com o mesmo mês de 2024.
Esse reforço posiciona Fortaleza ainda mais como hub logístico do Nordeste, acelerando o transporte de cargas gerais de São Paulo e oferecendo novas alternativas para envio de ovos férteis, perecíveis (como pescados e frutas) e confecções para Manaus. Além disso, incrementa a competitividade do transporte aéreo entre regiões Norte e Nordeste.

Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo Brasil, destaca a relevância estratégica dessa iniciativa: “A LATAM Cargo está comprometida com o desenvolvimento do Nordeste e Norte do Brasil, que são importantes polos estratégicos de importação e exportação… garantindo aos nossos clientes uma solução logística ágil e confiável”.
Dados da ANAC e da IATA indicam que a LATAM Cargo detém 50% do mercado de cargas aéreas em Fortaleza, incluindo voos domésticos e internacionais. Em 2024, o volume carregado no Ceará superou 18 000 toneladas. Já em Manaus, a companhia foi responsável por 46% do mercado local, transportando mais de 50 000 toneladas no mesmo ano.
Expansão da capacidade e parcerias estratégicas
A LATAM Cargo também ampliou em 50% sua capacidade operacional no Aeroporto de Guarulhos, com mais de 2,9 mil m² dedicados à operação de carga, o que favoreceu parcerias importantes, como a assinatura de contrato com a Amazon para entrega em 11 estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Atualmente a empresa atua em 51 bases no Brasil, conectando mais de 1 800 municípios com serviços de entregas domiciliares. Internacionalmente, mantém liderança no transporte aéreo do Brasil, com voos cargueiros e de passageiros em 23 destinos, incluindo as recentes rotas Miami–São José dos Campos, Miami–Brasília, Amsterdam–Curitiba e Europa–Florianópolis.









