Reforma tributária pode triplicar carga de impostos para locadores de equipamentos até 2033, mostrou evento da Sobratema

O impacto da reforma tributária sobre os locadores de equipamentos e máquinas deve ser significativo. De acordo com o CEO da Audit Consult, Paulo Henrique, a carga tributária para o segmento pode subir dos atuais 9,5% para até 28%, com a implementação gradual do novo modelo de Imposto sobre Valor Agregado (IVA). A estimativa foi apresentada durante o Conexões e Negócios, evento promovido pela Sobratema no dia 22 de maio, em São Paulo.

O prazo de transição da reforma vai até 2033, e o aumento não será imediato. “Nossa previsão é que o IVA pode chegar a 28% no segmento. Atualmente, uma empresa que está no regime de Lucro Real paga 9,5% de impostos. Mas, esse percentual não será aplicado de uma vez. É um processo gradual”, explicou Henrique.

Além disso, o especialista destacou mudanças operacionais importantes para o setor. Os locadores deverão emitir nota fiscal com destaque do IVA e recolher o imposto na venda de bens imobilizados. “Outra novidade é que o locador precisar acertar o IVA no pagamento e/ou no recebimento, a situação que vier primeiro”, detalhou.

Outro alerta foi feito quanto à formação de preço em contratos de longo prazo, especialmente durante o período de transição. “É importante estar em contrato o realinhamento de preço, pois, por conta da reforma tributária, ainda há pontos a serem esclarecidos, que podem impactar o preço dos equipamentos locados”, acrescentou.

Reforma tributária pode triplicar carga de impostos para locadores de equipamentos até 2033, mostrou evento da Sobratema

Mercado de equipamentos compactos cresce no Brasil

O evento reuniu mais de 150 profissionais e empresários do setor de locação, fabricação e uso de máquinas, com foco especial no crescimento do mercado de equipamentos compactos.

De acordo com o presidente da Sobratema, engenheiro Afonso Mamede, o encontro contribuiu para o desenvolvimento do setor. “Em um mercado cada vez mais dinâmico, competitivo e digital, o encontro ofereceu um espaço ideal e de alta qualidade para conteúdo, relacionamento, fortalecimento de parcerias, geração de oportunidades entre os players mais relevantes desse setor”, afirmou.

Dados do Estudo Sobratema do Mercado de Equipamentos para Construção e Mineração revelam que, entre 2020 e 2024, as vendas de miniescavadeiras triplicaram, enquanto as de minicarregadeiras mais do que quadruplicaram. O crescimento se deve à versatilidade dos equipamentos, com aplicações em mobilidade urbana, infraestrutura, habitação de interesse social, saneamento e outros segmentos.

As palestras técnicas de representantes das marcas Avant, Mason, Caterpillar, LiuGong, Yanmar e Zoomlion reforçaram a tendência de expansão dos equipamentos compactos no país, mesmo diante dos desafios regulatórios que afetam o setor.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Equipamentos
Com novos Loadall, JCB pretende dobrar número de vendas de manipuladores telescópicos no país
JCB apresenta novas máquinas Loadall e pretende popularizar manipuladores telescópicos no país

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Mercedes-Benz do Brasil e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Mercedes-Benz e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg