O Prêmio KAIZEN™ Award Brasil 2025, promovido pelo KAIZEN Institute Consulting Group Brasil, reconheceu os melhores projetos de melhoria contínua durante cerimônia realizada no auditório da Faculdade ESPM, em São Paulo, no dia 16 de maio. Em sua 9ª edição, a premiação avaliou 120 projetos de 50 empresas em categorias que contemplam excelência em processos, qualidade e inovação.
A premiação visa destacar práticas que promovem ganhos sustentáveis nas organizações, valorizando o empenho das lideranças e equipes técnicas. “O mundo tem passado por grandes transformações, em diferentes frentes e grande velocidade. Isso se traduz em desafios constantes para as empresas, de todos os portes e segmentos, que precisam acelerar seus processos com eficiência e de forma sustentável”, afirmou Ruy Cortez, CEO do KAIZEN Institute Consulting Group Brasil.

Raízen, Consag e Metrô BH foram os grandes destaques nas categorias principais:
Excelência no Sistema de Melhoria Contínua
Vencedor: Raízen
Menções honrosas: Mondelez (Programa OSCAR – Pernambuco) e Sucos Tial (Programa PROMEC)
Excelência na Produtividade
Vencedor: Consag, com projeto voltado à produtividade na montagem de parques solares
Menções honrosas: Randon (Novo Setor de Caixas) e Serasa (redução de SLA de dados)
Excelência na Qualidade
Vencedor: Metrô BH, com o projeto “Evacuação Zero”, que reduziu falhas operacionais
Menções honrosas: São Martinho e Movag, com iniciativas no setor de colheita e mineração, respectivamente
Novas categorias reconhecem gestão de pessoas e inovação
Nesta edição, duas categorias foram incluídas como premiações especiais e passarão a fazer parte oficial do prêmio a partir do próximo ano.
Excelência em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
Vencedor: Mondelez, com implantação da cultura de autodesenvolvimento
Excelência em Inovação
Vencedor: Alliage S/A Indústrias Médico Odontológica, com redesenho da cadeia de valor para aumentar a rentabilidade e satisfação do cliente
Além da equipe do KAIZEN Institute Brasil, a comissão julgadora contou com o apoio de instituições como a Fundação Vanzolini, o Laboratório de Produtividade da ESPM e a Escola de Engenharia Mauá, ligada ao Instituto Mauá de Tecnologia.
Com atuação no Brasil desde 2015 e fundado no Japão há 40 anos, o KAIZEN Institute Consulting Group está presente em mais de 60 países, com 55 escritórios. A organização desenvolve projetos de excelência operacional, com foco na melhoria contínua em diversos setores, como indústria, saúde, tecnologia, varejo e administração pública.









