A demanda global por carga aérea cresceu 4,4% em março de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A informação foi divulgada pela Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA), que considera o indicador de toneladas de carga por quilômetro (CTKs) como métrica principal. Nas operações internacionais, o avanço foi ainda maior: 5,5%, representando um pico histórico para o mês de março.
A capacidade global de transporte, medida em toneladas de carga disponíveis por quilômetro (ACTKs), também apresentou expansão, com alta de 4,3% no total e 6,1% nas operações internacionais.

Segundo Willie Walsh, diretor geral da IATA, o crescimento pode estar relacionado à antecipação de embarques por parte de empresas temendo novos encargos comerciais. “Os volumes de carga de março foram fortes. Possivelmente, isso esteve parcialmente relacionado a uma antecipação da demanda, já que algumas empresas tentaram evitar as tarifas que devem ser aplicadas a partir de 2 de abril pelo governo de Trump”, afirmou.
Walsh também mencionou que a queda no custo do combustível e as incertezas comerciais impactaram o desempenho do setor.
Indicadores do setor aéreo
Entre os fatores que influenciaram o cenário em março, destacam-se:
- Queda de 17,3% nos preços do combustível de aviação em relação ao ano anterior.
- Crescimento de 3,2% na produção industrial global e aumento de 2,9% nos volumes de comércio internacional.
- Inflação controlada nas principais economias: EUA (2,4%), UE (2,5%) e Japão (3,6%). Na China, a deflação recuou para -0,1%.
Desempenho por regiões
A região Ásia-Pacífico liderou o crescimento, com alta de 9,6% na demanda e de 11,3% na capacidade. Na América do Norte, os números também foram expressivos: 9,5% de crescimento na demanda e 6,1% na capacidade.
A Europa apresentou crescimento moderado, com aumento de 4,5% na demanda e 2,0% na capacidade. Já o Oriente Médio teve retração de 3,2% na demanda, enquanto a capacidade subiu 0,8%. A América Latina cresceu 5,8% na demanda e 4,7% na capacidade. A África, por sua vez, teve o pior desempenho, com queda de 13,4% na demanda, mesmo com um aumento de 10,5% na capacidade.
Principais rotas comerciais
As rotas Europa-América do Norte foram as mais movimentadas em março. A rota Ásia-América do Norte também registrou forte expansão, possivelmente impulsionada pela antecipação de tarifas comerciais. Já as rotas Europa-Oriente Médio e África-Ásia apresentaram retração.
Análise completa dos mercados de transporte aéreo de carga de março de 2025.









