Hyundai apresenta caminhão a hidrogênio XCIENT e avança na logística limpa nos EUA

Na ACT Expo 2025, realizada em Anaheim, nos Estados Unidos, a Hyundai Motor Company apresentou a nova versão do caminhão a hidrogênio XCIENT Fuel Cell Classe-8. O modelo reforça a estratégia da montadora sul-coreana para ampliar a adoção de soluções sustentáveis no transporte rodoviário de cargas.

Segundo a empresa, o veículo é o primeiro caminhão pesado com célula de combustível produzido em série no mundo. Lançado em 2020, o XCIENT já circula em 13 países e acumula mais de 13 milhões de quilômetros rodados, especialmente na Suíça, seu primeiro mercado. A nova versão foi desenvolvida para o mercado norte-americano, com ajustes técnicos e operacionais voltados à realidade local.

Caminhão a hidrogênio da Hyundai

Entre os principais dados técnicos, o caminhão a hidrogênio traz motor elétrico de 350 kW, torque de 2.237 Nm, autonomia superior a 700 km e 10 tanques de hidrogênio, com capacidade combinada de aproximadamente 68 kg. O caminhão também conta com um conjunto completo de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS), como frenagem autônoma, alerta de colisão e controle de cruzeiro adaptativo.

Na Hyundai Motor, estamos redefinindo o futuro da logística limpa com soluções inovadoras que priorizam a segurança, a eficiência e a sustentabilidade”, afirmou Ken Ramirez, vice-presidente executivo e head global de veículos comerciais e hidrogênio da Hyundai.

A montadora já testa e utiliza o modelo em larga escala na América do Norte. Pelo projeto NorCAL ZERO, 30 caminhões XCIENT estão em operação nos portos de Oakland e Richmond, na Califórnia, acumulando cerca de 700 mil milhas rodadas desde setembro de 2023. Esses veículos são usados no transporte de contêineres com zero emissões no escapamento.

Outro projeto em destaque é a parceria com a GLOVIS America, que viabiliza a operação de 21 caminhões XCIENT na fábrica da Hyundai (HMGMA), na Geórgia. Eles já respondem por quase metade da logística interna da planta, utilizando hidrogênio produzido e consumido localmente, num exemplo prático de cadeia logística descarbonizada.

Durante o evento, a Hyundai também anunciou a criação da HTWO Energy Savannah, primeira estação de abastecimento de hidrogênio e recarga elétrica para caminhões Classe-8 da região. A estrutura, desenvolvida em parceria com a HydroFleet e a Capital Development Partners, será inaugurada até o fim de 2025, ampliando a infraestrutura para mobilidade sustentável.

A iniciativa integra os esforços da montadora para estruturar um ecossistema completo de hidrogênio, do suprimento à operação dos veículos, com foco na transição energética do transporte de cargas.

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