A BYD Brasil anunciou em abril três lançamentos focados nos segmentos de mobilidade elétrica e intralogística com apelo sustentável. São eles: a nova versão da empilhadeira elétrica ECB35, equipada com recursos avançados e a maior garantia de bateria do mercado nacional; o caminhão elétrico eT5, voltado para entregas urbanas de médio porte; e o Dolphin Mini Cargo, modelo compacto adaptado especialmente para a logística de última milha.
Empilhadeira elétrica ECB35

A empilhadeira elétrica contrabalançada ECB35 tem capacidade de 3,5 toneladas e bateria de fosfato de ferro-lítio. “Ela é 100% fabricada pela BYD, incluindo a bateria — algo que nos diferencia de todos os concorrentes que dependem de fornecedores terceirizados”, explica Everson Penteado, gerente de vendas e pós-vendas da BYD Brasil.
Esse controle total sobre o processo produtivo permite que a empresa ofereça uma garantia inédita: oito anos ou 10 mil horas apenas para a bateria, além de dois anos para o equipamento completo ou 2.400 horas. “Nenhum player hoje no Brasil oferece essa garantia”, comenta Penteado.
As vantagens vão além da durabilidade. As empilhadeiras BYD são projetadas para operar com recargas rápidas — até duas horas para carga total — e autonomia suficiente para cobrir até três turnos com apenas uma bateria. Isso elimina a necessidade de trocas ou salas específicas para carregamento, comuns nos modelos com baterias de chumbo-ácido.
“A tecnologia de lítio, que muitos duvidaram quando trouxemos ao Brasil, em 2014, hoje é a preferida do mercado, inclusive por grandes corporações multinacionais”, lembra o executivo.
Outro diferencial é o sistema e-Connect, uma solução de telemetria desenvolvida exclusivamente para as empilhadeiras da marca. A tecnologia permite monitoramento em tempo real, geração de relatórios analíticos, alertas preventivos e controle de acesso por senha. Tudo isso com uma interface homem-máquina moderna, que eleva a eficiência e a segurança das operações logísticas.
A linha de empilhadeiras BYD atende desde pequenas empresas até operações de grande porte, com opções de baterias que se adaptam às necessidades específicas de cada cliente. Apesar do investimento inicial ainda ser mais alto que modelos convencionais, a economia operacional e a durabilidade compensam no médio e longo prazos.
“Hoje conseguimos dimensionar com precisão a solução ideal para cada operação, otimizando custos e garantindo um desempenho superior”, salienta Penteado.
Dolphin Mini Cargo

Já o Dolphin Mini Cargo é uma versão adaptada do compacto elétrico da marca para o transporte de pequenas cargas. A proposta é oferecer uma alternativa sustentável, prática e econômica para empresas que atuam na logística urbana de última milha, como e-commerce, delivery e serviços técnicos.
O modelo preserva o visual de um hatch de passeio, mas passa por modificações internas para se adaptar à nova função. A transformação é realizada pela parceira Flash, que remove os bancos traseiros, instala revestimentos internos específicos e uma divisória, mantendo inalterados a suspensão e os pneus originais.
“Apesar do Dolphin Line parecer um carro pequeno, ele tem uma capacidade volumétrica de 2,1 metros cúbicos e 289 quilos de carga. Além disso, a autonomia é de 280 km e o custo operacional é impressionantemente baixo: cerca de R$ 0,09 por quilômetro rodado, considerando energia adquirida a R$ 0,87/kWh. Com energia do mercado livre, esse valor pode cair para até R$ 0,30/kWh”, acrescenta Bruno Paiva, diretor de vendas, lembrando que o carro pode ser carregado de forma doméstica.
O modelo já está sendo testado pelos Correios e por outra empresa privada – ainda mantida sob sigilo – antes de avançar para a fase de homologação e uso em larga escala.
Caminhão elétrico eT5

O caminhão elétrico eT5 foi desenvolvido para entregas urbanas de médio porte. Com autonomia de 185 km, capacidade de carga útil de até 3.900 kg e bateria de 99 kWh, o modelo é voltado para empresas que buscam reduzir emissões sem abrir mão de desempenho.
O eT5 está sendo testado em Curitiba pela Estre, empresa de coleta seletiva de resíduos. Esse modelo se junta à linha já existente de caminhões maiores, como o T18 — utilizado desde 2019 em operações como coleta de lixo urbano, manutenção de redes elétricas e transporte de equipamentos pesados.
Entre os diferenciais do eT5 estão motor de 145 kW (197 cv), freio regenerativo, controle de tração (ASR) e sistema eletrônico de frenagem (EBS), além da possibilidade de recarga rápida em cerca de duas horas. A BYD também anunciou que um novo caminhão, o T23, refrigerado e voltado ao setor de bebidas, está em fase de homologação e será lançado ainda em 2025.
“A ideia é ampliar a presença no setor de transporte limpo urbano. Seja na coleta seletiva silenciosa ou na distribuição em grandes centros, os elétricos trazem ganhos ambientais e operacionais”, reforça Paiva.
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