A Mercedes-Benz do Brasil acaba de celebrar seis anos do Movimento A Voz Delas, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte. Atualmente, o movimento conta cerca de 80 empresas parceiras que apoiam a causa e trabalham para melhorar as condições de trabalho das motoristas nas estradas com seus caminhões, nas ruas das cidades dirigindo os ônibus, e das cristais (esposas dos caminhoneiros que os acompanham nas viagens).
“O Movimento A Voz Delas vem ganhando cada vez mais espaço junto às transportadores, instituições e parceiros, contribuindo com a melhoria das condições de trabalho para mulheres no transporte, além de reforçar o empoderamento e equidade de gênero nessa atividade”, destaca Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Por meio de várias iniciativas, incentivamos a voz das mulheres, reforçando o compromisso As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução. Aliás, ouvimos a todos e a todas!”.

“Na Mercedes-Benz, acreditamos que a verdadeira força das mulheres é algo que precisa sempre ser reconhecido e celebrado. E além de dar voz a elas, o objetivo do Movimento é realizar ações que realmente tragam melhorias para a vida das mulheres no transporte, seja para caminhoneiras, motoristas de ônibus ou cristais”, ressalta Ebru Semizer, gerente sênior de Peças e Serviços da Mercedes-Benz do Brasil e idealizadora do projeto. “Sabemos que a jornada delas, muitas vezes, é marcada por desafios, como condições precárias, falta de segurança nas estradas e preconceitos. Porém, como uma verdadeira comunidade, estamos aqui para ajudar a mudar essa realidade”.
Seis anos de ações voltadas para as mulheres no transporte
No site do Movimento, aproximadamente 1.500 mulheres estão inscritas na aba “Eu sou A Voz Delas”, área destinada a motoristas de caminhão e ônibus, cristais e apoiadoras do movimento. E mais de 870 interações na aba “Solte sua Voz”, campo destinado a ouvir as necessidades e sugestões das estradas.
Nesses seis anos, diversas ações foram implantadas com foco voltado a elas: criação do site com conteúdos exclusivos (https://avozdelas.com.br/), aba no site de empresas que dão oportunidades para mulheres motoristas, melhoria de infraestrutura em um posto de combustível, a exclusiva Música Delas, quatro edições do Programa Delas, três edições da promoção “Na Direção dos Seus Sonhos”, bolsas em cursos de formação na Fabet e no Sest Senat, websérie Papo Delas, Actros Evolution Estrela Delas, três edições da Caravana Todos Juntos, petição junto a órgãos importantes (como ANTT e CNT) em busca de melhorias no cenário do transporte para a mulher, premiação Mulheres Positivas e iniciativas junto a empresas parceiras, além de outras ações.
O Movimento A Voz Delas participou das duas maiores feiras do segmento de veículos comerciais no Brasil em 2024: a Fenatran (transporte de cargas) e a LatBus (transporte de passageiros). Na Fenatran, foi lançado o Actros Evolution Estrela Delas e realizado o 3º Fórum de Mulheres no Transporte e Logística juntamente com parceiros.
Durante os seis anos do projeto, o Movimento participou de mais de 100 eventos do setor, seja aqueles organizados pela Mercedes-Benz ou pelos parceiros e até clientes da marca, permitindo que a iniciativa ganhasse cada vez mais força e representatividade no setor do transporte.
O Movimento tem se unido em causas importantes como a campanha Dezembro Laranja de conscientização para o câncer de pele em que teve o laboratório Dahuer e o Instituto Dahuer como parceiros para a doação e distribuição de protetores solares. Além disso, tem proporcionado experiências diferenciadas para as mulheres que acompanham Movimento, como a visita à Copa Truck, comemorações do dia do Motorista na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, SP.
Actros Evolution Estrela Delas traz itens sugeridos por mulheres
“Lançado na Fenatran 2024, o Actros Evolution Estrela Delas passou a fazer parte do portfólio de caminhões extrapesados Mercedes-Benz, o que é um marco muito significativo para o Movimento A Voz Delas”, diz Ferrarez. “E ele conquistou clientes já no próprio evento. A Ever Express, a APK Transporte e Logística e a GAB Transportes foram os primeiros a adquirir o mais novo integrante da linha Actros Evolution”.
O cavalo mecânico Actros Estrela Delas é fruto do trabalho do Centro de Customização de Caminhões (CTC) da Mercedes-Benz, que configura o veículo da maneira que a cliente e o cliente quiserem. Novos itens foram adicionados, sendo exclusivos do Estrela Delas. Entre eles o vaso sanitário na cabina, o que é um grande diferencial do produto e que conta com sistema que não permite retorno de cheiro para o veículo, ducha higiênica com bico antirrespingo, espelho atrás do banco do passageiro feito de material resistente a fim de garantir a segurança, gaveta adicional localizada próxima ao espelho e TV da Alliance Truck Parts, além de saias laterais. Além disso, todos os caminhões Actros Evolution já possuem, como opcional, a geladeira, item essencial no mercado para motoristas.
Ajudando mulheres a avançar em suas habilitações como motorista profissional
“Por meio da promoção Na Direção dos Seus Sonhos, buscamos ajudar as mulheres a avançar em suas habilitações como motorista profissional, criando oportunidades para que elas possam ter suas vidas mudadas”, diz Ferrarez. “Nas três edições já realizadas, foram 45 mulheres selecionadas, mostrando que a união de forças em prol da transformação e da realização de sonhos é muito importante. Assim, elas podem vencer preconceitos. E nossa marca estará sempre ao lado delas, como de todos aqueles que transportam cargas por esse imenso País. Isso é motivo de muito orgulho e satisfação para nós e também para os nossos parceiros. Essa promoção destaca o compromisso da Mercedes-Benz do Brasil com a sustentabilidade e o pilar social da estratégia ESG da Companhia e com o ecossistema do transporte responsável, envolvendo qualidade de vida, saúde e segurança de quem leva cargas por todos os cantos desse imenso país continental”, conclui.









