Assaí premia fornecedores com destaque em eficiência logística na 4ª Edição do Prêmio Log

Em sua 4ª edição, o Prêmio Log Assaí reconheceu os fornecedores do Assaí Atacadista com melhor desempenho logístico ao longo de 2024. Os vencedores foram Kenvue, que conquistou o 1º lugar no ranking geral, seguida por Colgate-Palmolive (2º) e Jacobs Douwe Egberts – JDE (3º).

A Kraft Heinz recebeu o Prêmio Evolução, como a empresa que mais aprimorou seus indicadores ao longo do ano. Já a L’Oréal foi premiada na categoria de Sustentabilidade, destacando práticas voltadas à redução de emissões de carbono na cadeia logística com uso de biometano como combustível.

A Logweb foi convidada para a cerimônia de premiação, que aconteceu nesta segunda-feira (10/2), em São Paulo (SP), reunindo lideranças da empresa e representantes das marcas vencedoras.

“O atacarejo é um segmento que exige uma operação logística altamente eficiente, e isso só é possível com a colaboração dos nossos fornecedores. Com o Prêmio Log Assaí, buscamos incentivar a excelência na gestão da cadeia de suprimentos e reconhecer aqueles que contribuem diretamente para garantir a disponibilidade de produtos aos nossos milhões de clientes”, afirmou João Andrade, diretor de Logística do Assaí Atacadista.

Indicadores

O Prêmio Log Assaí considera indicadores como No Show (percentual de entregas não realizadas), In Full (aderência entre pedido e entrega) e Fill Rate (capacidade de atendimento integral dos pedidos), além da evolução na redução das rupturas de estoque.

Nesta edição, foi incorporado um novo critério de avaliação: o índice de ruptura, que mede a capacidade das empresas em manter a reposição eficiente dos produtos, garantindo sua disponibilidade nas lojas.

Andrade detalhou que essa ausência pode ocorrer por diferentes motivos: “Pode ser que a gente não tenha comprado, que não tenhamos disparado o pedido no momento certo, que a indústria tenha falhado no planejamento e não entregou a mercadoria, ou ainda que o produto esteja no nosso centro de distribuição, mas não tenha chegado à loja ou à gôndola.”

Ele também enfatizou o impacto negativo dessas situações. “A ruptura é muito prejudicial porque perdemos a venda e não sabemos se o cliente vai voltar, buscar em concorrente ou levar uma marca similar.”

Além disso, ele mencionou que, em alguns casos, a ruptura pode ser resultado de negociações comerciais que não avançaram: “Se o comercial não conseguiu chegar a um acordo com o fornecedor, muitas vezes deixa de comprar aquela marca e opta por outra. Isso faz parte da cadeia, mas não é o ideal.”

Ele reforçou que a solução para o problema é coletiva: “É um desafio nosso, da indústria e da área comercial. A ideia é que todos trabalhem juntos para diminuir esses índices e aumentar a disponibilidade de produtos nas lojas.”

Andrade também falou sobre o relacionamento com os fornecedores, destacando que as reuniões são fundamentais para o alinhamento estratégico. “Fazemos reuniões semestrais, chamadas de JBP, que envolvem o time comercial e de logística. Nelas, definimos metas de vendas, estratégias, promoções e lançamentos. Depois disso, temos reuniões periódicas com os principais fornecedores para acompanhar a execução.”

Com os participantes do prêmio de desempenho, as reuniões são mensais. “Todo mês, o time se reúne com os fornecedores, avalia os indicadores e ajusta os números em conjunto, garantindo transparência e consenso sobre o desempenho”, expôs.

Veja aqui vídeo com o João Andrade!

Sustentabilidade

Pela segunda vez, o prêmio reconheceu o melhor case em sustentabilidade. Neste ano, a categoria incluiu três indicadores: emissões em fluxos logísticos nas operações Assaí, redução de emissões logísticas nas operações Assaí e metas de redução alinhadas a ciência. Os outros indicadores envolvem combustíveis alternativos, telemetria, condução eficiente e inventário com emissões de logística.

Das empresas convidadas, 80% participaram da premiação, com 75% delas apresentando dados sobre suas emissões de CO₂ associadas ao Assaí, e 67% registrando redução dessas emissões na cadeia logística entre 2023 e 2024.

Como vencedora, a L’Oréal apresentou um case focado no uso de biometano, gás renovável obtido a partir da coleta de resíduos urbanos ou agrícolas, que passam por um processo de digestão realizado por bactérias. Isso gera metano e CO₂, mas, com o uso de um sistema específico, o biogás é captado, evitando a liberação de poluentes atmosféricos.

Posteriormente, o biogás é purificado para se transformar em biometano, conforme as especificações das agências reguladoras locais. Esse combustível, 100% nacional e intercambiável com o gás natural comprimido (GNC), é então distribuído por meio de caminhões especializados.

As empresas que adotam o biometano conseguem não apenas reduzir suas emissões, mas também prevenir a liberação de substâncias que destroem a camada de ozônio, promovendo uma cadeia logística mais limpa e eficiente.

A jornada colaborativa entre a L’Oréal e o Assaí tem mostrado resultados expressivos, especialmente no que diz respeito à centralização e eficiência operacional. Em 2023, a parceria resultou em uma redução de 35% nos pontos de entrega, diminuindo de 99 para 65 portas atendidas.

Esse movimento de centralização trouxe impactos positivos diretos na operação, como o aumento de 40% na frequência de compra e uma evolução de 35% no perfil da carga transportada. Além disso, houve uma redução significativa de 67% nos retornos, evidenciando uma logística mais eficiente e assertiva.

Em 2024, a colaboração entre as empresas avançou ainda mais, com foco em práticas sustentáveis e na eficiência como pilar central. A co-construção das estratégias de abastecimento tem levado à evolução de todos os indicadores. A sustentabilidade, por sua vez, foi colocada no centro das decisões, com destaque para a primeira entrega realizada com biometano em São Paulo, um passo importante rumo a operações mais limpas e ecológicas.

Outro destaque importante é que 90% das metas de sustentabilidade foram alcançadas, fortalecendo a parceria entre L’Oréal e Assaí como um exemplo de eficiência e responsabilidade ambiental no setor. Havia um potencial identificado para reduzir em 60% as emissões de CO₂, por meio de iniciativas como o uso da cabotagem, adoção de biometano, aprimoramento da eficiência operacional e centralização das operações logísticas. Até o momento, a colaboração entre as marcas já resultou em uma redução de 30% nas emissões de CO₂ por tonelada transportada.

Evolução

A premiação também considerou a evolução dos fornecedores em 2024, destacando a Kraft Heinz como a líder no ranking de crescimento, com um avanço de 9,7 pontos percentuais. Em seguida, a Italac se posiciona com 8,5 p.p., enquanto a Seara ocupa o terceiro lugar, registrando um aumento de 7,9 p.p. A Kimberly-Clark e a Camil completam o top 5, com 4,8 p.p. e 4,7 p.p., respectivamente.

O índice também mostra que 53% dos fornecedores apresentaram evolução, enquanto 27% mantiveram desempenho estável e 20% não conseguiram melhorar seus resultados.

Veja os vencedores da terceira edição do Prêmio Log aqui.

Wlamir dos Anjos, VP Comercial & Logística do Assaí

50 anos de trajetória e inovação na logística

Em 2024, o Assaí Atacadista celebrou 50 anos de história, com 302 lojas distribuídas por 24 estados e o Distrito Federal. A empresa emprega mais de 85 mil colaboradores e recebe cerca de 500 milhões de clientes anualmente.

A rede possui 12 escritórios regionais, 28 células de compra, 12 centros de distribuição e 4 centrais de marketing. Esse modelo de regionalização permite adaptar o sortimento, a precificação e a comunicação às características locais. O Assaí trabalha com 3,5 mil fornecedores, sendo 60% deles regionais, e mantém mais de 50 patrocínios em diferentes regiões do país.

Wlamir dos Anjos, VP Comercial & Logística do Assaí, destacou o desempenho da empresa. “Crescemos de R$ 5 bilhões para R$ 79 bilhões em 12 anos, o que representa um aumento de 17 vezes. Saímos de 61 lojas em 2012 para 302 em setembro de 2024.”

O Assaí também tem investido fortemente em inovação tecnológica para otimizar sua cadeia de abastecimento e aprimorar a eficiência operacional. Há dois anos, a empresa implantou um sistema de agendamentos que já trouxe ganhos significativos. Atualmente, está implementando um novo WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém).

Além dessas inovações, o Assaí está atualizando seus sistemas de precificação, compra e abastecimento, adotando soluções inteligentes que transformarão a forma de conduzir os negócios. Esses investimentos visam reduzir rupturas e melhorar processos dentro da cadeia de suprimentos.

Para 2025, o Assaí planeja reduzir o ritmo de expansão, com a inauguração de 10 novas lojas, mantendo o foco em eficiência e sustentabilidade em suas operações.

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