Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Sem cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Sem cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Sem cookies para exibir.

A logística eficiente: 5 fundamentos para liderar o futuro do comércio eletrônico

O comércio eletrônico transformou a maneira como os consumidores compram, estabelecendo novos padrões de rapidez, precisão e flexibilidade. Nesse ambiente competitivo, possuir uma logística eficiente se tornou um dos principais pilares na construção do sucesso de uma empresa, uma vez que permite satisfazer as demandas crescentes dos clientes e otimizar as operações em um mercado em constante evolução.

“Atualmente, os consumidores não buscam apenas produtos de qualidade, mas também conveniência, agilidade e controle em todo o processo de entrega, especialmente no Brasil, um país que comprou quase 200 bilhões de reais pelo e-commerce em 2023”, diz Adriano Santos, Country Manager da Vanderlande Brasil. “As empresas que não se adaptarem a essas expectativas, correm o risco de sair do mercado. A logística não é apenas um suporte, mas o coração do comércio digital.”

Adriano Santos, Country Manager da Vanderlande Brasil

A partir desse ponto, é possível observar que a chave do sucesso do comércio eletrônico está na logística:

1. Entrega rápida e precisa: A exigência dos consumidores de receberem seus pedidos no mesmo dia ou em prazos muito curtos está redefinindo os padrões do setor. As empresas que não conseguirem oferecer entregas rápidas e confiáveis correm o risco de perder espaço para concorrentes mais ágeis.

2. Flexibilidade na entrega e devoluções: Os consumidores valorizam opções como a retirada em lojas físicas ou pontos estratégicos, além de processos simples de devolução. Isso exige sistemas logísticos que utilizam tecnologia de ponta para gerenciar múltiplos pontos de entrega e perfis de pedidos.

3. Otimização de recursos: Uma logística eficiente permite gerenciar altos volumes de pedidos de forma ágil, para se adaptar à flutuação da demanda sem comprometer os prazos de entrega nem a qualidade do serviço.

4. Redução de erros e tempos de inatividade: A automação e a análise de dados em tempo real melhoram a precisão na distribuição de produtos, reduzem custos operacionais e minimizam erros nos processos, melhorando a experiência do cliente.

5. Satisfação do cliente: Os consumidores esperam conveniência e controle sobre todas as etapas da compra. Desde o acompanhamento do pedido até a entrega no local desejado, a logística deve ser transparente e confiável para garantir a lealdade do cliente.

“A automação, análise de dados e processos flexíveis lideram o desenvolvimento de tecnologias logísticas avançadas para o comércio eletrônico. Essas ferramentas permitem que as empresas escalem operações, reduzam custos e garantam altos níveis de satisfação em um mercado altamente dinâmico”, afirma o executivo.

A logística avançada atende a esses desafios com sistemas que integram automação, análise de dados em tempo real e processos adaptáveis à evolução do mercado, com soluções que permitem flexibilizar o volume da operação de acordo com a demanda, otimizar recursos e conquistar clientes com serviço ágil e eficiente.

Compartilhe:
Veja também em E-commerce
Loggi anuncia integração com 28 plataformas de e-commerce para conexão logística
DHL Supply Chain inaugura Centro de Distribuição em Extrema, MG, com foco em e-commerce
Fabricante brasileira de van 100% elétrica lança sistema que reduz tempo de carregamento em 60%

As mais lidas

Nada encontrado