A Associação Brasileira de Logística (Abralog) realizou, no dia 11 de dezembro último, a cerimônia de entrega do XXI Prêmio Abralog de Logística, na FIESP, em São Paulo, SP.
O evento reconheceu projetos inovadores e sustentáveis que impulsionam a logística no Brasil, além de apresentar as principais iniciativas da Abralog para 2025.
Na ocasião, a Abralog anunciou importantes iniciativas para 2025. Entre os destaques estão a criação dos Comitês de Multimodalidade, Excelência Operacional e Agronegócio, o projeto de interiorização da logística, a III Semana ESG, programada para outubro, e o fortalecimento do Interlog Summit, que será realizado durante a Intermodal no Distrito Anhembi, em abril de 2025.
Pedro Moreira, presidente da Abralog, ressaltou a importância de expandir o alcance da associação: “Buscar a presença em outros estados brasileiros é uma prioridade para 2025. Queremos democratizar o acesso ao ecossistema Abralog, promovendo o desenvolvimento da logística em todo o país”.
Hugo Yoshizaki, coordenador da banca de jurados do prêmio, destacou o alto nível dos projetos apresentados: “A avaliação tem se tornado mais criteriosa, refletindo a maturidade dos participantes e a qualidade das iniciativas. É inspirador ver a forte presença de tecnologia e inovação em todas as categorias”.
Empresas vencedoras
Categoria: Sistemas de Movimentação, Armazenagem e Embalagem
Vencedora: Raízen – Projeto Horizon
A Raízen modernizou sua gestão de estoques e logística, integrando 68 terminais, 4 mil caminhões e 40 transportadoras com tecnologias avançadas. O projeto gerou economia de R$ 65 milhões, aumentou a segurança e promoveu a sustentabilidade.
Categoria: Automação, Tecnologia da Informação e Novas Tecnologias
Vencedora: JSL – Capacitando e cuidando da nossa gente
Com o uso de simuladores de direção, a JSL treinou 193 motoristas em cenários adversos, reduzindo riscos e alinhando a cultura organizacional.
Categoria: Logística 4.0, Tecnologias Disruptivas e E-business
Vencedora: Panvel – Entrega Turbo
A Panvel implementou entregas ultrarrápidas em até 45 minutos, integrando dark stores, algoritmos avançados e operações eficientes, com tempo médio de entrega de 24 minutos.
Categoria: Colaboração e Parcerias em Logística
Vencedora: Invent – IA para logística em parceria com Mauá e Grupo Pereira
O projeto eliminou o uso de etiquetas por meio de IA, reduzindo custos e otimizando processos, com ROI alcançado em menos de 10 meses.
Categoria: ESG, Descarbonização e Transição Energética em Logística
Vencedora: Suzano – Projeto Ethos 30
Com sete pilares sustentáveis, a Suzano implementou soluções que reduziram 60% das emissões de CO₂ e integraram práticas de logística reversa e energia verde.
Categoria: Multimodalidade, Infraestrutura, Terminais e Condomínios Logísticos
Vencedora: CSN Cimentos do Brasil – Rota do Pet Coke
A CSN otimizou a cadeia logística com transporte multimodal, reduzindo custos e emissões de CO₂, além de aumentar a eficiência operacional. Na ocasião, também foi entregue um prêmio na categoria “Estudante de Logística”. O vencedor foi Thiago José dos Santos Vieira que, com uma pesquisa inovadora, otimizou o roteamento de aeronaves e emparelhamento de tripulações no transporte aéreo não regular, reduzindo custos e melhorando a operação.