Caminhão a gás da Aptar tem medidas ampliadas e reduz as emissões de CO2

28/08/2024

Considerada líder global de projeto e fabricação de uma ampla gama de soluções de embalagens para medicamentos, dispensação de produtos de consumo e materiais ativos, a Aptar Beauty anuncia o lançamento de um caminhão a gás com autonomia superior a 1300 km. O veículo acaba de ficar pronto e deve agilizar a distribuição de embalagens da empresa em todo o Brasil, com redução da emissão de CO2.

O caminhão Volkswagen foi totalmente customizado pela BT Logística, com apoio da MWM, uma subsidiária Tupy, que realizou a transformação veicular, substituindo o motor diesel por novo motor 100% a gás. “Além de diminuir os custos com combustível, com o novo veículo, a Aptar ganha autonomia e agilidade no transporte de nossos produtos em praticamente todas as plantas da empresa no Brasil: de Cajamar e Jundiaí, em São Paulo, a Maringá, no Paraná, ou em Camaçari, na Bahia”, celebra o presidente da Aptar Beauty América Latina, Emerson Gambera.

A substituição do motor a diesel pelo novo motor a gás também contribui para a redução das emissões de CO2 no transporte das embalagens, contribuindo para a preservação da camada de ozônio e aumento da resiliência climática.

A transformação veicular, realizada pela MWM, não foi a única customização que a BT Logística promoveu no caminhão. Para transportar ainda mais embalagens em uma só viagem, as medidas do veículo foram ampliadas: enquanto um caminhão padrão tem cerca de 7,5 metros de comprimento e 2,5 metros de altura e largura, o caminhão da Aptar tem 11,5 metros de comprimento por 3,2 metros de altura e largura. “O resultado é que a Aptar hoje possui um veículo que não só maximiza a eficiência energética, mas utiliza plenamente os limites de comprimento, altura e largura, sem desrespeitar os limites estabelecidos pelos órgãos fiscalizadores”, explica o diretor Geral da BT Logística, Daniel Toloni.

O gás utilizado no caminhão é da Comgás, maior distribuidora de gás natural da América Latina, e a parceria com a BT Logística faz parte de uma iniciativa que pretende acelerar o desenvolvimento do mercado de gás natural veicular (GNV) para veículos pesados e concretizar o compromisso com a redução de emissões de gases do efeito estufa. “A transformação reduziu o nível de ruído do motor, o que traz mais conforto e satisfação para o motorista e para o meio ambiente. O tempo de abastecimento dos caminhões movidos a GNV com a utilização do bico de alta vazão é muito similar ao do diesel, colocando o GNV em uma posição extremamente viável e competitiva nos pilares ambiental, operacional e financeiro. O motor também funciona com biometano e, neste caso, significaria uma redução superior a 90% de emissão de gases de efeito estufa (GEE)”, afirma Toloni.

Cristian Malevic, diretor de engenharia e responsável pela unidade de soluções em descarbonização e energia elétrica da MWM, destaca que o lançamento do caminhão com transformação veicular, realizada pela MWM e com autonomia de 1300 Km, através da parceria com a BT Logística e com a Aptar Beauty, representa um marco importante na adoção de soluções sustentáveis no setor de transportes. “Além de colaborarmos com o aumento da resiliência climática através da redução de emissão de GEE, há outros benefícios, como a redução do custo operacional, facilidade de manutenção, com cerca de 85% dos componentes comuns ao motor diesel idênticos e, ainda, mantendo o desempenho de torque e potência similar ao do motor a diesel original”, explica Malevic. Outro benefício do projeto é que o caminhão possibilita aos clientes da Aptar reduzir a sua pegada de carbono. “A nossa capacidade em fornecer soluções mais sustentáveis e alinhadas aos propósitos dos nossos clientes ultrapassa a produção de componentes e embalagens. O caminhão não só representa uma inovação tecnológica, mas também o nosso sério compromisso com a sustentabilidade – e sinaliza para toda a cadeia de embalagem a importância de entender o impacto ambiental do setor de maneira holística”, finaliza Gambera.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
onBlox leva suas soluções logísticas de transporte e armazém para a nuvem
Loggi amplia parcerias com plataformas do ecossistema de e-commerce 
Delta Global, investida da RV, passa a fazer parte da Randoncorp
Com R$ 385 mi do Fundo da Marinha Mercante, BNDES apoia construção e manutenção de rebocadores da Wilson Sons
Deloitte reforça abordagem para soluções de reinvenção em Supply Chain
Luft Logistics recebe selo de sustentabilidade “2030 TODAY” da SGS

As mais lidas

Nada encontrado