Fulfillment representa até 50% dos custos de uma operação de e-commerce não terceirizada

01/08/2024

De acordo com dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o faturamento do e-commerce no Brasil em 2023 foi de R$ 185,7 bilhões e a expectativa segue em alta para o comércio eletrônico em 2024. 

Ainda segundo projeções da Associação, o faturamento das lojas virtuais no Brasil deve superar os R$ 200 bilhões, com um ticket médio de quase R$ 500 e mais de 90 milhões de compradores virtuais. Em três anos o segmento deve faturar algo em torno de R$ 250 bilhões.

Acompanhando o cenário positivo, a Raízes Soluções, uma das principais empresas de fulfillment do país especializada em educação projeta crescer 30% até dezembro deste ano.

De acordo com Celia Volponi, CEO da Raízes Soluções, as empresas podem gerar uma economia em escala nas operações terceirizadas de uma empresa de fulfillment, como a Raízes. “Cada projeto é personalizado para atender a demanda de gestão da cadeia de suprimentos de materiais didáticos para cada cliente”.         

Para o consultor de negócios e estratégia, Raphael Guilhon, um custo de fulfillment pode representar até 50% em uma operação de e-commerce quando feita internamente, o que inviabiliza muitas vezes o negócio. “As altas cargas tributárias esmagam os lucros das empresas e muitas delas se perdem ao não calcular os custos corretamente e acabam comprometendo essas operações”.

Guilhon ressalta que empresas de fulfillment tem uma vantagem competitiva enorme uma vez que conseguem atender empresas de um mesmo segmento e assim reduzir os custos operacionais de forma expressiva, pelos ganhos escaláveis em seus contratos com parceiros.

“O setor está bastante aquecido. As instituições privadas de educação básica tiveram um aumento de 4,7% no número de matrículas em 2023 em comparação ao ano anterior, segundo os dados divulgados pelo Censo Escolar 2023. Isso significa que as escolas particulares passaram a contar com cerca de 9,4 milhões de alunos matriculados, alcançando um patamar superior ao período pré-pandemia de Covid-19”, comenta Celia.

Ela acrescenta ainda que terceirizando o processo de gestão da cadeia de suprimentos de materiais didáticos, os clientes ficam livres para direcionar os seus esforços para o ‘core business’ sem a sobrecarga de lidar com os detalhes operacionais. Nos pós pandemia a Raízes Soluções teve um crescimento de 30% em sua operação, dado que corrobora com o desempenho do setor.

Segundo Raphael, os custos de armazenamento e logística podem chegar a 30% dos custos de e-commerce, sem contar os ativos de TI que representam cerca de 15% de uma operação. 

Cotação de fretes

No começo do ano a Raízes Soluções anunciou o lançamento do RaízesControl, plataforma para cotação de fretes para empresas que demandam um alto volume de pedidos de diversas transportadoras para as operações logísticas. O sistema chega a otimizar até 80% do tempo na cotação de fretes.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Delivery noturno: por que a tendência segue se fortalecendo no Brasil
Programa OEA faz 10 anos no Brasil e contempla 640 empresas. Haidar anuncia sua segunda certificação
Solução de iluminação e ventilação natural da Engepoli reduz consumo de energia elétrica em CD da Coca-Cola
Utilitários seguem na mira dos criminosos e roubo e furto crescem 40%, no 3º trimestre
Cathay Cargo adota tecnologia de rastreamento da Descartes para garantir transporte seguro de pandas
Foton realiza em SP evento de negócios paralelo à Fenatran

As mais lidas

Nada encontrado