Estudo avalia entregas de mercadorias em Shoppings Centers de São Paulo

02/01/2024

O Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC SP), lançou um compilado de análises em torno do descarregamento de mercadorias dos Shoppings Centers de São Paulo. A análise contemplou estudos sobre uso de equipamentos utilizados no transporte da mercadoria até as lojas, sendo eles: Carrinho, sacolas, manual, infraestrutura, estacionamento, corredor técnico, elevador de cargas e docas. Além, da concentração de horários que são adotadas as principais práticas.

Segundo o IPTC, os shoppings centers desempenham um papel significativo no cenário do varejo nacional, representando 18,3% do setor e contribuindo com 2,1% do PIB. Especialmente nas grandes regiões metropolitanas. No estado de São Paulo, prevê-se a existência de 196 estabelecimentos até o final de 2023, abrangendo uma área bruta locável total de 5.798.371 m². Diante desse contexto, a gestão logística desses centros de compras assume uma relevância crucial para a cadeia de abastecimento.

“Os shopping centers representam uma modalidade significativa dentro do comércio nacional, com alto fluxo de entregas, mas também com muitos desafios. Portanto, esta análise pode ser um diferencial para o transportador que deseja se antecipar, organizar e planejar as operações com mais eficiência e assertividade”, comenta a Economista e Coordenadora de Projetos, Raquel Serini.

O estudo notou que a maioria dos shoppings estão localizados na GDSP e na Zona Sul de São Paulo representando cerca de 48% da amostra, em contrapartida, o centro da cidade conta com apenas 9% dos shoppings. Isso, devido às restrições de circulação de caminhão nas vias, seja por horário ou por tamanho de veículo, acabam inibindo esse tipo de comércio na região.

Apesar de receberem uma média de 1.900 veículos diariamente e de reabastecer em cada loja aproximadamente três vezes por semana, os shoppings centers da Grande Região Metropolitana de São Paulo enfrentam desafios logísticos. A fragmentação dos prazos de coleta, especialmente a restrição ao uso de carrinhos, emerge como os principais obstáculos. Este é um componente essencial da operação que, em muitos casos, só é permitido durante a manhã até às 11 horas.

Para saber mais e obter detalhes sobre o estudo clique aqui.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg