Boa logística é fator determinante para sucesso de e-commerces apontam pesquisas

13/09/2023

Em 2019, um novo hábito do consumidor ganhou destaque na economia brasileira, a compra online. Com a pandemia da Covid-19, dados apontaram o crescimento nas vendas dos e-commerces e, em um período de três anos (2019 a 2022), o comércio eletrônico movimentou cerca de R$450 bilhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Valor que, entre 2016 e 2019, correspondeu a R$178,06 bilhões.

Apesar do aumento significativo das vendas por e-commerce, o setor enfrenta um novo desafio demandado pelo consumidor: o recebimento de um produto comprado pela internet. A pesquisa Abandono de Carrinho 2022, realizada pela Opinion Box, apontou que 85% dos consumidores não efetuam a compra na hora de fechar o carrinho. Entre os entrevistados, 66% desistem por conta do valor do frete. 

Além do pagamento para receber a mercadoria, outro estudo da Opinon Box mostra que 47% dos consumidores levam em consideração o tempo de entrega para realizar a compra online. Para Bruno Cairo, CEO da Bulog, plataforma de logística que atua diretamente como transportadora e fornecedora de estrutura tecnológica e humanizada para fretes, a logística atua como fator estratégico essencial nos e-commerces.

“As lojas online estão apostando em uma boa experiência de compra e navegação para o cliente, mas se a entrega é realizada em 10 ou 16 dias, a possibilidade de perder a venda é grande. Para quem está comprando, é muito tempo. Uma boa logística é o que resolve essa questão, as empresas estão tendo cada vez mais esta percepção da importância deste setor”, diz o empresário.

Entre as formas de melhorar a experiência do consumidor em relação a logística, Bruno cita possibilidades. “Como transportadoras, entendemos a atuação em campo nacional importante, o cliente do e-commerce pode estar em qualquer lugar do Brasil. Além disso, fornecer respostas em tempo real, rastreamento da carga e operações customizadas impactam positivamente na entrega do produto ao comprador”, explica.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg