Uma simples substituição de equipamento por um modelo mais avançado pode fazer toda diferença na indústria. A Wallner Holzhander, fabricante austríaca de cortes e produtos de madeira com mais de 80 anos de mercado, por exemplo, conseguiu a proeza de manter a sua frota de empilhadeiras de carga pesada, constantemente abastecida para operar ininterruptamente durante o turno, consumindo menos eletricidade, apenas substituindo os carregadores de 50 Hz por um modelo mais avançado.
Para carregar e descarregar os pesados e volumosos painéis de madeira dos caminhões e transportá-los em suas instalações de 60 mil m2, a Wallner opera com empilhadeiras eletrônicas Heavy Duty. “Atualmente, contamos com 11 caminhões com empilhadeiras laterais, que foram fabricados especialmente para atender as nossas necessidades. Há vários anos, adotamos uma frota elétrica, que agora é alimentada por bateria de chumbo-ácido”, explica Herbert Baumgartner, gerente de depósito da empresa.
Antes, a empresa utilizava carregadores de baterias de 50Hz, que sobrecarregavam a rede elétrica com pico de consumo de energia na fase inicial de carregamento. Essa sobrecarga, muitas vezes, provocava interrupções no processo de carregamento, fazendo com que as empilhadeiras ficassem paradas. Como o depósito operava em turno único, o uso de baterias intercambiáveis era inviável. Todos esses problemas afetavam a estabilidade e a qualidade da operação.
Com a expansão da unidade e o planejamento de um novo depósito, a infraestrutura de carregamento também foi completamente renovada. Os carregadores convencionais de 50Hz foram substituídos por carregadores de alta frequência (HD) para baterias de chumbo-ácido, com recursos inteligentes da Fronius. Além de fornecer os carregadores Selectiva 4.0, a unidade Fronius Perfect Charging desenvolveu o modelo ideal de carregamento, com estações de carga de baterias projetadas individualmente para se adequar aos requisitos especiais e às dimensões das empilhadeiras Heavy Duty.
Redução na conta de luz e recuperação de baterias com descarga profunda
Com o novo sistema de carregamento de bateria, o abastecimento é controlado pelo processo Ri, que ajusta o fornecimento de energia elétrica de acordo com as condições, o tempo de uso e a resistência da bateria. O que mais impressionou Baumgartner foi a capacidade da solução de regenerar as baterias de chumbo-ácido mais antigas. “Já estávamos abandonando essas baterias, pois não era mais possível recarregá-las usando os carregadores antigos. Com o recurso de carregamento inteligente para descarga profunda da linha Selectiva, conseguimos reutilizar as baterias por vários meses”, comenta.
O sistema de carregamento inteligente da Fronius também permite organizar a carga de uma parte da frota, programando o processo de carregamento em intervalo de meia hora, otimizando o uso de energia elétrica, evitando picos de consumo. “Desde que substituímos os carregadores antigos pela Selectiva, nossas baterias estão sempre com carga completa no início do turno e com a vantagem de reduzir o consumo de energia em cerca de 30%”, conclui o gerente da Wallner.