O resultado preliminar de apuração para o mês de março trouxe bons ventos para o Porto de Santos, com a marca inédita de 15,3 milhões de toneladas. É o melhor desempenho mensal da história do cais santista, superando em cerca de 1% o recorde anterior conferido no mesmo período em 2021 (quando o porto movimentou 15,2 milhões de toneladas). O crescimento ocorreu principalmente nos embarques, que atingiram 11,7 milhões de toneladas, desempenho que supera em aproximadamente 3% o mesmo mês do ano anterior.
Destaque positivo para granéis sólidos, que garantiram recorde histórico com a movimentação prévia de 8,9 milhões de toneladas, crescimento de cerca de meio milhão em relação à melhor marca anterior (registrada em março de 2022).
O avanço na colheita da soja foi determinante para o crescimento dos embarques pelo Porto de Santos. A oleaginosa atingiu, até o momento, 6,3 milhões de toneladas, aproximadamente 21% acima de março de 2022.
“O resultado obtido evidencia que o Porto segue trilhando o caminho do aumento da eficiência e da produtividade, consolidando sua vocação como maior complexo portuário da América Latina, fortalecendo a geração de empregos e o desenvolvimento econômico para a região e para o País.”, destacou o diretor-presidente interino da Santos Port Authority (SPA), Marcus Mingoni.
O número de navios atracados no período atingiu o total de 484, resultado 8% acima do registrado no mesmo período de 2022.
Para o diretor de Operações da SPA, Marcelo Ribeiro, “a marca histórica reflete o planejamento empreendido pela Companhia nos últimos anos, que abrange de forma coordenada os avanços necessários para desenvolvimento sustentável do Porto, com projetos como o contrato da nova Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), que garantirá o incremento na movimentação de cargas ferroviárias, dobrando a capacidade de movimentação do agronegócio nos trilhos santistas e ampliando a fatia do Porto no cenário global”.
Cabe destacar que, por se tratar de dados preliminares, os números finais das estatísticas ainda podem ampliar o novo recorde histórico estabelecido.