Como a tecnologia está transformando a logística?

03/03/2023

Não é de agora que o mercado de trabalho vem sendo constantemente transformado pela tecnologia, mas a situação alcançou um ponto em que aderir a esses avanços se tornou algo indispensável para o sucesso de uma empresa.

Assim como aconteceu com a indústria há alguns anos, o setor da logística também está passando pelo mesmo processo de transição e se tornando a chamada “Logística 4.0”, uma nova realidade em que as ferramentas tecnológicas desempenham um papel determinante em toda a operação.

Nesse cenário, o protagonismo do setor é assumido pelas inteligências artificiais. Podemos dizer que a IA é o ponto de partida para a aplicação de outras tecnologias em processos logísticos, dentre elas big data, computação em nuvem, automação, etc. As inteligências artificiais são criadas para pensar como um cérebro humano em determinados assuntos, então, sem esse tipo de recurso, não seria possível alcançar os demais.

Na logística, são diversas as vantagens de se adotar esse tipo de ferramenta. Uma IA é capaz de analisar uma quantidade imensa de dados em pouquíssimo tempo e, a partir disso, tomar as decisões mais assertivas, de acordo com as principais necessidades do momento. Essa seria a tal da automação que tanto se fala nos dias de hoje: dar autonomia para que as máquinas consigam realizar processos e lidar com adversidades, orientando e fornecendo informações valiosas para os profissionais envolvidos.

Além de diminuir riscos de erros, também garante equipes mais produtivas, já que as duas coisas estão interligadas. As inteligências artificiais também são grandes aliadas da economia, já que podem ajudar a otimizar processos e reduzir gastos. Através do grande fluxo de dados que recebem, é possível identificar pontos que podem ser melhorados com mais facilidade, o que inclui redução no uso de recursos, rotas de transporte mais eficazes, maior controle dos estoques (evitando desperdícios) e outros tipos de estratégias.

Com tanta ênfase na tecnologia em operações logísticas, cria-se uma nova necessidade de profissionais qualificados no setor tecnológico. Estar devidamente graduado em um curso superior de análise e desenvolvimento de sistemas é o primeiro passo para entrar nesse mercado, que segue em expansão. Ainda que muitos avanços já tenham sido implementados, a tendência é que eles continuem sendo aprimorados para necessidades futuras, então esse é um bom momento para ingressar na área.

A tendência é que, com o tempo, mais processos possam ser automatizados, para que assim os profissionais consigam focar em atividades e funções que sejam mais importantes. Isso não significa substituir pessoas reais ou reduzir empregos, mas, sim, trabalhar lado a lado com a tecnologia.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Em parceria com a CHEP, Assaí Atacadista evita a emissão de quase 6 milhões kg de CO2
LATAM celebra primeiro ano da rota cargueira Amsterdam-Curitiba com mais de 1,3 mil toneladas transportadas
Colunista do Portal Logweb fala sobre o que é e como implementar a logística omnichannel
XBRI Pneus lança banda de recapagempara pneus de ônibus e caminhão na Fenatran
Strada lança dois produtos para caminhoneiros na Fenatran 2024
Grupo Benner apresenta inovações para transformar a gestão logística

As mais lidas

Nada encontrado