A Veloe, marca especializada em soluções de mobilidade urbana e gestão de frotas, atingiu a marca de 2 milhões de tags ativas. Para garantir a satisfação de seus clientes e a continuidade do negócio, a empresa criou uma operação integrada de suporte de TI, funcionando 24 horas por, 7 dias por semana, para ter seus sistemas, aplicações e redes sempre funcionando e com a devida performance. Fundamental para essa meta é a monitoração ativa e proativa de todos os elementos tecnológicos que sustentam os diversos processos de negócios da Veloe.
Para atender a esses desafios, a Veloe encontrou na Proative, empresa especializada em serviços gerenciados de TI, o parceiro de tecnologia e negócios. “Quando optamos por centralizar a operação de sustentação, monitoração e serviços de governança de TI, percebemos que já tínhamos a Proative em casa, com qualificação, competência e conhecimento para conduzir essas operações. O bom relacionamento entre as empresas e a permanente vontade da Proative em auxiliar a Veloe nesses desafios, também foram fatores decisivos para a escolha deles”, explica Fernanda Toscano, Superintendente de TI da Veloe.
Presente em 100% das rodovias pedagiadas do Brasil, em mais de 1000 estacionamentos e 18 aeroportos, sendo essa última a maior aceitação do mercado, a Veloe destaca como principal desafio no projeto de suporte 24×7, a aquisição e a disseminação de conhecimento que estava, anteriormente, com os times de desenvolvimento das aplicações que sustentam seus negócios. A Proative elaborou um complexo projeto de transição, documentando todos os processos envolvidos, para em seguida, melhorá-los e treinar toda a sua equipe. Entretanto, garantir a sustentação dos processos de negócio e orquestrar a sinergia entre o suporte e a governança de TI é um desafio permanente, que a Proative conseguiu atender com sucesso. “O conhecimento do negócio e da operação, sem dúvida é um diferencial positivo de um parceiro de tecnologia e a Proative é especialista no tema monitoração, sustentação, governança de TI e operação, o que nos trouxe segurança para seguir com o projeto. O ótimo relacionamento entre as empresas também foi fator decisivo. E, o mais importante, a qualidade dos serviços prestados atende nossas expectativas”, ressalta Fernanda.
Com os serviços da Proative, o time de TI da Veloe aumentou seu foco em projetos estratégicos e de clientes, através de uma menor carga de trabalho em demandas internas. “A parceria com a Veloe é estratégica e de longo prazo, e trabalhamos para entregar resultados com foco na melhor experiência do cliente final, além de contribuir para reduzir a carga de tarefas do dia-a-dia permitindo para o cliente mais foco no core business”, comenta Wagner Costa, CEO da Proative.
Dentro do modelo 24×7, a Veloe contava apenas com o suporte Nível-1 através da Proative, e para implantação do Nível-2 e operação do Nível-1, foi realizado um planejamento e organização, melhorando os serviços já prestados e incluindo os novos desafios assumidos. “O plano teve duração de 3 meses e foi cumprido com sucesso. Outro destaque importante é a capacitação e requalificação da equipe da Proative, inclusive, incluindo a nova área de Customer Experience para conduzir todos os temas com a Veloe.”, ressalta Fernanda.
Sobre os resultados já percebidos com os serviços Proative na Veloe, Fernanda destaca o salto qualitativo no atendimento para os clientes. “Ainda há evoluções a serem feitas, mas hoje temos um nível de suporte muito superior para a Veloe, principalmente com a operação, em sua maior parte 24×7. Junto a isso eles estão se qualificando em novas frentes de atuação e, pelo relacionamento que existe entre as empresas, acreditamos no aumento de nossa parceria”, conclui Fernanda.
A Proative é uma empresa especializada em soluções de Gerenciamento de Serviços de TI, com aderência aos principais frameworks de boas práticas do mercado como ITIL®, COBIT®, PMBok, Kanban Tool e Ágile SCRUM, proporcionando aos seus clientes uma gestão mais eficiente através do gerenciamento automatizado, proativo e inteligente para o seu ambiente de negócios.
Desde 2007, sua missão tem sido apoiar os clientes com uma gestão eficiente dos serviços de TI, visando ajudar nas tomadas de decisão, buscando sempre melhorar os resultados de negócio dos clientes.
Um dos seus principais objetivos é atender as necessidades dos clientes, com soluções confiáveis, econômicas, flexíveis e que realmente agreguem valor.
O propósito da Proative é tornar as operações de seus clientes mais transparentes, simples e eficientes. Ela acredita na simplicidade como ferramenta de comunicação, e nas entregas de extrema qualidade para garantir a satisfação de seus clientes.
A empresa tem seu escritório e Business Continuity Operation Center em Alphaville-Barueri/SP.










