Se, na matéria anterior, representantes de empresas do setor e de entidades abordaram a questão das funcionalidades da logística nas empresas, nesta, são os embarcadores que mostram como são estas funcionalidades dentro e fora das suas unidades. Exemplos claros de como funciona a logística nos mais diversos setores da economia.
Grupo Leonora
O Grupo Leonora é uma holding empresarial com mais de 35 anos de mercado e uma das maiores distribuidoras de produtos de papelaria do Brasil. Hoje, o grupo integra três frentes de negócio: varejo com Leo&Leo, Jocar Office, LeoArte e Letron, que oferecem produtos escolares, artísticos e de escritório, além de eletrônicos; LeoLog, que traz excelência em gestão de armazenagem e cadeia logística com distribuição em nível nacional; e Leonora Ventures, que fomenta ideias inovadoras de educação e startups.
“O Grupo Leonora leva muito a sério o assunto no âmbito da logística, porque acreditamos que ela tem grande contribuição no resultado da empresa, desde a compra de nossos produtos com base na inteligência de mercado, armazenagem e distribuição com parceiros qualificados. Além disso, estamos sempre atentos ao controle de estoque, pois consideramos impactar diretamente na qualidade e produtividade da empresa.”
Ainda segundo Diego Bento, coordenador comercial de logística do Grupo Leonora, na logística internacional a empresa atua em parceria com agentes de cargas que sejam filiados a entidades mundiais, como WCNA (World Cargo Network Association), WCA (World Cargo Alliance) e Global Affinity Allaiance. “A parceria com vários agentes nacionais que têm diferentes prestadores nas origens garante uma disponibilidade maior de comparação de custos de fretes, disponibilidade de espaço para embarque e estreito relacionamento. Já no Brasil operamos quase que exclusivamente com a Portonave – Navegantes, que hoje é o porto em Santa Catarina que é melhor servido por rotas mundiais de navegação comercial.”
Considerando toda a importância que o Grupo Leonora aplica sobre a logística, Bento destaca algumas características presentes em seu processo que fortalece e consolida a marca: 1. Amparada em indicadores de desempenho e performance (SLA); 2. Terceirização completa, por parceiros que assumem responsabilidades no processo (LeoLog), inclusive estratégicas. Além da economia gerada, que permite à empresa aplicar recursos intelectuais e financeiros específicos e focar em seu core business (comprar e vender bem); 3. WMS personalizado que permite atender diversas demandas do B2B ao B2C; 4. Análises de viabilidade, áreas tributárias, soluções financeiras, soluções de comércio exterior e soluções de armazenagem. 5. Transportes de parceiros geridos pelo time de transporte Leonora até o destino. 6. Tecnologia desenvolvida in house de ponta que permite transparência e visibilidade das operações em tempo real a todos os clientes; 7. Centros de Distribuição em várias regiões do país: Santa Catarina, Espírito Santo, Rondônia e Manaus. “Neste contexto, os diferenciais da logística da empresa incluem: Tecnologias de gestão desenvolvidas in house; acompanhamentos de inteligência de mercado; localização estratégica; e efetivo controle de estoque. Criatividade é o segredo para as melhores soluções.”
O coordenador comercial ressalta que a logística no Grupo Leonora vem ganhando cada vez mais importância, deixando de se limitar apenas às funções operacionais, para se tornar uma área estratégica, desenvolvendo processos capazes de aprimorar o desempenho de toda a empresa. “Atualmente utilizamos softwares sofisticados e interativos para análises de dados, equipamentos de operação como a melhor linha de empilhadeiras elétricas Still, coletores de dados Motorola com leitores de longa distância e vários outros meios que tornam nosso processo mais eficiente. Além de atuarmos em regiões estratégicas que nos permitem atender nossos clientes de Norte a Sul.”
Mas, diz Bento, apesar de todos estes cursos, a empresa enfrenta alguns entraves na logística. Um deles é a dificuldade na contratação de mão de obra qualificada. “Contudo, atuamos para superar este impasse investindo em capacitações, incentivos com bolsas de estudo, convênio com academias, incentivo em programas de telepsicologia, dia dedicado à distribuição de frutas nos setores, com o objetivo de incentivar uma vida mais saudável, além de trabalharmos constantemente para manter um ambiente participativo na construção diária de uma cultura de felicidade. O reflexo disso é a conquista, por dois anos consecutivos, do selo GPTW (Great Place to Work, que reconhece as melhores empresas para se trabalhar em âmbito nacional), o que demonstra o engajamento principalmente da equipe de operações.”
Já com relação às imposições do mercado quanto à logística, o coordenador comercial do Grupo Leonora afirma que uma das mais importantes atualmente é o tempo de entrega para atender clientes em localização remota, ou seja, de difícil acesso, mantendo um prazo atrativo e com custo justo, fazendo com que a empresa busque investir em métodos para aprimorar a eficiência das etapas de cadeia de distribuição para agregar valor ao cliente final. “
Finalizando, Bento explica como é tratada a responsabilidade logística no Grupo Leonora. “A logística em nossa empresa é um fator fundamental no que diz respeito ao sucesso, por tratar-se de um processo complexo, porém, temos como objetivo principal entregar ao cliente a felicidade que ele busca, através da eficiência e agilidade nos processos. Nós entendemos que somos responsáveis por buscar sempre o aumento de lucratividade ao negócio.”
A gerência logística na empresa está sob os cuidados de Jucezar Rampanelli, bacharel em Administração com especialização em gestão de sistemas.
Veroni
A Veroni é uma empresa de vinhos refresh que possui uma cultura de inovação. Hoje são dois SKUs, mas a intenção é fechar o ano de 2022 com 7 SKUs. A operação e a logística estão sendo preparadas para acompanhar esse aumento de produtos e vendas.
“A Veroni é uma empresa que acredita em um mundo melhor e com igualdade – 70% do trabalho na produção de seus vinhos é feito por mulheres. Além disso, não utilizamos em nenhuma parte do processo de produção nada de origem animal, sempre se preocupando com todas as etapas para que o consumidor final tenha o melhor vinho rosé em sua taça. Além disso, a Veroni tem os certificados pelo Fairtrade International, organização que busca proporcionar melhores condições de trabalho para produtores de países em desenvolvimento.”
Ainda segundo Livia Marques, CEO da empresa, a logística para o produto que vendem é mais complexa do que a logística para produtos comum do varejo. “O nosso produto possui peculiaridades, como peso, líquido, vidro, o que dificulta e encarece o envio. Todavia, estamos sempre estudando e buscando formas de aprimorar e baratear a logística para que os nossos clientes tenham a melhor experiência de compra possível.” A Veroni possui uma área de Supply Chain – que também é a área de compras – que monitora e acompanha a necessidade dos pedidos de materiais, produtos, etc. “Mapeamos as necessidades de abastecimento, datas de chegadas, melhores fretes, melhor forma de envio, sempre com um olhar atento ao preço x tempo x qualidade. A área de operação da empresa é robusta, com profissionais em constante atualização, para que possam entregar satisfatoriamente o pedido do cliente”, assegura Livia. Ela também ressalta que a empresa atende, via e-commerce, o Brasil todo, abrangendo cidades de serra, litorâneas e interior, além das capitais. O que muda é o prazo de entrega. “Dependendo de onde a pessoa estiver levará uns dias a mais, mas não muito. No geral, a empresa está preparada para atender do Oiapoque ao Chuí.”
Sobre a responsabilidade logística na empresa, a CEO da Veroni destaca que o profissional responsável é engenheiro de produção, com um currículo especializado em logística. Esse profissional está constantemente sendo treinado e aperfeiçoado. “Com a engenharia ele consegue mapear processos de operações, logística e Supply, identificando de forma antecipada possíveis gargalos que podem vir a ocorrer.” Entraves na logística – Sobre os maiores entraves enfrentados pela empresa, Livia cita o alto custo do freto. O Brasil é um país predominantemente rodoviário, com alto preço de diesel e poucas opções de frete. “A concorrência acaba sendo escassa, o que encarece o envio dos produtos, além de fazer com que a carga demore mais do que gostaríamos. No entanto, buscamos sempre nos antecipar aos problemas, portanto, estamos buscando constantemente soluções para os nossos clientes. Tudo depende do tamanho da empresa, tipo de produto, experiência de entrega desejada, mas uma ideia muito atual, utilizada pela Amazon, inclusive, é o fulfillment, em que a armazenagem e a entrega ficam concentradas. Isso barateia e facilita a logística de empresas focadas em e-commerce.” Também visando mitigar estes problemas, a logística da empresa apresenta alguns diferenciais. Como a antecipação aos problemas que podem ocorrer. “Mapeamos e acompanhamos eventuais sazonalidades de vendas. Ou seja, temos previsibilidade do aumento de pedidos, seja no B2C ou no B2B, o que faz com que a operação seja preparada para tal situação.”
OnVeg
A OnVeg é uma marca integrante do Instituto Origem, que tem como intuito a promoção da vida saudável e sustentável por meio da alimentação. Para isso, oferece aos mais diferentes tipos de consumidores produtos artesanais e orgânicos, além de realizar trabalhos de fortalecimento junto aos pequenos agricultores de sua região. A marca trabalha para entregar os melhores produtos aos clientes de modo cada vez mais sustentável e com impacto social positivo.
“A parte da logística é essencial no nosso processo, porque desde quando iniciamos nossas atividades, já sabíamos que seria um grande desafio para desenvolvermos o nosso trabalho a questão da distância. O instituto está a 15 quilômetros de uma cidade pequena, São Tomé das Letras, de 7.000 habitantes, e por ser uma área rural e com acesso por estrada de terra, as transportadoras não entregam a matéria-prima e nem coletam o material para entrega aos clientes diretamente no Instituto. Assim, a logística é nosso grande desafio, tanto na chegada do material quanto na saída do Instituto. Para superar este obstáculo, hoje contamos com uma rede de parceiros e uma logística diferenciada: a matéria-prima, proveniente tanto da Amazônia quanto da Bahia, e também de outros estados, chega até São Lourenço, uma cidade maior no Sul de Minas Gerais. Trabalhamos com uma média de mais ou menos cinco transportadoras que, três vezes por semana, fazem viagens até São Lourenço, quando são despachados os produtos da OnVeg e feita a coleta das matérias-primas usadas na produção. E contamos com uma rede de transportadoras parceiras que fazem as entregas em todo o Brasil.”
Ramon Senra, presidente da OnVeg, prossegue: “Estamos implementando agora a parte de logística reversa dos nossos produtos: as embalagens estão em fase de implantação na instituição, e também a parte de abastecimento.”
Senra também diz que os veículos são apropriados para a carga de alimentos – a logística até a cidade é feita com veículo próprio e em São Lourenço há um posto de recebimento, um espaço apropriado onde são deixados os produtos, que são recolhidos pela transportadora.
“A parte de logística da equipe é bem tranquila, porque a maioria das pessoas vive no Instituto onde fica localizada a indústria. E também contamos com o trabalho de famílias que moram na comunidade, no entorno do Instituto. Isso facilita muito essa logística da equipe.”
A OnVeg também tem revendedores dos seus produtos para supermercados, empórios, feiras de produtos naturais. E, ainda, os pedidos que são feitos pelo site. Neste caso, a entrega é realizada ou por transportadora ou via Correios, já que os produtos precisam ser despachados de forma muito rápida e eficiente. “Neste caso, também fazemos esse planejamento de três vezes por semana até São Lourenço.”
Prohall Cosmetic
A Prohall Cosmetic é um e-commerce de produtos voltados para cuidado pessoal e estética. Tornou-se referência no segmento de cosméticos, oferecendo diversas linhas de produtos para cuidar dos cabelos e um portfólio de produtos profissionais, como de cuidados pessoais. “Garantimos que o produto comprado chegue até o consumidor final, e somos também responsáveis em definir os tipos de transportes que serão usados. Nossa equipe possui analista de estoque, conferente e auxiliares de expedição que são responsáveis por recebimentos, armazenagem e separação.”
Continuando sua explicação sobre a logística da empresa, Jeferson Henrique Prado, supervisor de Expedição da Prohall Cosmetic, diz que funcionalidade de logística é garantir que os produtos cheguem ao consumidor final sem danos e no prazo determinado e, para isso, os primeiros procedimentos são separação, organização no momento de embalar, lacres de cada caixa e despache final. “O abastecimento é feito conforme o pedido/compra, e os produtos chegam paletizados, a fim de abastecer nosso estoque. Os nossos itens são produzidos através de fábrica própria, passando por análise rigorosa. Através de NF-e faturadas ou pedidos de distribuidor é feita a separação de produtos e colocados em caixa muito bem embalados para serem entregues ao cliente final.” Prado destaca, ainda, que é de suma importância a logística eficiente e, para isso, a empresa possui todas as ferramentas necessárias, desde embalagens de primeira linha até portapaletes bem estruturado e empilhadeira para auxiliar no movimento de carga e despache final com transportadoras compromissadas com a empresa. “O diferencial da logística na empresa é tornar o ambiente flexível e adaptar a operação, seja e-commerce ou até mesmo distribuição simplificada, a fim de promover soluções e criar planos de ações na produtividade em nosso dia a dia. Diante da responsabilidade, a empresa só trabalha com transportadora séria e compromissada, e o supervisor de expedição, com o auxílio do analista de estoque, é responsável por toda a logística da empresa.”
Vida Veg
A fábrica da empresa, localizada em Lavras, MG, é a maior e mais moderna na produção de leites vegetais frescos e derivados do Brasil. Com mais de 30 produtos espalhados em cinco mil pontos de venda em todo país, a Vida Veg segue como referência no segmento Plant Based no Brasil. “Somos líderes em produtos refrigerados em nosso segmento. Produzimos 40 SKUs, o maior número do Brasil para uma empresa Plant Based”, comemora Álvaro Gazolla, sócio diretor da Vida Veg.
Segundo ele, a logística é uma parte fundamental da marca. “Ela controla toda oferta e demanda, falamos aqui que a logística é a veia que traz a matéria-prima para fábrica, define o que vai ser produzido via PCP, e depois escoa para o mercado. Todo o caminho de matéria-prima, o que vai ser produzido e atender a demanda comercial, entregando nos PDVs, são responsabilidades da logística da Vida Veg.”
Gazolla aponta que, hoje, a maior responsabilidade da logística está em demandar a produção para garantir um estoque mínimo na câmara fria, que possa abastecer a demanda comercial sem rupturas. “Controlar este estoque de produto acabado também é uma função do time de logística. Como trabalhamos com produtos perecíveis, onde o varejo só recebe a mercadoria com o máximo de 2/3 da validade, manter um estoque baixo, mas suficiente para abastecer a demanda, é um grande desafio no dia a dia. Além de pensar no estoque, o responsável tem que conhecer um pouco da fábrica e estar bem alinhado com o gerente de produção, para evitar ao máximo a ruptura de produtos já vendidos pelo comercial. Ou seja: a logística da empresa tem que conhecer um pouco de cada área e ir conectando as mesmas para manter sempre o dia a dia saudável e sem estresse nos times de produção, Supply e comercial. No final das contas, logística é a conexão entre as áreas internas da empresa e com o cliente na ponta.”
Com relação à entrada de produtos, o sócio diretor da Vida Veg diz que a fábrica recebe matérias-primas de São Paulo e castanhas do Nordeste, além de amêndoa direto da Califórnia, EUA. “O escoamento da produção é para todas as capitais do Brasil e tratamos aqui como T1 e T2: T1 é o caminho da carga no meio rodoviário, de Lavras até os grandes centros; T2 é do Operador Logístico no grande centro até o estabelecimento do cliente. Sempre buscando o menor lead time possível do pedido retirado pelo vendedor até a entrega. Trabalhamos com produtos refrigerados, então caminhões novos com equipamentos revisados e controle de temperatura são fundamentais para manter a qualidade do produto. Trabalhamos com carretas, trucks e toco no transporte rodoviário. E caminhos menores, como ¾, Fiorinos e vans refrigeradas nos transportes dentro do município (T2).”
Para Gazolla, alguns dos entraves que a empresa enfrenta incluem a ruptura de produto. Falha na previsão de produção, equipamento quebrado ou mesmo atraso de matéria-prima provocam ruptura de estoque e perda de venda, esses, sem dúvida, são grandes problemas. Já acidentes, extravios de carga ou mesmo atraso nos operadores terceiros por buscarem agrupamento de carga para reduzir custo provocam estresse nos clientes. “Nossos produtos são de necessidade e não têm substitutos, então um atraso pode provocar um mal-estar no cliente, que já havia se comprometido com seu consumidor final.”
Ainda na questão dos entraves, o sócio-diretor diz que divergências tributárias e de preços, troca ou falta de mercadoria no ato da entrega são os principais fatores que provocam ocorrência e, consequentemente, geram grande retrabalho para a empresa, além de prejudicarem as vendas. Junta-se a isto o fato de o cliente querer saber mais do que nunca onde sua carga está e quando ela chega sem precisar consultar ninguém. Isso ainda é um gargalo nos operadores, principalmente de produtos refrigerados, diz Gazolla.
“Em que pesem estes entraves, atualmente temos penetração em todo Brasil, o que é raro para uma empresa de produtos refrigerados. Nosso lead time de entrega é rápido para as principais capitais do país. No mercado somos considerados uma empresa que tem baixa índice de corte – ou seja, atendemos os pedidos colocados sem corte de produtos –, entregamos produtos sempre frescos, o que mostra um controle de estoque bem feito.”