DHL Supply Chain fortalece diversidade e sustentabilidade com motoristas mulheres e 40 novos caminhões elétricos

26/07/2022

Considerada líder global em armazenagem e distribuição, a DHL Supply Chain avança em sua agenda de descarbonização, ao mesmo tempo em que aprofunda a diversidade em sua equipe, anunciando a aquisição de 40 caminhões elétricos (VUCs) e o aumento do número de motoristas mulheres.

Assim, a frota elétrica da empresa chega aos 70 veículos (veículos utilitários e caminhões), além de contar com ciclistas para entregas de menor distância e peso e aproximadamente 40 motoristas mulheres já em atuação.

Com isso, a DHL Supply Chain estima que irá evitar a emissão de cerca de 22 mil toneladas de CO2 (WtW) em cerca de 30 anos – frota atual, mais novas aquisições –, contribuindo de forma significativa para sua meta de zerar emissões até 2050. A empresa planeja ainda continuar seu programa de aquisições, buscando ultrapassar os 150 veículos elétricos em 2022.

“Desenhamos esse passo com muito cuidado para avançar em dois valores fundamentais para a DHL Supply Chain: a sustentabilidade e a promoção da diversidade. Com os novos caminhões, haverá um impacto grande, pois, a capacidade de carga deles é muito superior à dos veículos utilitários, possibilitando que utilizemos este perfil de veículo em uma gama maior de projetos logísticos. Conseguimos também chegar a mais mercados e regiões do país com um impacto ambiental quase zero. Em relação à diversidade, já tínhamos práticas consolidadas de promoção entre nossa equipe de armazenagem e nas lideranças e agora conseguimos chegar também aos motoristas”, afirma Fábio Miquelin, vice-presidente de Transportes da DHL Supply Chain.

Com capacidade de até 4,1 toneladas, o novo modelo adquirido foi o JAC iEV1200T, caminhão VUC, 100% movido a energia elétrica. O veículo possui baixo custo operacional, autonomia de 250 km, baterias de fosfato de ferro-lítio de 97 kWh. Outras vantagens são a isenção de restrições na circulação urbana, silêncio, baixa trepidação na rodagem e agilidade na recarga.

Estes veículos serão usados para coletas e entregas em diversas regiões do Brasil, principalmente para os mercados de varejo, e-commerce, moda, consumo e insumos médicos e remédios, incluindo pontos como shoppings, farmácias, lojas de rua e supermercados. A empresa fechou também projetos para descarbonizar trechos inteiros de distribuição, como é o caso do trabalho realizado para uma grande marca de cosméticos, no qual a DHL eletrificou as entregas para todas as lojas de São Paulo. Há a possibilidade ainda de levar este perfil de entrega há outras capitais do Brasil.

“A DHL Supply Chain é hoje um dos operadores logísticos com a maior frota de veículos elétricos de carga do Brasil, com uma frota zero emissões inclusive na emissão indireta do consumo de eletricidade, por realizar a neutralização com iREC (Certificado de Energia Elétrica). Além do caminhão VUC, a empresa conta atualmente em sua frota de veículos elétricos com os modelos toco (caminhão semipesado) e carros utilitários elétricos”, pontua Miquelin.

Já a promoção da diversidade faz parte do projeto “Mulheres na Estrada”, que visa ampliar a presença de mulheres na área de transportes. Para expandir seu time atual de aproximadamente 40 motoristas, a DHL Supply Chain planeja abrir vagas para contratação de motoristas profissionais (carteira de habilitação D) na Grande São Paulo, e preencher 70% das oportunidades com profissionais mulheres e 30% homens. “As mudanças provocadas pela pandemia elevaram a demanda por serviços logísticos, de forma que expandimos a nossa equipe. As motoristas mulheres nos ajudam tanto nesta questão como a tornar mais diversa a nossa equipe. Temos feedbacks muito positivos de clientes e das próprias motoristas. Creio que o setor seja fortalecido com uma participação maior das mulheres”, finaliza o vice-presidente de Transportes da DHL Supply Chain.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg