Takao é pioneira em sistema de gerenciamento de estoque dos clientes

11/07/2022

Oferecer eficiência, economia, rapidez e disponibilidade de estoque, essas foram as principais premissas da Takao ao implantar o sistema CPFR – Collabborative Plannin, Forecasting and Replenishment, em 2019. Com a adoção do programa, é possível acompanhar toda a cadeia de suprimentos, desde a saída da distribuidora, até a chegada ao aplicador (mecânico).

Também conhecido como Planejamento Colaborativo, Previsão e Reabastecimento, o CPFR surgiu nos Estados Unidos em um acordo entre a Warner-Lambert e o Wal-Mart, apoiados pela SAP, Manugistics e Benchmark Partners. De lá para cá, os resultados têm sido sentidos por empresas em diversos setores da economia, em países como Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Nova Zelândia, Filipinas, México e Brasil, que adotaram o sistema em sua cadeia de distribuição.

No mercado de distribuição de autopeças, a gestão da demanda dos clientes, muitas vezes pode ser um grande problema, principalmente pela dificuldade de se controlar as oscilações nas vendas e, com isso, estabelecer a reposição dos produtos. A implantação do CPFR na Takao ajudou não somente a empresa, mas também seus clientes no equilíbrio da relação na cadeia, controlando o estoque em todos os players do negócio.

Para o Head de Supply Chain da Takao, Henri Narimatsu, a implantação do CPFR na empresa permitiu, além de um maior controle do estoque, uma oportunidade onde todos os envolvidos tivessem benefícios. “Podemos dizer que o CPFR é um sistema de ‘ganha-ganha’, o cliente ganha porque consegue ter a melhor disponibilidade dos produtos que ele trabalha, sem a necessidade de ter estoque em grande quantidade e ganha a empresa, com a maior previsibilidade de demanda. Fazemos a gestão do estoque dos nossos clientes estratégicos, conseguindo acompanhar o produto, de ponta a ponta, até a chegada ao aplicador”, afirmou Narimatsu.

A Takao é hoje uma das empresas mais lembradas pelos reparadores e a única que atende a todos os componentes internos do motor, com um portfólio com mais de 18 mil itens disponíveis, além de ser reconhecida pelos aplicadores como a segunda marca mais encontrada nos distribuidores. A empresa conta com 21 centros de distribuição no Brasil e consegue atender demandas em um prazo de 24h, em 70% do território nacional.

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