Fique por Dentro – Ed. 225

16/02/2022

FedEx Express

A FedEx Express, maior empresa de transporte expresso do mundo, anuncia Guilherme Gatti como novo vice-presidente de Operações no Brasil. Ele será responsável por liderar o planejamento e as definições estratégicas da empresa, bem como supervisionar todas as operações brasileiras. Isso inclui serviços de logística e de transportes doméstico e internacional, tanto terrestre quanto aéreo. Gatti substitui Luiz Roberto Vasconcelos, que acaba de assumir a presidência da FedEx Express na América Latina e Caribe.  O novo vice-presidente de Operações ingressou na FedEx em 1992 e é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), tendo mestrado em Administração de Empresas e Marketing pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado internacional em Administração de Empresas pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill.

 

Fusion

A Fusion, sediada no Recife, PE, e que faz parte da plataforma nstech, considerada a maior empresa de tecnologia para logística e mobilidade da América Latina, anuncia Tiago Saad como novo CEO. Ele é cofundador da Fusion e ocupava a posição de diretor de Operações, tendo participando intensamente do crescimento exponencial da empresa, que atende a mais de 600 clientes atualmente. Saad soma mais de 15 anos de experiência nos setores de distribuição e tecnologia logística e substitui Emílio Saad, que permanece no Conselho Diretivo da Fusion, participando das decisões estratégicas da organização, e que também assumirá posição estratégica no grupo nstech, como Head de Produto. O novo CEO tem expectativas e metas estabelecidas para impulsionar o Fusion DMS, um software que, segundo a empresa, consegue reduzir em até 30% os custos da logística.

 

Freto

O Freto, plataforma que conecta “os melhores caminhoneiros às melhores cargas”, acaba de anunciar a contratação de Béatrice Mayence como CCO (Chief Comercial Officer). A executiva chega à logtech após passagens pela Michelin, onde ocupou a cadeira de líder de Desenvolvimento de Negócios e Comercial para a América Latina da linha de serviços e soluções. Mais recentemente, na Crescendo, ela foi consultora sênior, acompanhando empresas no crescimento e no deploy de estratégia de transformação. No Freto, Béatrice irá gerenciar as áreas de Marketing, Comercial e Business Intelligence. A profissional acumula 18 anos de experiência na liderança de equipes multidisciplinares em projetos de desenvolvimento de negócios pela América Latina e Europa, com destaque para o setor de serviços digitais (Saas, plataformas digitais) nas áreas da saúde, energia e mobilidade.

 

Corredor Logística e Infraestrutura

Um dos quatro operadores do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), o maior daquele Estado, localizado no Porto de Itaqui, a Corredor Logística e Infraestrutura – CLI passa a contar com o reforço de um novo membro. Trata-se de Fabio Arbex Suzuki, que assumiu a função de Diretor Administrativo-Financeiro (CFO). Suzuki tem passagem pela Ericsson, Banco Votorantim, Patria Investimentos (Brasil e Nova York) e Infracommerce. Já atuou nas mais diversas áreas financeiras (controladoria, tesouraria, planejamento estratégico, fundos de investimento, financiamentos, projetos, fusões e aquisições, abertura de capital/IPO, riscos e integridade), tanto no mercado financeiro como na indústria de fundos private equity e suas empresas investidas. É formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com MBA pela FIA e Master in Finance pela Baruch College em Nova York.

 

Sompo Seguros  

A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo –, acaba de contratar Daniela Carlos, como gerente de PMO, e Vitor Neves Martins Puresa, como gerente Atuarial. Daniela conta com mais de 10 anos de experiência nas áreas de PMO, Gerenciamento de Projetos (tradicional e agile) e  Escritório de Processos (foco lean) e Gestão Estratégica nas indústrias de Seguros e Saúde Suplementar. É graduada em Administração com ênfase em Sistemas pelo IBMEC, com pós-graduação em International Business pela Douglas College (Canadá). Também acumula certificações nas áreas de Riscos e Sistema de Controle de Informação (CRISC – ISACA), Gestão de Projetos (PMP – PMI) e Gestão Híbrida de Projetos (FLEKS Hybrid Model – FHM). Vitor conta com 21 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais de grande porte no segmento de Seguros, Consultoria e Auditoria Atuarial. É graduado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e Contabilista pelo Instituto Cepat de Ensino. Já como parte da estratégia da empresa de fortalecimento da estrutura comercial, destaque para a chegada de Emerson Bueno, como diretor Comercial de Negócios Corporativos e Canais, e de Paulo Pires Sequeira, como gerente de Gestão Comercial. Bueno chega para liderar as áreas de Negócios Corporativos, Licitações, Bancassurance, entre outros. O profissional é formado em Administração de Empresas, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e University California Irvine (UCI), além de concluir o Programa de Negociação Estratégica e Liderança pela Harvard Business School. Por seu lado, Sequeira é graduado e pós-graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduado em Administração de Sistemas pela Faculdade Associadas de São Paulo, e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.

 

DAF Caminhões Brasil

A DAF Caminhões Brasil tem um novo diretor de Qualidade do Fornecedor, responsável por assegurar o padrão PACCAR no desenvolvimento de toda a cadeia de fornecedores da companhia no país. Daniel Ribeiro substitui Erick Silva, que foi promovido a diretor de Engenharia de Manufatura da DAF Caminhões Brasil. Ribeiro passa a se reportar diretamente a Marcel Hoedeman, diretor de Qualidade do Fornecedor da DAF Trucks N.V., com matriz em Eindhoven, Holanda, e ao diretor de Operações da DAF Caminhões Brasil, Dietmar Janzen. O novo diretor de Qualidade do Fornecedor é graduado em Engenharia de Automação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Cursou MBA em Gestão de Negócios na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e concluiu o Mestrado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Ainda na montadora de caminhões, destaque para a chegada de Gabriel Fernandes como novo diretor de Vendas, substituindo Antenor Frasson, atual diretor Geral de PACCAR Parts América do Sul, efetivo em 1º janeiro. O executivo atua na DAF Caminhões Brasil desde 2012, tendo ocupado cargos como gerente e diretor de Compras e gerente e Desenvolvimento de Concessionária. Fernandes é graduado em Administração e Gestão de Negócios pelo Centro Universitário UMA; pós-graduado em Green Belt e Lean Manufacturing pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; e possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Com a mudança, ele passa a se reportar ao diretor Comercial, Luis Gambim, que responde diretamente ao presidente da companhia no Brasil, Lance Walters.

 

IVECO

No ano em que completa 25 anos de operação no Brasil, a IVECO inicia uma nova fase, agora como parte do Iveco Group, que terá como missão manter as marcas do grupo em destaque nos segmentos em que atuam: veículos comerciais, veículos para o transporte de passageiros, veículos especiais e motores. No comando da marca está Márcio Querichelli, presidente do Iveco Group para a América Latina. A nova estrutura organizacional da IVECO é composta por executivos com longa experiência no mercado: Santos Doncel – diretor-presidente da Argentina; Ricardo Barion – diretor das Operações Comerciais de Caminhões; Danilo Fetzner – diretor das Operações Comerciais de Ônibus para a América Latina; Daniel Calderoni – diretor do mercado de importadores da América Latina (exceto Argentina e Brasil); Francisco Spassaro – diretor de Operações Comerciais da Argentina; Bernardo Brandão – diretor de Marketing para a América Latina; Marcelo Assis – diretor de Desenvolvimento da Rede para a América Latina; Renata Jarrete – diretora de Administração de Vendas e planejamento de demanda para a América Latina; Juan Tesio – diretor industrial para a América Latina; Fernando Cousin – diretor de Qualidade e Comportamento de Produto para a América Latina; Ricardo Coelho – diretor de Desenvolvimento de Produto para a América Latina; Fabien Simonata – diretor de Tecnologia da Informação para a América Latina; George Ferreira – diretor de Compras para a América Latina; José Manis – diretor de Operações de Peças para a América Latina; Carlos Tavares – diretor de Serviços ao Consumidor; Fabrício Salvático – diretor Financeiro para a América Latina; Gustavo Bakai – diretor do Banco IVECO Capital; Eduardo Lopez – diretor de Recursos Humanos para a América Latina; Davide Nicastro – diretor de Auditoria Interna para a América Latina; Eduardo Freitas – diretor de Relações Institucionais para a América Latina; Jorge Görgen – diretor de Comunicação Corporativa para a América Latina. No Brasil, as marcas IVECO, IVECO Bus, IVECO Defence Vehicles e FPT Industrial continuam baseadas no Complexo Industrial de Sete Lagoas, MG, e a Magirus opera a partir da fábrica de Ulm, na Alemanha, exportando veículos para a América Latina. Na Argentina, a base da IVECO está localizada na cidade de Córdoba.

 

DHL Supply Chain

A DHL Supply Chain, considerada líder global em armazenagem e distribuição, promoveu Solon Barrios para o cargo de Head de Excelência em Operações. O executivo terá a missão de manter a qualidade dos serviços logísticos e acelerar o processo de digitalização das operações neste momento de expansão vivido pela DHL Supply Chain, principalmente na área de e-commerce. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Salvador e com MBA em Logística e Operações, Solon possui mais de 20 anos de experiência no setor logístico. O executivo iniciou sua carreira na DHL Supply Chain em 2008, na operação logística de montadora de automóveis em Camaçari, BA. De lá para cá, ocupou diversos cargos de liderança na área de Operações em vários setores, como Automotivo, Energia, Consumo e Varejo. Sua última posição na DHL Supply Chain foi como líder do fulfillment center de um grande marketplace.

 

RTE Rodonaves

André Silva é o novo Head de Marketing Digital da RTE Rodonaves. Com mais de 10 anos de experiência em marketing digital, o executivo integra o time de Daniel Homem de Mello, que assumiu a direção de marketing da companhia no primeiro semestre de 2021. Especialista em Marketing pela FGV e graduado em comunicação social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Silva passou por agências de publicidade. Liderou equipes de marketing digital que atenderam clientes das áreas de varejo, saúde, concessionárias de veículos, construtoras, incorporadoras, e-commerces, entre outras, e é professor convidado de MBAs de marketing digital em instituições como SENAC-SP e Faculdade Metropolitana.

 

Buonny

A Buonny, especialista em gerenciamento de risco, acaba de contratar Maicon Siqueira, especialista em agronegócio, e Fabiano Teixeira, especialista em varejo. Siqueira tem ampla experiência na área de agronegócio, já tendo atuado em empresas líderes, destacando-se em estudo de mercado, prospecção de novos clientes, mapeamento das necessidades e negociações de venda e pós-venda. Com mais de 18 anos de experiência nas áreas de Gestão de Riscos e Prevenção de Perdas, Teixeira agora faz parte do time comercial da Buonny. Ele atuou em empresas nacionais e multinacionais de grande porte, destacando-se nos segmentos de varejo e logística.

 

Brasil Risk

Empresa que atua em gerenciamento de riscos de transporte de carga e patrimonial, gestão logística e prevenção de perdas da plataforma nstech, a Brasil Risk inicia o ano com importantes mudanças organizacionais. Rozangela Marques de Morais, primeira mulher a ocupar cargo de diretoria na empresa, passa a Head Financeira e Administrativa. Especialista em Finanças Estratégicas e somando mais de 25 anos de experiência no segmento – dos quais, 10 na Brasil Risk –, Rozangela representa um exemplo da cultura de inclusão e diversidade na empresa. Outra novidade é a criação do cargo de CEO, que será ocupado por Rogério Faria, sócio-diretor da Brasil Risk. Com mais de 21 anos de experiência em gerenciamento de risco, Faria tem como meta reforçar o modelo de crescimento da empresa e criar uma área de Growth e Customer Experience, além de promover políticas internas para aumento da diversidade e sustentabilidade. A Brasil Risk tem, atualmente, 47% do seu efetivo feminino. “Pretendemos dar maior atenção ainda às pessoas com necessidades especiais, pessoas PPI (pretos, pardos e indígenas) e LGBTQIA+, entre outros. Nosso compromisso é abrir vagas exclusivas para atender a esses públicos. Somente com times multiculturais e cada vez mais diversificados encontramos as melhores soluções para nossos problemas e desenvolvimento de nossos produtos e soluções tecnológicas”, declara Faria.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Em parceria com a CHEP, Assaí Atacadista evita a emissão de quase 6 milhões kg de CO2
LATAM celebra primeiro ano da rota cargueira Amsterdam-Curitiba com mais de 1,3 mil toneladas transportadas
Colunista do Portal Logweb fala sobre o que é e como implementar a logística omnichannel
XBRI Pneus lança banda de recapagempara pneus de ônibus e caminhão na Fenatran
Strada lança dois produtos para caminhoneiros na Fenatran 2024
Grupo Benner apresenta inovações para transformar a gestão logística

As mais lidas

Nada encontrado