Na última sexta-feira, dia 24 de setembro, um grupo de executivos do Ministério da Infraestrutura e da Santos Port Authority (SPA), liderados pelo Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, visitaram, em um trem da MRS, o trecho ferroviário que dá acesso ao Porto de Santos.
O objetivo foi conhecer os investimentos já realizados e entender, in loco, os investimentos previstos na renovação da concessão da MRS para garantir a capacidade ferroviária ao maior porto da América Latina, tendo em vista que é a MRS a concessionária responsável por administrar a ferrovia neste trecho.
Durante a viagem no trem, o ministro pode ver, de perto, os investimentos já realizados pela empresa, além de ter mais detalhes a respeito dos investimentos previstos pela MRS em seu Plano de Negócios para a renovação da concessão.
“Um dos benefícios que estamos buscando, com a renovação da concessão da MRS, é garantir a capacidade ferroviária necessária para o escoamento de todo o tipo de carga pelo Porto de Santos, via ferrovia. Os investimentos, que pudemos ver hoje ao longo do trecho ferroviário, vão contribuir para impulsionarmos a participação da ferrovia na matriz de transportes brasileira dos atuais 15% para, aproximadamente 40%, nos próximos anos”, afirmou Freitas.
No caso específico da MRS Logística, a expectativa do MInfra e da ANTT é encaminhar o Plano de Negócios da renovação da concessão da empresa ainda em outubro, para validação por parte do Tribunal de Contas da União (TCU).
“Para nós, é sempre um prazer receber visitantes na nossa malha. É um orgulho para mim, e tenho certeza de que para todos os ferroviários do time MRS, mostrar o nível de excelência que alcançamos ao longo desses quase 25 anos. Hoje, pudemos mostrar também os investimentos que estão por vir com a nossa renovação e também os benefícios que traremos para o país duplicando o volume de Carga Geral transportada pela ferrovia da MRS”, destacou Guilherme Mello, presidente da MRS Logística.
O Ministro de Infraestrutura esteve acompanhado do Diretor-Geral da ANTT, Rafael Vitale, do secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, do secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa, e da secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias, Natália Marcassa, de executivos da Santos Port Authority (SPA), além dos demais representantes da MRS, Rumo e VLI que também percorreram todo o percurso nos dois vagões do Trem de Prata, recentemente reformados pela MRS em parceria com a ABPF, tracionados por duas locomotivas com a identidade visual do processo de renovação da concessão da MRS.
Em meio às diversas conversas, todo tipo de esclarecimento foi feito aos visitantes, com o objetivo de explicar, por exemplo, detalhes dos projetos e investimentos relacionados à solução de conflitos urbanos e à ampliação do transporte de carga geral, via ferrovia, para o Porto de Santos.