Reforma de ferrovia é aprovada e Trem Rio-Minas deve começar a funcionar em 18 meses

12/08/2021

Os ajustes no trecho entre Três Rios/RJ e Sapucaia/RJ, apresentados pela concessionária FCA/VLI, foram aprovados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e publicados no Diário Oficial da União com prazo de execução de até 18 meses. Contudo, o prazo pode ser antecipado dependendo do decorrer dos trabalhos. Na prática, isso significa que o Trem turístico Rio-Minas, em breve, estará funcionando.

“Foram anos de espera e hoje, depois de muita luta, fé e determinação, podemos comemorar. Agradecemos a todos que nos apoiaram até o momento, em especial a Paulo Henrique do Nascimento, que foi o fundador da ONG Amigos do Trem e o grande idealizador do projeto Trem Rio-Minas. Agradecemos também ao Senhor Josemo, proprietário do Grupo Mil por acreditar e apoiar este sonho. Infelizmente não estão presentes fisicamente, mas foram os grandes responsáveis por essa conquista. Agradecemos também o apoio íntegro da concessionária Ferrovia Centro-Atlântica, Ministério Público de Minas Gerais, ANTT, DNIT, Sebrae, Sumicity, Grupo Mil, as prefeituras responsáveis pelos trechos e os membros voluntários da ONG Amigos do Trem e das regionais. Agradecemos pela credibilidade e o apreço que todos têm pela OSCIP Amigos do Trem. Somos gratos por todos acreditarem no nosso trabalho e no ser humano que somos e estamos nos tornando”, informa Cyntia Nascimento, presidente da ONG Amigos do Trem.

Além da ONG Amigos do Trem, empresas privadas, prefeituras e órgãos federais e municipais estão envolvidos no projeto, que deve levar movimentação turística e econômica às cidades contempladas pela viagem do Rio-Minas.

O Trem Rio-Minas vai percorrer 8 cidades. Serão, aproximadamente, 300 mil pessoas atendidas diretamente pelo projeto e 12 milhões de pessoas na área de influencia do trecho. A capacidade é de 873 turistas por viagem, 20,952 turistas por mês e 251.424 turistas por ano.

As cidades pelas quais o Trem Rio-Minas vai passar são: Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro. E Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, e Cataguases, em Minas Gerais.

No entanto, inicialmente, o trajeto inicial será Três Rios (RJ), Chiador (MG) e Sapucaia (RJ), totalizando 37km.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Mercedes-Benz do Brasil e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Mercedes-Benz e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg