O maior Centro de Distribuição do setor de e-commerce de moda na América Latina acaba de ser inaugurado. E é do Dafiti Group, líder online de moda e lifestyle, que completa 10 anos. A nova unidade, batizada de LEAP – um salto para o futuro, está localizada em Extrema, MG. O município, que já contava com um Centro de Distribuição da companhia, possui localização estratégica para distribuição logística.
O novo CD ocupa uma área de 54.000 m² em um terreno de aproximadamente 250.000 m² (dimensão correspondente a cerca de 30 campos de futebol). A estrutura, que possui mais de 70 docas, por onde passam mais de 100 caminhões por dia, abriga a maior solução de automação (AutoStore) do mundo, controlada por inteligência artificial, que tem capacidade para separar 5.000 produtos por hora.
Entre recebimento e expedição, os itens são movimentados por aproximadamente 100 paleteiras e mais de 400 gaiolas metálicas, identificados por cerca de 130 leitores de código de barras e quase 400 coletores de dados.
Philipp Povel, CEO e cofundador da Dafiti Group, explica que os itens, ao chegarem no CD, são levados para uma área de triagem composta de 29 flow racks e cerca de 8 mil caixas para direcionar os itens para o AutoStore ou mezanino (coletas automatizadas ou manuais). “Através de 21 pórticos, os itens são induzidos/armazenados no Autostore em bins (caixas de armazenagem, que hoje já são mais de 400 mil). Já os itens que são direcionados para o mezanino poderão ser armazenados nas 165k posições de cestos, nas 67k posições de prateleiras ou nos ~5k portapalete”, conta.
Para expedição, o LEAP conta com ~3km de esteiras de automação, 24 pórticos para separação de produtos no Autostore e 76 estações de trabalho para consolidar e embalar os pedidos.
“O LEAP abriga a maior instalação desse tipo no mundo e o maior projeto operacional do grupo até o momento. Sua escala e sofisticação expressam a transformação e o crescimento do setor de e-commerce de moda, impulsionando nossos próximos dez anos de crescimento na região”, enfatiza Christoph Barchewitz, Co-CEO do Global Fashion Group.
Todas as operações do Dafiti Group no Brasil foram consolidadas neste CD. Ou seja, a antiga operação que também se localizava em Extrema foi transferida para lá e a empresa está desmobilizando a operação em Jundiaí, SP, com transferência de muitos dos funcionários.
A solução AutoStore
A solução tecnológica que é o grande destaque no novo CD é o AutoStore, um sistema integrado de armazenamento habilitado pela Bastian Solutions, com estruturas modulares e flexíveis que armazenam os produtos em caixas organizadas verticalmente em grades, e os produtos são coletados por robôs que se deslocam na parte superior do sistema. Todo esse processo é operado por um software que combina Inteligência Artificial e análise preditiva para mapear produtos e criar rotas eficientes para os robôs realizarem a coleta. A solução acelera em até três vezes o tempo de separação de cada item.
Atualmente, estão em plena operação no LEAP cerca de 450 mil caixas, que são manipuladas e organizadas por quase 300 robôs. Com isso, a capacidade de armazenamento dentro do sistema automatizado chega a 3.6 milhões de produtos. Trata-se da maior automação de e-commerce de moda do Brasil.
“Avaliamos inicialmente muitas tecnologias diferentes antes de selecionar o AutoStore como a melhor solução para atingir os objetivos operacionais de longo prazo da empresa. A flexibilidade da solução AutoStore, a facilidade de expansão da tecnologia e sua capacidade de fornecer ao Dafiti Group um armazenamento extremamente denso de SKUs foram apenas algumas das muitas vantagens que contribuíram para esta escolha”, expõe Greg Conner, vice-presidente de vendas globais na Bastian Solutions, companhia da Toyota Advanced Logistic e líder global na integração de tecnologia de automação da cadeia de suprimentos.
Para o consumidor, a principal vantagem de um modelo operacional como o LEAP é a redução no tempo total de separação dos produtos, de 24 para 2 horas, em média. Isso resulta em uma entrega ainda mais assertiva e rápida.
O Dafiti Group tem escritórios em quatro países (Brasil, Argentina, Chile e Colômbia) e quatro Centros de Distribuição. O LEAP é o primeiro – e, por enquanto, único – dos CDs a contar com essa solução tecnológica.
Planejamento e desafios
Há cerca de quatro anos, o Dafiti Group entendeu que precisaria ter um novo Centro de Distribuição que sustentasse o crescimento exponencial do negócio. Da ideia, planejamento, início das obras, início do funcionamento, testes da automação e agora lançamento oficial, foram cerca de dois anos.
“Desenvolvemos um squad interno, com representantes de diferentes áreas-chaves do grupo para o projeto (de operações a jurídico), que atuaram focadas no LEAP durante todo esse tempo, e contamos com muitos parceiros externos para elaborar um projeto dessa magnitude em tão pouco tempo”, conta Philipp Povel.
Sobre os desafios, ele conta que durante a execução do projeto, o índice de chuvas foi superior à média dos últimos 10 anos, causando impacto no cronograma da obra durante a etapa de terraplenagem. “Também tivemos todo o processo de importação realizado em parceria com a Razac Trading, com equipamentos vindos da Europa, EUA e Ásia. Além disso, grande parte do desenvolvimento do LEAP foi executado em plena pandemia, e os especialistas da Bastian Solutions, que anteriormente estariam in loco acompanhando o projeto, executaram tudo de forma remota com nosso time daqui do Brasil”, revela Philipp Povel.
O impacto das chuvas no cronograma foi compensado posteriormente por reduções nas etapas subsequentes (fundação, cobertura, fechamento lateral, piso, etc.). “No que se refere à importação, foram realizados alinhamentos com os fabricantes, explicando todo o procedimento necessário para atender os requisitos de importação do Brasil, além de reuniões com entidades no Brasil para explicar todo o conceito do projeto, bem como as funcionalidades dos equipamentos, uma vez que esta é a segunda instalação do Brasil com AutoStore”, conta o CEO e cofundador da Dafiti Group.
Consultoria
Entre os parceiros da empresa está a Connexxion Consulting, que ofereceu desde suporte e auxílio na escolha da solução até o “go live” da operação. “Fomos responsáveis pelo escritório de projetos (PMO) em todas as etapas”, ressalta Edson Carillo, diretor da Connexxion Brasil e também colunista do Portal Logweb.
Segundo ele, entre os maiores desafios encontrados no processo está o elevado grau de automação considerado, associado ao ineditismo e à escala da instalação, em especial na definição dos parâmetros e requisitos. “Esses desafios foram vencidos com engajamento e senso de compromisso de todos os envolvidos, com destaque ao time de projetos da Dafiti.”
Carillo diz que a automação na estocagem e a separação de pedidos, com solução “goods to person”, são os diferenciais inovadores da nova estrutura em termos logísticos.
Com as lojas físicas fechadas, ou com restrição de funcionamento devido à pandemia de Covid-19, o e-commerce disparou no mundo todo. “No Brasil não foi diferente. Estima-se que houve um incremento de cerca de 100% nos volumes de e-commerce para moda”, analisa o diretor da Connexxion Brasil.
Para Carillo, esse incremento requer um redesenho das operações logísticas, isto é, se deixamos de abastecer lojas para atender diretamente os pedidos, o nível de fracionamento das operações é bem maior. “Há ainda impacto nos transportes, devido ao envio de encomendas e não de transferências, para abastecimento de lojas”, expõe.
Estrutura
Também são parceiras do Dafiti Group a LOG Commercial Properties, desenvolvedora de ativos logísticos greenfield com ampla presença em Minas Gerais, e a BTS Properties, plataforma de desenvolvimento de projetos imobiliários que conecta imóveis construídos sob medida a investidores do mercado, especialmente por meio de operações de Built-to-Suit.
A entrega do empreendimento em um tempo recorde de apenas 11 meses se deu devido aos métodos para redução de prazos e um processo de construção padronizado, mecanizado e organizado em módulos.
O condomínio segue o padrão “classe A” das demais unidades da LOG, mas possui alguns diferenciais, como maior capacidade de energia e um piso com nivelamento e planicidade superior ao padrão de operações logísticas, resistente a até 6 toneladas por metro quadrado.
Além disso, conta com torneiras com fechamento automático, bacias sanitárias Dual Flush (que permitem duplo acionamento reduzindo até 50% o consumo de água), mantas de isolamento térmico, iluminação em LED, sistema de ventilação e iluminação natural e sistema de reutilização de águas pluviais.
Para o diretor executivo da LOG, Marcio Siqueira, a conclusão de um empreendimento de tamanha expressão só reforça o bom momento que o e-commerce vive no Brasil. “Adaptamos a estrutura especialmente para receber o sistema inovador implementado pelo Dafiti Group e estamos muito satisfeitos em fazer parte de um grande projeto como este”, afirma.
Transporte e logística
Na área de transporte, a empresa tem parceria com grande parte dos couriers que estão no mercado. Alguns de porte maior, como Transfolha e Sequoia, mas também há outras menores, com atuação regional, além dos Correios.
O Grupo conta com uma malha logística que consegue atender todo o país e entregar os mais diferentes perfis de produtos, de pacotes pequenos a móveis ou colchões. “Atuamos com frota terceirizada e iniciativas próprias, como entregas via bicicleta em São Paulo e coleta de pedidos em pontos físicos espalhados por todo o Brasil, para sustentar toda essa estratégia”, explica Philipp Povel.
Mercado
A pandemia vem sendo um período desafiador em muitos sentidos, impactando vários setores. Povel conta que no início de 2020, a empresa revisou diversos processos internos e adequou seu portfólio para atender da melhor forma a nova demanda dos consumidores e daqueles que estavam migrando para o online pela primeira vez. “O cuidado com nossos funcionários, parceiros e clientes nos possibilitou continuarmos em crescimento, mesmo durante esse período”, destaca.
No terceiro semestre de 2020, essa aceleração se consolidou tanto na base ativa de clientes (com mais de 7 milhões) que a empresa reportou um crescimento recorde, de 52% ano contra ano, com NMV (Net Merchandise Value) de R$1 bilhão.
“E agora, o LEAP será fundamental para sustentar nossa estratégia daqui em diante. Ele terá um impacto não somente no Dafiti Group, como em todo nosso ecossistema. Na prática, isso significa que ele foi planejado para sustentar o crescimento de nosso negócio para os próximos anos, ser um centro logístico para nossos parceiros e maximizar a eficiência de nossos serviços, facilitando o trabalho de nossos times”, finaliza.