Covaxx e Maersk fazem parceria para fornecer vacinas COVID-19 a nível mundial

29/10/2020

A Covaxx, empresa americana que está desenvolvendo uma vacina baseada em peptídeos sintéticos para combater a COVID-19, anunciou parceria logística global com a Maersk, maior companhia de logística integrada de contêiner do mundo. O acordo estabelece estrutura para todos os serviços de transporte e cadeia de fornecimento que serão necessários para fornecer a vacina candidata UB-612 da Covaxx em todo o mundo, uma vez aprovada pelas autoridades reguladoras. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados.

A Covaxx está desenvolvendo a UB-612, usando uma plataforma de peptídeo sintético de alta precisão para ativar tanto os braços das células B, como os braços das células T. A investigação da vacina foi destinada para imitar a biologia natural e os estudos pré-clínicos demonstraram uma elevada imunogenicidade e níveis de títulos neutralizantes contra a SRA-CoV-2. A plataforma tecnológica tem sido bem sucedida na comercialização de diagnósticos de sangue, bem como de vacinas seguras e eficazes para doenças infecciosas na saúde animal e tem sido testada em numerosos ensaios clínicos para outras indicações até o presente momento.

Atualmente, a Covaxx realiza ensaios clínicos de Fase 1 da UB-612 em Taiwan e tem um acordo com o Centro Médico da Universidade de Nebraska para realizar ensaios de Fase 2 nos Estados Unidos, após aprovação regulamentar. A empresa tem pré-compromissos avançados para mais de 100 milhões de doses de UB-612 em todo o mundo. Em setembro, a COVAXX anunciou um acordo com a DASA, a maior empresa médica de diagnóstico do Brasil, para realizar um ensaio clínico de eficácia humana em larga escala no país.

A missão da Covaxx é derrotar a COVID-19 e, em última análise, democratizar a saúde em todo o mundo. A Maersk irá ajudar a cumprir esta missão, supervisionando todas as atividades logísticas para assegurar um transporte eficiente para os países em desenvolvimento. O acordo prevê a gestão de ponta a ponta da cadeia de abastecimento, embalagem e expedição, via aérea ou marítima, transporte terrestre, armazenamento em armazém e distribuição para instalações de apoio aos requisitos da Covaxx para uma cadeia de abastecimento de qualidade farmacêutica, com temperatura controlada.

A Covaxx planeja fabricar 100 milhões de doses de UB-612 durante o início de 2021 e um bilião de doses até ao final de 2021. A concepção dos componentes da vacina permitirá a utilização dos canais de armazenamento e distribuição da cadeia de frio existentes, uma vez que a vacina da Covaxx não requer infraestruturas adicionais, tais como -80⁰C em congeladores ou tanques de azoto líquido para armazenar materiais a temperaturas extremas. “A vacina Covaxx é única, na medida em que pode ser armazenada no frigorífico que se tem em casa, transportada nos mesmos caminhões que entregam às mercearias e administrada em qualquer lugar onde se possa obter uma vacina contra a gripe”, afirma Lou Reese, Co-Diretor Executivo da Covaxx.

“A nossa equipe, que agora orgulhosamente inclui a Maersk, está empenhada em atender as necessidades dos países onde existem hoje as maiores necessidades”, disse Mei Mei Hu, Co-Diretor Executivo da Covaxx. “Para fazer o que é do melhor interesse da sociedade neste momento de crise global da saúde, estamos alinhados com os líderes mais fortes das suas respectivas indústrias para satisfazer a procura em grande escala e os requisitos de conformidade que esperamos. Não é suficiente nos concentrar no desenvolvimento e aprovação de vacinas. Temos de trabalhar em paralelo para estabelecer as infraestruturas e os parceiros com as capacidades mais fortes, como a Maersk, para entregar a nossa vacina em segurança em todo o mundo”.

“A entrega eficiente e segura de vacinas COVID-19 em todo o mundo é o desafio logístico mais urgente que enfrentamos atualmente. A. P. Moller – A Maersk está empenhada em trabalhar em estreita colaboração com a Covaxx para assegurar uma entrega global desta vacina de ponta a ponta logo que esteja disponível”, disse Rob Townley, Chefe do Projeto Especial de Logística da Maersk. “Os nossos conhecimentos especializados em logística e a infraestrutura global da Maersk fazem desta uma combinação perfeita”.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg