Empresa pioneira em soluções logísticas oferece cursos online de capacitação em importação

18/09/2020

O despacho aduaneiro de importação aplicado na prática. Este é o mote dos cursos online oferecidos pela plataforma Academia Pinho, para capacitar e acelerar a formação de profissionais da área de comércio exterior, com enfoque nos processos de importação. A iniciativa é do Grupo Pinho, pioneiro no ramo de desembaraço aduaneiro há 80 anos.

“Queremos contribuir com nossos clientes na formação de técnicos e também com empresas em geral que desejam importar ou exportar, mas nada conhecem sobre comércio exterior. Os cursos destacam a legislação em vigor e são direcionados para a prática profissional. Além disso, todos os módulos foram desenvolvidos para serem usados como um manual de consulta nas atividades do dia a dia”, explica o professor Pedro Flores de Souza, especialista em comércio exterior, com 20 anos de experiência na área e atualmente gestor operacional da Pinho.

Novos importadores e profissionais recém chegados

Entre as funcionalidades estão aulas gravadas e legendadas, com fórum exclusivo para troca de ideias, esclarecimento de dúvidas e certificado de conclusão. “O curso básico é direcionado a pessoas que estão ingressando no ramo do comércio exterior, seja um importador, que tenha uma empresa começando a operar os processos, ou também universitários e profissionais que entraram recentemente em empresas de desembaraço aduaneiro”, diz Souza.

O conteúdo inclui os registros necessários para uma empresa importar, classificação fiscal de produtos, tratamento administrativo para validar necessidade de licenciamento de importação, despacho aduaneiro de importação com as etapas do processo, e como calcular os custos de uma importação.

Já em relação aos cursos intermediário e avançado em importação, o professor explica que o enfoque acaba sendo em pontos mais específicos da experiência prática no setor. “No módulo 1 do curso intermediário, por exemplo, nós apresentamos os conceitos de transportes nas modalidades internacionais, os tipos de embalagens e contêineres, além da introdução sobre os locais dos desembaraços, as zonas primária e secundária, e como são feitas as transferências entre elas, em detalhes.”

Confira detalhes de cada curso:

Curso: Conceitos básicos de importação (três módulos)

Temas: Principais etapas de um processo de importação, classificação fiscal das mercadorias e como calcular os custos gerais do processo.

Registros necessários para importar e custos do processo
Tratamento administrativo e Incoterms

Curso: Conceitos intermediários de importação (dois módulos)

Temas: Conceitos de transporte e despacho aduaneiro de importação (etapas, confecção de licenciamentos, confecção de declarações e multas nas operações mal feitas).

Transporte e consolidação de carga
Zona Primária e Zona Secundária
DTA / Confecção de LI e DI
Multas e penalidades

Curso: Conceitos avançados de importação (quatro módulos)

Temas: Regimes aduaneiros e processos especiais, situações atípicas como devolução/retorno de mercadorias, abandono e perdimento, material usado e uma aula bônus especial sobre importação de veículos antigos

Custos do processo
Drawback (isenção e suspensão)
Continuação do entreposto aduaneiro
Recof e Recof SPED
Exportação temporária
Reporto / DI única
Despacho antecipado
Carnê ATA e Mudanças

Mais informações: https://www.academiapinho.com/

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Em parceria com a CHEP, Assaí Atacadista evita a emissão de quase 6 milhões kg de CO2
LATAM celebra primeiro ano da rota cargueira Amsterdam-Curitiba com mais de 1,3 mil toneladas transportadas
Colunista do Portal Logweb fala sobre o que é e como implementar a logística omnichannel
Grupo Benner apresenta inovações para transformar a gestão logística
Intelbras apresenta soluções embarcadas com IA para gestão de frotas na Fenatran
XBRI Pneus lança banda de recapagempara pneus de ônibus e caminhão na Fenatran

As mais lidas

Nada encontrado