A Jungheinrich foi indicada em três categorias no IFOY (International Forklift Truck of the Year) Awards 2019. Com essa nomeação, a Jungheinrich se torna a companhia com o maior número de indicações na premiação. Este ano, a empresa alemã concorre com a empilhadeira de mastro retrátil ETV 216i; com o transelevador automatizado STC 2B1A para pequenas peças, e com o sistema de segurança zoneCONTROL.
“Três indicações no IFOY são mais uma prova da força inovadora da Jungheinrich no setor de intralogística. Somos simultaneamente uma empresa de engenharia mecânica, que fornece sistemas para a logística, e desenvolve software. Com nossas soluções altamente inovadoras e eficientes, maximizamos os benefícios para nossos clientes”, afirma Christian Erlach, membro do Conselho de Vendas e Marketing da Jungheinrich.
Categoria “Empilhadeira para armazém”: ETV 216i
A ETV 216i é a primeira empilhadeira retrátil do mundo totalmente integrada com a bateria de lítio. Com um design revolucionário, a ETV 216i garante uma melhora ergonômica significativa, oferecendo ao operador mais liberdade de movimento e a visibilidade perfeita para a condução, além de segurança máxima nas mais diversas operações logísticas. Em comparação às empilhadeiras convencionais, a ETV 216i apresenta um aumento na produtividade do centro de distribuição. Em relação às baterias de chumbo-ácido convencionais, as baterias de lítio totalmente integradas aos equipamentos têm uma vida útil maior, uma operação livre de manutenção, um melhor desempenho e uma maior eficiência para as operações. Os intervalos de carregamento especialmente curtos permitem uma operação diária (24 horas por dia e sete dias por semana). A empilhadeira ETV 216i é capaz de transportar e empilhar cargas com peso de até 1.600 kg a uma altura de elevação de 10,7 metros.
Categoria “AGV e Robô Intralogístico”: Miniload STC
O STC é o primeiro miniload (transelevador) de alta performance desenvolvido internamente pela Jungheinrich. Com tecnologia de ponta e design inovador, o STC assegura o desempenho e a eficiência, otimizando os custos para a logística interna. Para garantir esses benefícios, o miniload STC da Jungheinrich traz um design de mastro com maior escalabilidade do equipamento, em até 25 metros, e a máxima estabilidade; um conceito inovador de trilho voltado para a aproximação em dimensões reduzidas; e um sistema de acionamento Omega drive para um armazenamento mais econômico.
O STC é o miniload mais poderoso de sua classe. Com uma velocidade de percurso de mais de 6 metros por segundo, ele é considerado o melhor equipamento de alta performance de sua categoria. Também possui zonas de energia especialmente adaptadas para o manuseio de mercadorias chamadas “SuperCaps”. Elas armazenam a energia liberada durante os processos de frenagem, retroalimentando o sistema de acionamento durante a aceleração. Dessa forma, a Jungheinrich conseguiu reduzir a demanda de energia e, principalmente, a carga necessária para a operação do miniload em 25% quando comparada à concorrência.
A Jungheinrich também projetou o STC para ter a máxima eficiência na utilização do espaço. Por conta do design inovador do trilho e do sistema de acionamento Omega drive – ao contrário de outros miniloads, o equipamento da Jungheinrich é integrado ao pé do mastro – o sistema atinge as menores dimensões de aproximação. Em comparação com outros miniloads do mercado, a Jungheinrich possibilita aos seus clientes o alcance de uma capacidade de armazenamento significativamente maior com o STC. Outra inovação é o design de mastro modular. Com uma construção leve, ele garante a alta estabilidade do equipamento e, ao mesmo tempo, permite uma escalabilidade flexível de até 25 metros.
Categoria “Software de Intralogística”: zoneCONTROL
A Jungheinrich visa melhorar a segurança dos operadores, das máquinas, dos produtos e das instalações de armazenamento. O novo sistema de alerta zoneCONTROL aumenta a segurança nos pontos mais críticos da operação logística. O sistema consiste em um módulo de rádio instalado na empilhadeira e em faróis luminosos implantados em locais selecionados dentro do armazém. Um campo de transmissão circular é estabelecido em torno dos faróis. Dependendo da distância de um farol ao outro, o sistema situado no veículo é acionado e respostas automáticas são dadas como, por exemplo, frear o veículo. O zoneCONTROL é baseado na tecnologia de rádio Ultra Wide Band (UWB), que permite uma precisão de centímetros.