Ministério de Minas e Energia autoriza implantação de 2º térmica no Porto do Açu

01/08/2018

O Ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, assinou no último dia 30, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), a autorização para a implantação da Usina Termelétrica GNA II, que será desenvolvida pela empresa Gás Natural Açu (GNA) no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O empreendimento contará com 1.673 MW de capacidade instalada.

“Estamos conseguimos avançar no sentido de garantir energia barata e limpa para o Brasil e as perspectivas são muito animadoras. Realizamos a entrega de outorga de 80 empreendimentos, que foram vencedores dos leilões A-4 e a A-6. Dentre eles, temos iniciativas no estado do Rio de Janeiro: as UTEs GNA I e GNA II e a Usina Vale Azul, que será implantada no município de Macaé. Minha expectava é que com o tempo possamos descentralizar essa produção, para diminuir o custo-final dessa energia para os demais estados brasileiros”, afirmou o ministro.

Desenvolvido pela Gás Natural Açu (GNA), parceria entre a Prumo Logística, a BP e a Siemens, a GNA II sagrou-se vencedora do leilão A-6, que aconteceu em dezembro de 2017. O início da operação comercial desta unidade está previsto para janeiro de 2023.

“Com a outorga da segunda termelétrica, o Porto Açu se transforma no maior complexo termelétrico da América Latina, com 3GW de capacidade instalada, o que para nós é motivo de muito orgulho”, destacou Bernardo Perseke, presidente da GNA.

De acordo com José Magela, presidente da Prumo Logística – holding que desenvolve o Porto do Açu – “serão mais de R$ 8 bilhões investidos até 2023 na instalação das 2 termelétricas a gás natural e no terminal de regaseificação de GNL, o que significa geração de emprego e renda e desenvolvimento econômico não só para o Norte Fluminense, como para todo o Brasil”.

Em março deste ano, a GNA iniciou a construção da UTE GNA I, que começa a operar em janeiro de 2021. Ainda neste semestre, também será iniciada a construção do terminal de regaseificação de gás natural (GNL), com capacidade para 21 milhões m³/dia.

A instalação das termelétricas é parte do Açu Gas Hub, projeto em desenvolvimento no Complexo Portuário do Açu, cujo objetivo é constituir uma solução logística para importação e armazenagem de Gás Natural Liquefeito (GNL), assim como para o recebimento, processamento, consumo e transporte de gás natural produzido nas Bacias de Campos e Santos. O gás natural é considerado item fundamental para o desenvolvimento do complexo portuário.

Ferrovia

Ainda durante o evento, o Ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, falou sobre a importância da ligação ferroviária para o Porto do Açu, por meio da ferrovia Rio-Vitória (EF-118). “Nós precisamos criar uma infraestrutura de acesso e transporte ao Porto do Açu, tanto ferroviária, quanto rodoviária. É incompatível termos esse complexo industrial sendo desenvolvido e não ter a ligação logística necessária”, afirmou.

José Magela, presidente da Prumo Logística, reiterou o pleito. “O Porto une o Brasil ao mundo. Agora temos que unir o mundo ao Brasil, por meio de um anel ferroviário. A Rio-Vitória vai transformar a realidade do Rio e trazer desenvolvimento econômico para os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo”, concluiu.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Mercado de caminhões recua 9,2% em 2025, enquanto produção cresce 1,4%, segundo a Anfavea
Mercado de caminhões recua 9,2% em 2025, enquanto produção cresce 1,4%, segundo a Anfavea
Tensões entre EUA e Venezuela afetam logística e abastecimento de medicamentos no Brasil
Volvo FH 540 é o caminhão pesado mais vendido do Brasil pela sétima vez consecutiva
Volvo FH 540 é o caminhão pesado mais vendido do Brasil pela sétima vez consecutiva
Guindastes do Tecon Santos chegam ao terminal com foco em operação remota e descarbonização
Guindastes do Tecon Santos chegam ao terminal com foco em operação remota e descarbonização
Agentes de IA Manhattan passam a operar comercialmente na cadeia de suprimentos
IVECO Capital amplia acesso ao crédito do BNDES para renovação de frota no Brasil
IVECO Capital amplia acesso ao crédito do BNDES para renovação de frota no Brasil

As mais lidas

01

Grupo EREA anuncia Leandro Bassoi como novo CEO e acelera expansão no real estate logístico
Grupo EREA anuncia Leandro Bassoi como novo CEO e acelera expansão no real estate logístico

02

Crise dos Correios e logística nacional entram em foco após encerramento da FedEx no Brasil
Crise dos Correios e logística nacional entram em foco após encerramento da FedEx no Brasil

03

Transportes Gabardo fecha 2025 como primeira transportadora Carbono Negativo do mundo
Transportes Gabardo fecha 2025 como primeira transportadora Carbono Negativo do mundo