Hamburg Süd vence XIV Prêmio ABRALOG de Logística com projeto desenvolvido para a Duratex

19/12/2016

A Hamburg Süd é a grande vencedora do XIV Prêmio ABRALOG de Logística na categoria “Multimodalidade em Logística”, com o trabalho “Utilização de rampa móvel para carregamentos de contêineres”, desenvolvido para a Duratex, cliente da cabotagem da Aliança e de longo curso da Hamburg Süd. A solenidade de premiação aconteceu ontem à noite na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

O projeto foi desenvolvido para a Duratex visando estufagem de contêineres para exportação diretamente na fábrica. No modelo anterior, como o cliente não tinha docas de carregamento, as cargas eram retiradas das plantas industriais em carretas siders, levadas para um terminal externo e estufadas nos contêineres para exportação, gerando dependência exclusiva do transporte rodoviário.

Antes da implementação, a Hamburg Süd negociou com o cliente um teste piloto na fábrica, onde o armador disponibilizou uma empilhadeira com capacidade de movimentação de 4,5 toneladas, uma rampa móvel com capacidade de peso de até 12 toneladas, além de uma equipe com quatro pessoas para treinamento dos funcionários da Duratex sobre peação da carga nos contêineres.

Após o teste, as responsabilidades foram divididas: a Duratex providenciou a empilhadeira e a equipe para estufagem, enquanto a Hamburg Sud adquiriu a rampa móvel para assumir a operação no modelo apresentado.

“O trabalho realizado com a Duratex mostra que uma solução simples, com pouco investimento e quebra de barreiras iniciais, pode gerar resultados muito satisfatórios”, afirma Fernando Camargo, gerente de Intermodal da Hamburg Süd.

Com a utilização de rampa móvel, os principais benefícios para o cliente foram:

· Menor custo operacional;
· Menor risco de avarias da mercadoria;
· Diminuição das etapas do processo e agilidade na estufagem dos contêineres;
· Possibilidade de inclusão do modal ferroviário, com redução de emissão de CO2;
· Criação de mais uma opção de escoamento da carga para Santos com a utilização do modal ferroviário;
· Economia no processo de armazenagem, já que os contêineres coletados antes da abertura do gate têm um transit time maior na ferrovia para chegar ao porto.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg