Aqua Capital promove a união da Comfrio Soluções Logísticas e da Stock Tech

01/04/2015

A Aqua Capital (Fone: 11 3707.5820), private equity focado em empresas de médio porte dos setores de agribusiness, alimentos e logística no Brasil e no Cone Sul, acaba de promover a união da Comfrio Soluções Logísticas e da Stock Tech Logística. Após três anos como co-controladora e detentora de fatia da Comfrio, a Aqua adquiriu o restante do capital da empresa, assim como 100% da Stock Tech para, na sequência, promover a união de ambas. O grupo resultante já nasce como o maior do Brasil em armazenagem de frio, com mais de 600.000 m3 de capacidade. Ao mesmo tempo, a Aqua anuncia a entrada do AGRO Merchants Group na base de capital do novo grupo e em seu Conselho de Administração, dada a aquisição de fatia minoritária. 

“Após três anos como co-controladora da Comfrio, a Aqua viu que suas avaliações sobre o potencial do segmento de armazenagem de frio estavam corretas. Há espaço para crescimento no País, assim como a possibilidade de atender necessidades ainda não cobertas. Isso nos levou a ampliar nossa posição na Comfrio e a promover sua união com a Stock-Tech, formando um grupo com maior capacidade de investimento e capacidade estratégica”, explica Sebastian Popik, sócio da Aqua e presidente do Conselho do grupo resultante da união das duas empresas.

E ele continua: “este negócio dá origem a uma companhia com potencial de liderança na América do Sul. Prova da atratividade do novo grupo é o fato de já termos atraído o AGRO Merchants Group para o seu capital, o que nos traz os melhores recursos existentes”. 

A Comfrio e a Stock Tech unidas formam a maior companhia do Brasil em armazenagem de frio, o segmento mais sofisticado na área de logística, já que opera com alimentos e tem uma demanda intensa por agilidade e velocidade. “Ambas as empresas detêm expertise e capacidade estratégica na área que, somadas, posicionam a Comfrio-Stock Tech não apenas como a maior, mas também a melhor do setor. Ao mesmo tempo, as redes de cada uma se mostram complementares – logo, o negócio soava como lógico e com amplo potencial. Um aspecto central é poder oferecer soluções integradas e escala nacional a grandes clientes. Isto é um enorme diferencial hoje: discutimos e apresentamos soluções de malha, e não locações pontuais. Outro aspecto central é o investimento em tecnologia e processos. Estamos em pleno processo de um grande salto em termos de produtividade”, completa Popik. 

Primeiro investimento 

A entrada no capital da Comfrio e da Stock Tech marca o primeiro investimento do AGRO Merchants Group no Brasil e na América Latina, áreas foco para o AGRO no futuro. Junto com seu investidor OakTree Capital Management, o AGRO Merchants Group realizou 11 aquisições nos Estados Unidos e na Europa desde março de 2013 e agora inicia sua expansão pela América Latina. 

“A união de Comfrio e Stock Tech nos garante meios de atender necessidades ainda não cobertas no País”, diz o diretor do novo grupo e Operating Partner da Aqua Capital, Evandro Calanca. “O investimento do AGRO na plataforma de negócios, por seu turno, deixa clara a relevância do negócio desenhado e viabilizado pela Aqua Capital, assim como ratifica um horizonte de investimentos e de adição de capacidade estratégica à Comfrio e à Stock Tech”, completa. 

Com o negócio, a Aqua Capital amplia seu portfólio e reforça seu foco: a expansão de empresas de médio porte dentro da cadeia de valor do agronegócio no Brasil e no Cone Sul. Fundada em 2009, a companhia de investimentos aloca capital hoje em quatro empresas. A filosofia de investimentos da Aqua Capital é buscar posições em empresas com potencial de liderança na cadeia do agronegócio, alimentos e logística. O investimento total na transação da Comfrio – Stock Tech foi de R$ 120 milhões (US$ 45 milhões). 

Perspectivas 

Sobre as perspectivas da união de Comfrio e Stock Tech, Popik diz que, “com a união das companhias, temos um horizonte de investimentos e de adição de capacidade estratégica significativo. Isso nos permite trabalhar com a previsão de dobrar nossa participação de mercado em quatro anos e melhorarmos ainda mais nossos serviços. Não descartamos que parte deste crescimento seja por meio de novas aquisições.” 

Já se referindo aos próximos investimentos da Aqua, Popik lembra que o foco é criar excelentes empresas que atinjam a liderança dos seus segmentos dentro da cadeia de valor do agronegócio no Brasil e no Cone Sul. “Faremos novos negócios, sempre em linha com esta filosofia de investimentos. Buscamos posições em empresas com potencial de liderança na cadeia do agronegócio, alimentos e logística para as quais podemos oferecer capacidade de gestão, expertise operacional e abordagem empreendedora”, completa.  

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Frasle Mobility inaugura sistema inédito de automação logística no setor de aftermarket
Frasle Mobility inaugura sistema inédito de automação logística no setor de aftermarket
NTC&Logística divulga levantamento e aponta queda no roubo de cargas em 2025, mas alerta para impacto ainda elevado
Levantamento da NTC&Logística aponta queda no roubo de cargas em 2025, mas alerta para impacto elevado
Van elétrica urbana Ford Transit City chega à Europa com autonomia de até 250 km
Van elétrica urbana Ford Transit City chega à Europa com autonomia de até 250 km
Amazon lança Programa de Trainees para desenvolver novos líderes
Amazon lança Programa de Trainees para desenvolver novos líderes e atender sua expansão no e-commerce
Logística na Páscoa exige revisão de seguros para transporte de cargas sensíveis, alerta diretor da Mundo Seguro
Logística na Páscoa exige revisão de seguros para transporte de cargas sensíveis, alerta Mundo Seguro
Expansão de polos logísticos redefine custos e operação no TRC, avalia diretor da FETCESP
Expansão de polos logísticos redefine custos e operação no TRC, avalia diretor da FETCESP

As mais lidas

01

Benel reduz emissões de CO₂ em 86 veículos com tecnologia de descarbonização
Benel reduz emissões de CO₂ em 86 veículos com tecnologia de descarbonização

02

Mercado Livre aluga centro logístico da Goodman em Santo André, SP,  e reforça operação de last mile
Mercado Livre aluga centro logístico da Goodman em Santo André, SP,  e reforça operação de last mile

03

Escassez de galpões logísticos em Santa Catarina aumenta com expansão portuária bilionária
Escassez de galpões logísticos em Santa Catarina aumenta com expansão portuária bilionária