Drogarias Campeã investe em logística e gestão de estoque

11/11/2013

Wanderley Gonelli Gonçalves

A Drogarias Campeã (Fone: 11 4243.2136) – rede que conta com 55 lojas e duas farmácias de manipulação próprias, implantadas em diversas cidades do Estado de São Paulo – iniciou em abril a gestão própria de sua logística. O processo acompanha as mudanças que estão sendo realizadas na empresa, que começou com a abertura de sua distribuidora em 2012, e que visa melhorar o armazenamento e a distribuição de medicamentos.

A Drogarias Campeã atua só no Estado de São Paulo – são pelo menos 20 cidades. E, pela proposta de remédio a preço popular, está estabelecida em cidades estratégicas para entrega e, também, leva em conta locais nos quais há um bom número de pessoas circulando.

REDUÇÃO DE GASTOS

Com a alteração do serviço terceirizado, a rede prevê reduzir gastos em pelo menos 30%. “Melhoraremos o estoque dos similares e genéricos e não teremos mais problemas com a demora na entrega de algumas indústrias. Nosso estoque será mais organizado, e nossas entregas mais ágeis”, explica o diretor comercial da Drogarias Campeã, Giovani Bondança.

Ele diz que a redução em até 30% dos gastos deve-se ao fato de, antes, estarem dentro de uma empresa que armazenava, separava e entregava para as lojas. “Além disso, o maior ganho foi na agilidade de todos os processos, uma vez que ele agora só depende de nós”, completa.

Na verdade, Bondança diz que a empresa decidiu investir em uma logística própria para melhorar o nível de serviço em sua rede de drogarias e evitar problemas, como atraso na entrega – “resultado de você ser só mais um dentro de uma empresa muito grande. Nunca a culpa é deles, sempre de outros. E o custo era altíssimo”.

Outro fator resultante desta decisão é que agora a empresa acredita que poderão estocar mais produtos. “Já tivemos problemas de entrega por parte da indústria. Com um estoque mais organizado e completo e com nossa própria logística de entrega, teremos mais eficiência em todo o processo”, avalia, destacando, também, que foram gastos 8 meses nesse processo de mudança.

INVESTIMENTOS

A empresa conta com um galpão de mais de mil metros quadrado em Cotia, São Paulo, e quatro veículos para transportar os medicamentos. E também contratou um farmacêutico, que é responsável por cuidar de todos os processos regulatórios do setor. “Investimos na locação do galpão. Não compramos carros, trabalhamos com três agregados. A cubagem deles é de 12 m3. Também houve a contratação de 5 ajudantes e um motorista de empilhadeira, e os outros profissionais foram promovidos de outros departamentos – um gerente farmacêutico, um gerente de logística, um encarregado e um do faturamento”, explica o diretor comercial.

Ele complementa dizendo que as maiores dificuldades neste processo foram relacionadas ao ajuste de toda a estrutura física e de TI, e que para esse ano – dentro do seu plano de expansão e de novos investimentos – estão seguindo com a abertura gradativa de novas filiais e estudando oportunidades de negócio fora da capital. “Em julho, abrimos uma unidade em Sorocaba. Fora isso, novos investimentos devem ser feitos somente no ano que vem”, conclui.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Entrega por drone supera 600 pedidos e amplia operação do iFood em Sergipe (AL)
Entrega por drone supera 600 pedidos e amplia operação do iFood em Sergipe (AL)
Mira Transportes integra coleta e distribuição no Sul e amplia operações no transporte rodoviário para 2026
Mira Transportes integra coleta e distribuição no Sul e amplia operações no transporte rodoviário para 2026
Hidrovias do Arco Norte ganham protagonismo na logística do agronegócio brasileiro em 2025
Hidrovias do Arco Norte ganham protagonismo na logística do agronegócio brasileiro em 2025
Gincana do Caminhoneiro 2025 consagra vencedor de Arapongas (PR) com Mercedes-Benz Accelo zero km
Gincana do Caminhoneiro 2025 consagra vencedor de Arapongas (PR) com Mercedes-Benz Accelo zero km
Conectividade logística da RGL reduz em até uma hora a liberação de veículos no pátio da Volkswagen em Resende (RJ)
Conectividade logística da RGL reduz em até uma hora a liberação de veículos no pátio da Volkswagen em Resende (RJ)
Compensação de CO2 no transporte de cargas impulsiona novo projeto da Tokio Marine no seguro de cargas
Compensação de CO₂ no transporte de cargas impulsiona novo projeto da Tokio Marine no seguro de cargas

As mais lidas

01

Ampliação do Tecon Santos avança com demolição de prédio administrativo e expansão do pátio de contêineres
Ampliação do Tecon Santos avança com demolição de prédio administrativo e expansão do pátio de contêineres

02

Compensação de CO2 no transporte de cargas impulsiona novo projeto da Tokio Marine no seguro de cargas
Compensação de CO₂ no transporte de cargas impulsiona novo projeto da Tokio Marine no seguro de cargas

03

Conectividade logística da RGL reduz em até uma hora a liberação de veículos no pátio da Volkswagen em Resende (RJ)
Conectividade logística da RGL reduz em até uma hora a liberação de veículos no pátio da Volkswagen em Resende (RJ)