A MAN Diesel & Turbo é a fornecedora dos motores para os primeiros navios-contêineres alimentados principalmente por gás natural liquefeito (GNL). A empresa de transporte norte-americana TOTE Inc., com base na cidade de Tacoma (Washington), assinou um contrato com o estaleiro NASSCO em San Diego para a construção de dois navios-contêineres. Tais navios serão futuramente movidos por um motor flex de dois tempos 8L70ME-GI, que poderão ser operados com combustível líquido ou gasoso. Este é o primeiro pedido do novo motor ME-GI para a MAN Diesel & Turbo.
A construção do primeiro navio-contêiner deverá ter início em 2014, com entrega programada para o fim de 2015. O segundo navio deverá ser entregue em 2016. O contrato entre TOTE e NASSCO também contém um opção para mais três navios-contêineres.
Com 3.100 TEU, os dois navios serão os mais compatíveis com meio ambiente no mundo por serem as primeiras movidas principalmente a GNL. As embarcações irão percorrer o trecho entre a Flórida e Porto Rico e, portanto, especialmente Áreas de Emissão Controlada definidas pela Organização Marítima Internacional, nas quais as normas de emissões deverão se tornar consideravelmente mais rígidas nos próximos anos.
As vantagens dos motores flex são, por um lado, a sua compatibilidade com o meio ambiente, quando utilizados em modo de gás: as emissões de CO2 e óxido nítrico são substancialmente reduzidas, enquanto as emissões de partículas, óxidos de enxofre e fuligem são virtualmente inexistentes. Por outro lado, os motores flex MAN oferecem a armadores e operadores enorme flexibilidade e eficiência de custos, já que o combustível poderá ser alterado com base na sua disponibilidade e preço.









