DHL Supply Chain fecha parceria com a Nike para otimizar cadeia logística

01/12/2011

A Nike é o maior fabricante de calçados, roupas e equipamentos esportivos do mundo, atua em mais de 160 países, com US$ 19 bilhões de faturamento e emprega mais de 1 milhão de pessoas. Para assegurar o seu crescimento no Brasil, a Nike conta com a DHL Supply Chain desde 1998 para integrar suas operações logísticas.

Com a Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016 no Brasil, o país tem tudo para se tornar uma das maiores operações da Nike no mundo. A DHL Supply Chain é parceira da Nike nesse sucesso, integrando a cadeia de suprimentos e ajudando a Nike a atender às necessidades de seus clientes finais.

Hoje, o negócio da Nike no Brasil está crescendo rapidamente, assim como a economia brasileira. Como parte de sua estratégia para continuar o crescimento, a Nike lança a cada três meses uma nova linha de produtos, sendo que o fluxo é maior próximo as datas comemorativas. Essa sazonalidade demanda flexibilidade e visibilidade para garantir que o lançamento de produtos seja gerenciado de forma eficiente e com custos competitivos.

A DHL Supply Chain trabalhou com a Nike e seus parceiros para implementar um programa de logística integrada que atende dinamicamente a demanda da Nike através de um sofisticado sistema de gerenciamento de pedidos, integração e planejamento de rotas e embarques e excelência em serviços de entrega. A solução também inclui investimentos em tecnologia, definição de processos e capacitação da equipe de profissionais.

Além disso, outros processos também foram colocados em prática, como monitoramento de produtos por rádio frequência, a etiquetagem e instalação de alarmes nos produtos para que os mesmos sejam entregues ao cliente final prontos para a venda, com preço e códigos de barra para controle de estoques das lojas. Produtos ainda são etiquetados ainda nos centros de distribuição (CDs) com especificações quanto à rota a ser seguida dentro da própria transportadora, diminuindo o número de extravios e agilizando a passagem pela rede de distribuição, enviando informações em tempo real de entregas aceitas ou recusadas nas metrópoles. Um novo desenho do processo de logística reversa envolvendo o cliente final também foi feito.

A solução de logística integrada que a DHL Supply Chain implementou tem contribuído para o crescimento dos negócios da Nike e teve obteve resultados na redução de custos em toda a cadeia de suprimentos. Sofreu um aumento significativo dos níveis de serviço e ocorreu a implementação do novo sistema de gestão sem ruptura operacional

"Tentar otimizar a cadeia de suprimentos em pedaços não é eficiente. Já a total integração é o caminho estratégico para o crescimento do negócio. " Leonardo Silvério, gerente nacional de logística da Nike

Foto: Stock.schng

 

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