A Azul Cargo, unidade de logística da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, completa em agosto um ano de operações e inaugura uma loja em São Paulo, na avenida Pedro Bueno, 1505, ao lado do Aeroporto de Congonhas.
A nova unidade vai funcionar como ponto de coleta e distribuição de encomendas na capital paulista. Em breve, as operações da Azul Cargo vão se estender a São Luís e Teresina também, os novos destinos atendidos pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras a partir de setembro.
Até o fim do ano, mais 20 lojas serão implantadas nas cidades do interior dos estados do Sul e Sudeste do Brasil. “Estamos experimentando um crescimento acelerado no segmento de carga expressa, aproveitando os diferenciais da Azul”, diz Maria Fan, gerente da Azul Cargo.
Neste um ano de existência, a companhia contabiliza: 2,5 milhões de quilos de carga transportada, 272.586 volumes, 8 mil clientes atendidos, 2.156 cidades com serviço de entregas porta a porta e 32 terminais de carga ou lojas, incluindo a loja do Aeroporto de Congonhas.
O Estado de São Paulo representa 60% da receita da Azul Cargo. “Com a loja de Congonhas, nossa expectativa é crescer na receita global de 10% a 15% por mês”, revela Maria.
Segundo Pedro Janot (foto), presidente executivo da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, o sucesso da Azul Cargo se deve ao fato de a Azul ser a companhia mais pontual de 2010, ter sido a mais pontual em 2009 e ainda apresentar os maiores índices de regularidade. “Dedicamos às nossas remessas da Azul Cargo a mesma atenção dada aos clientes que voam conosco e isso tem nos ajudado a conquistar o mercado”, declara.
Outra novidade é que a partir de 13 de setembro, o transporte via ônibus realizado pela empresa, que também é utilizado para levar cargas no bagageiro, vai conectar o aeroporto de Congonhas ao de Campinas com 11 frequências diárias.
Novos aviões
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras recebeu recentemente mais duas aeronaves Embraer 195. Com isso, a frota da companhia já é de 21 aeronaves, sendo 10 Embraer 190 e 11 Embraer 195.
A expectativa é fechar o ano com 26 aeronaves, lembrando que a Azul aumentou o pedido de aeronaves para a Embraer este ano ao encomendar cinco aeronaves extras. Fora das 76 pedidas no anúncio da criação da empresa em 2008. No fim de 2009, a frota da Azul era composta de 14 aeronaves.
De acordo com o Capitão Miguel Dau, COO da Azul, a empresa está analisando a possibilidade de adquirir aviões cargueiros. “Em 12 meses, o projeto de escolha dos modelos deve estar concluído. Serão no mínimo três novas aeronaves.”









