Presente em 23 estados brasileiros, a rede de restaurantes Giraffas (Fone: 11 4003.1551) tem inaugurado uma loja atrás da outra no Estado de São Paulo – dos 302 pontos de venda existentes no país, 96 restaurantes e dois quiosques ficam no estado paulista. E para garantir que esta expansão ocorra da maneira adequada, o processo todo é programado, principalmente no que diz respeito à capacidade de abastecimento.
Antes de inaugurar a unidade em uma nova cidade, por exemplo, a empresa avalia qual será a capacidade para abastecer aquela franquia. Segundo o diretor-executivo da rede, Cláudio Miccieli, após adotar o sistema de franquias que vem sendo utilizado desde 1991, o Giraffas observou que seria necessário mudar o sistema de abastecimento, antes executado pela própria rede.
Desta forma, a empresa decidiu se concentrar no que era a sua especialidade – a administração de uma rede de restaurantes – e contratou um parceiro logístico para cuidar do abastecimento das franquias da rede: a Fast & Food (Fone: 11 3232.4900), que é responsável pelo planejamento da demanda, negociação com fornecedores, armazenagem e distribuição.
Nas operações logísticas do Giraffas, a Fast & Food adota o conceito One Stop Shop, que consiste em entregar todo o mix de produtos na mesma entrega. Segundo Miccieli, os CDs da Fast & Food em São Paulo, SP, e Brasília, DF, além de um centro de apoio em Recife, PE, têm capacidade para atender a todos os pontos-de-venda da rede no Brasil, lembrando que o Giraffas só não está presente nos estados do Acre, Amapá e Roraima.
O diretor-executivo revela que cerca de 60 veículos, na maioria caminhões, são utilizados para abastecer a rede e afirma que ao trabalhar com um Operador Logístico terceirizado, o Giraffas consegue oferecer em tempo hábil aos franqueados os produtos necessários para a produção de pratos, sanduíches e sobremesas da rede.
Sobre o processo logístico, ele comenta que os fornecedores entregam os produtos nos Centros de Distribuição da Fast & Food que, então, os armazena. Posteriormente, os produtos são comprados pelos franqueados diretamente do distribuidor. “Com o crescimento da rede e a grande quantidade de produtos comprados, o Giraffas é capaz de oferecer a seus franqueados produtos entregues com frequência e a preços competitivos”, salienta.
Além das entregas frequentes – de uma a três por semana, dependendo da região e do volume de vendas da unidade –, o diretor-executivo do Giraffas reconhece que é extremamente importante ter um bom Operador Logístico para abastecer os restaurantes da rede, porque isto garante que os produtos cheguem sempre frescos aos franqueados.
No Nordeste, por exemplo, são realizadas duas entregas por semana, ao passo que em outros estados elas são quinzenais. Já em regiões mais afastadas, como Manaus, os produtos são transportados via cabotagem e as entregas costumam ser feitas a cada 20 dias. Neste caso, aliás, Miccieli alerta que é preciso melhorar a ocupação da linha de transporte da cabotagem para a região Norte do país.
Ele comenta que atuar em 23 estados e ter de manter a padronização dos produtos em todos os mais de 300 pontos-de-venda é um dos grandes desafios logísticos enfrentados pela rede Giraffas em suas operações. Por isso, afirma que é importante ter um Operador Logístico com capacidade para abastecer todos os pontos-de-venda e, ao mesmo tempo, manter a padronização dos produtos vendidos. L









