Multimodal – Melhores transportadoras da Vale Fertilizantes em 2010 recebem premiação

07/06/2011

Sotrange e Cocal foram as grandes vencedoras da 7ª edição do Prêmio Melhores Transportadoras da Vale Fertilizantes (Fone: 11 5501.1155), categorias Líquido e Sólido, respectivamente. O evento aconteceu no dia 18 de maio último, em São Paulo.

Em segundo lugar, ficaram Concórdia (Líquido) e IC Transportes (Sólido). Promovida desde 2004, a premiação avaliou nesta edição 15 transportadoras, sendo seis na categoria Líquido e nove na Sólido.

Para escolher as melhores fornecedoras, a Vale Fertilizantes analisa aspectos como número de acidentes, check-list de veículos nas portarias, número de faturas emitidas, cumprimento da programação de carregamento, rastreamento de veículos, idade da frota e avaliação de maturidade. Este último critério considera a comunicação, o treinamento dos motoristas e o cumprimento da legislação e políticas de qualidade.

Com essa avaliação, as transportadoras se preocupam em monitorar e controlar todos os itens relevantes para a segurança dos veículos em circulação, além de estarem sempre atentas para a saúde física e psicológica dos motoristas.

O Prêmio Melhores Transportadoras reconhece, ainda, as empresas que conquistaram índice zero de acidentes durante 2010. Por meio de um check-list rigoroso nas portarias de suas unidades, a Vale Fertilizantes verifica diversos itens de segurança nos veículos, como extintor, iluminação, condições gerais, condições dos pneus e capacitação do motorista.

Em 2010, a companhia analisou esses itens em 76.331 veículos carregados e, a partir desta avaliação, foram identificadas as transportadoras que conquistaram o índice “Acidentes Zero”. Durante a premiação, Borelli, Contatto, Dalçóquio, Ouro Verde, Betel, Meca, Multitrans, Rodoborges, Guerra & Guerra e Expresso Hércules receberam uma placa que reconhece o seu comprometimento com a segurança.

Outra iniciativa da Vale Fertilizantes direcionada à segurança é o programa Transporte com Segurança Máxima, que, desde 2007, quando foi iniciado, já realizou 5.000 treinamentos para motoristas que transportam produtos perigosos. Por meio de vídeos e materiais didáticos, os profissionais são orientados quanto aos riscos do produto transportado e sobre como agir de forma segura em caso de acidente.

“Com o passar dos anos, este prêmio passou a ser muito disputado, fazendo crescer a qualidade do transporte oferecido e diminuindo o índice de roubos. Desde sua implantação, verificamos uma redução de aproximadamente 98% no número de acidentes, o que comprova a eficiência da iniciativa”, destaca o diretor comercial e de marketing da Vale Fertilizantes, Luiz Antonio Veiga Mesquita.

Volume transportado em 2010 pelas vencedoras


Cocal
    Produtos: Rocha, fertilizantes e enxofre
    Volume: 273.000 t/ano

IC TRANSP
    Produtos: Rocha, fertilizantes e enxofre
    Volume: 552.000 t/ano

Sotrange
    Produtos: Ácido sulfúrico, fosfórico e amônia
    Volume: 63.000 t/ano

Concórdia
    Produtos: Ácido nítrico concentrado
    Volume: 3.000 t/ano

Operações e novidades

A Vale Fertilizantes é fornecedora de matérias-primas e produtos intermediários utilizados na produção de fertilizantes, na industrial química e para a nutrição animal, transportando no ano passado 4 milhões de toneladas, sendo um grande percentual de granel sólido.

A companhia utiliza os modais rodoviário, ferroviário, marítimo e dutoviário, só não operando com o hidroviário. Apesar de grande parte do transporte ser feita via rodovia, a ferrovia é o ideal para as operações da empresa.

No ferroviário, a Vale Fertilizantes tem parceria com a FCA – Ferrovia Centro-Atlântica, transportando enxofre a partir do Terminal Marítimo próprio (localizado no Porto de Santos, SP) até Uberaba, MG, de onde, depois de descarregados, os vagões seguem mais cerca de 200 quilômetro até Catalão, GO, para abastecimento com rocha fosfática, voltando com a carga para Cubatão, SP.

Segundo Renato Saleme, gerente de logística da Vale Fertilizantes, a empresa está montando esquema parecido de transporte em Minas Gerais. A carga de enxofre sai do Porto de Santos e segue para Araxá, onde os vagões ou caminhões são descarregados e carregados com rocha fosfática para seguir até Cubatão. “Hoje, 50% desta operação é feita via modal ferroviário e 50% via rodoviário. Nossa intenção é que 100% dela seja feita por ferrovia, mas ainda não temos prazo para a concretização do projeto”, explicou o profissional.

Para contratar uma nova transportadora como parceira, a Vale Fertilizantes realiza uma análise da situação da empresa, e há uma concorrência. Mesquita lembra que o mais recente contrato fechado foi com a Della Volpe. Segundo ele, essas parcerias também facilitam a expansão da Vale Fertilizantes, pois quando há a intenção de abrir uma filial, uma das transportadoras é escolhida para construir e operar a estrutura. Como exemplo, a Cocau anuncia para agosto a abertura de um armazém da Vale Fertilizantes em Luis Eduardo Magalhães, BA. A empresa já possui um em Rondonópolis, MT. “Estamos estudando a construção de mais dois polos. Essa iniciativa tem dado muito certo”, acrescenta Mesquita.

Além disso, a Vale Fertilizantes investirá R$ 2,2 bilhões no Projeto Salitre, obra que faz parte do plano de combate à seca do nordeste brasileiro, em Patrocínio, MG. Em ativos de fertilizantes serão direcionados R$ 15 bilhões até 2015, envolvendo também as unidades no exterior. O diretor comercial e de marketing da Vale Fertilizantes lembra que, com os investimentos, a empresa vai precisar contar com mais transportadoras parceiras.

 

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