Eadi Sul expande suas atividades em Curitiba e Foz do Iguaçu

27/08/2007

A administradora de portos secos da região sul do Brasil, a Eadi Sul, coligada ao grupo Columbia, acaba de inaugurar um novo centro de distribuição em Curitiba, PR, e se prepara para colocar em prática o projeto que prevê a constituição do seu segundo empreendimento em Foz do Iguaçu, também em PR, próximo à fronteira do Brasil com o Paraguai.

A Eadi Sul venceu a concorrência da prefeitura do município para a utilização de um terreno de 126 mil m2. A intenção da empresa é transformar o local em um porto seco – que ainda precisa ser licitado pela Receita Federal – com capacidade para receber cerca de 10 mil veículos por mês entre exportações e importações, ou em um recinto especial para despacho aduaneiro para exportação (Redex), que necessita de autorização.

A empresa estima que os custos para a criação de um porto seco estejam hoje em R$ 8 milhões, o dobro do volume gasto para o Redex. O projeto inclui a construção de um centro de distribuição, de 5 mil m2.

O prazo para o início das operações é de 36 meses, segundo Hario Tieppo Júnior, diretor regional das unidades no sul. De acordo com ele, a intenção é integrar o empreendimento ao programa que prevê utilizar o Rio Paraná para escoamento de produtos do sudeste e do centro-oeste do Brasil. Pelo acordo com a prefeitura, a Eadi passará a pagar R$ 41,2 mil por mês quando começar a operar no local.

O atual porto seco da Eadi Sul em Foz do Iguaçu movimenta entre 12 mil e 14 mil veículos por mês, entre importação (40%) e exportação (60%). Desde 2003, quando a empresa assumiu as operações, o porto recebeu investimentos de R$ 5 milhões. Hoje movimenta principalmente commodities agrícolas, como soja e milho, cargas refrigeradas (frango), defensivos e alimentos industrializados. “O foco é oferecer pacotes de logística integrada, com soluções completas de transporte, armazenagem e movimentação aduaneira”, informa o diretor.

De acordo com ele, a companhia pretende também expandir operações para Paranaguá, no litoral do Paraná, Santa Catarina – Estado onde ainda não está presente – e Porto Alegre, com a construção de centros de distribuição. Hoje a empresa está estruturada com quatro unidades de fronteira, localizadas no Rio Grande do Sul (Uruguaiana, Santana do Livramento e Jaguarão) e no Paraná (Foz do Iguaçu), além do Porto Seco de Curitiba.

Já o novo centro de distribuição em Curitiba, inaugurado em julho, tem 10 mil m2 para área de armazenagem (oito mil posições porta/paletes).

(Fonte: Gazeta Mercantil)

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Entrega por drone supera 600 pedidos e amplia operação do iFood em Sergipe (AL)
Entrega por drone supera 600 pedidos e amplia operação do iFood em Sergipe (AL)
Mira Transportes integra coleta e distribuição no Sul e amplia operações no transporte rodoviário para 2026
Mira Transportes integra coleta e distribuição no Sul e amplia operações no transporte rodoviário para 2026
Hidrovias do Arco Norte ganham protagonismo na logística do agronegócio brasileiro em 2025
Hidrovias do Arco Norte ganham protagonismo na logística do agronegócio brasileiro em 2025
Gincana do Caminhoneiro 2025 consagra vencedor de Arapongas (PR) com Mercedes-Benz Accelo zero km
Gincana do Caminhoneiro 2025 consagra vencedor de Arapongas (PR) com Mercedes-Benz Accelo zero km
Conectividade logística da RGL reduz em até uma hora a liberação de veículos no pátio da Volkswagen em Resende (RJ)
Conectividade logística da RGL reduz em até uma hora a liberação de veículos no pátio da Volkswagen em Resende (RJ)
Compensação de CO2 no transporte de cargas impulsiona novo projeto da Tokio Marine no seguro de cargas
Compensação de CO₂ no transporte de cargas impulsiona novo projeto da Tokio Marine no seguro de cargas

As mais lidas

01

Ampliação do Tecon Santos avança com demolição de prédio administrativo e expansão do pátio de contêineres
Ampliação do Tecon Santos avança com demolição de prédio administrativo e expansão do pátio de contêineres

02

Compensação de CO2 no transporte de cargas impulsiona novo projeto da Tokio Marine no seguro de cargas
Compensação de CO₂ no transporte de cargas impulsiona novo projeto da Tokio Marine no seguro de cargas

03

Conectividade logística da RGL reduz em até uma hora a liberação de veículos no pátio da Volkswagen em Resende (RJ)
Conectividade logística da RGL reduz em até uma hora a liberação de veículos no pátio da Volkswagen em Resende (RJ)