Estudo de caso Still implementa ferramenta B2B

10/06/2002

Com o objetivo de proporcionar um melhor atendimento e distribuição de peças de reposição, a Still do Brasil, que fabrica e distribui empilhadeiras e transpaleteiras, otimizou o seu ERP, buscando uma maneira ágil e precisa de controlar os pedidos de peças.

E, após diversas otimizações em seu sistema de dados, ERP e cálculo de reposição de estoques, deu um grande passo entrando na era da Internet, disponibilizando, para a sua rede de serviços autorizados e clientes, uma tela para inserção e acompanhamento de pedidos de peças via Web. Com fábrica no Rio de Janeiro e filial em São Paulo, ela tem uma vasta rede de representantes e serviços autorizados em todo o Brasil e no Mercosul.

“Com a implantação do ERP, o problema de integração entre os vários departamentos da empresa foi resolvido, já que na mesma base de dados havia todas as informações necessárias para dar um feedback rápido e preciso ao cliente. Porém, como todo sistema vendido em pacote, a tela de inclusão de pedidos não atendia 50% das necessidades reais. Assim, a tela foi otimizada de forma que todas as informações sobre os pedidos colocados, como prazos de peças em produção, peças importadas ou adquiridas de fabricantes nacionais, assim como a NF de remessa, transportadora e data de embarque, fossem disponibilizadas para que os atendentes, através de algumas teclas de atalho, tivessem estas respostas on-line e sem perda de tempo”, explica Rubén Darío, gerente de logística da Still.

Ele informa que a velocidade do atendimento
de peças evoluiu tão intensamente que foi preciso
otimizar o picking de peças, assim como o processo de emissão
de notas fiscais. “As notas fiscais, que antes eram emitidas
pelo Departamento Fiscal, através do recebimento de copia
do romaneio, passaram a ser responsabilidade do próprio almoxarife.
Este detalhe, além da própria otimização
do programa de emissão de romaneios, aumentou a nossa flexibilidade
no atendimento de pedidos – antes, para serem enviados no mesmo
dia, os pedidos deveriam ser recebidos até o meio-dia. Hoje,
chegam até as 17 horas e são enviados, do Rio de Janeiro,
para o cliente no mesmo dia, chegando em São Paulo até
as 10 horas da manhã no modal rodoviário e, nos demais
estados, em até 24 horas, pelo modal aéreo”.

B2B
Darío informa que, tendo toda esta base logística
implantada, a empresa decidiu encurtar ainda mais o tempo de resposta
para seus clientes e serviços autorizados. Então,
foi implantada a ferramenta de B2B e disponibilizado acesso direto
ao banco de dados do ERP à rede se serviço autorizado
e, posteriormente, para clientes da Still. “Desta forma, ao
invés do cliente ou empresa fazer uma ligação
interurbana, enviar um e-mail ou fax para nossos atendentes, passaram
a obter todas as informações necessárias, como
preço de peças, prazo de entrega, posição
dos pedidos colocados, data de embarque, etc., bastando acessar
nosso sistema pela Internet. E, além de informações
dos pedidos colocados, o forte do sistema é a possibilidade
do próprio serviço autorizado ou cliente colocar pedidos
de peças diretamente em nosso sistema.”

Benefícios
O gerente de logística da Still também informa que,
com a implantação do B2B, a empresa conseguiu atingir
o seu maior objetivo: abastecer os clientes com peças de
reposição com qualidade, e com a velocidade que este
tipo de material exige. “Sabemos do prejuízo que uma
empilhadeira parada por falta de peças representa para nossos
clientes, e nosso sistema de distribuição encurtou
ao máximo o tempo de resposta entre a necessidade e a entrega,
garantindo, assim, um atendimento nos melhores níveis do
mercado. Hoje recebemos 95% de nossos pedidos pela WEB, e atendemos
90% das peças solicitadas em até 24 horas.”

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savoy
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