E-commerce pela TGestiona

27/07/2009

A Internet, já há algum tempo, é parte integrante da vida de muitas pessoas, que passam horas conectadas à rede mundial de computadores, seja com propósitos profissionais ou pessoais. Com isso, as compras feitas por meio desta ferramenta também têm se constituído uma forte tendência, o que pode ser facilmente explicado pela comodidade de adquirir uma infinidade de produtos com apenas um click e receber a compra no conforto do lar.

De acordo com Marcelo José de Sousa, diretor de Logística da TGestiona (Fone: 0800 7771010), empresa do Grupo Telefônica, o mercado brasileiro de e-commerce é de aproximadamente R$ 8,5 bilhões, com mais de 9,5 milhões de consumidores on-line, e está crescendo exponencialmente a cada ano. Ele diz que até 2011 a expectativa de crescimento é de 25% ao ano.

Com este cenário consolidado, a logística passou a ser um fator determinante para que os  pudessem ser entregues em perfeitas condições e nos prazos determinados, através do processo que ficou conhecido como logística porta a porta. Tal processo vem sendo desenvolvido pela TGestiona, como conta o responsável pelas operações logísticas da empresa, e envolve toda a cadeia do Supply Chain, incluindo planejamento de materiais, qualidade, armazenagem, customizações, transporte, distribuição e logística reversa.

Souza está na TGestiona desde o final de 2006 – tem MBA em Administração de Empresas. Ele desenvolveu seus conhecimentos trabalhando em grandes grupos internacionais dos setores alimentício e farmacêutico, nas áreas de Auditoria, Controle Interno, Contábil e Logística Nacional e Internacional. No passado, comandou operações nacionais da Nestlé e foi responsável por operações da Novartis na América Latina e no Caribe.

Logweb: Discorra sobre o surgimento da solução de e-commerce da TGestiona. Quais os principais fatores que levaram a empresa a desenvolver esta plataforma?
Sousa: A solução de e-commerce TGestiona teve início mediante demanda de um grande cliente, com o objetivo de ter um canal diferenciado para alavancagem de clientes. Já existe, atualmente, uma operação logística B2C de cerca de 40 mil entregas por mês, integrada a uma plataforma de back-office com contexto promissor do e-commerce ou back e-commerce e interface de venda. Essa experiência sinalizou espaço para uma solução que integre diversas interfaces de venda, que seja "paralela" a fluxos e sistemas já existentes e que seja disponibilizada para um mercado mais amplo do que as empresas do Grupo Telefônica. A consolidação desse caso traz credibilidade perante o mercado, pelo porte do cliente, marca e complexidade de operação. Contratamos no final de 2008 uma consultoria especializada para avaliação de mercado de Order to Delivery (O2D) e o nosso produto, evidenciando grande oportunidade de negócio para o futuro.

Logweb: O conceito que a TGestiona utiliza na logística porta a porta do e-commerce é o O2D. Explique as características, diferenciais e vantagens deste conceito.
Sousa: A característica é uma plataforma integrada, desde a venda até o tracking da entrega, trafegando pelo sistema de vendas, fraude, pagamentos, ERP, WMS e TMS de forma ágil. Esta plataforma permite que a TGestiona ofereça processos customizados de vendas e logística com SLAs bastante agressivos aos clientes do Grupo Telefônica e ao mercado.

Logweb: Conte como funciona e quais são as características principais e os recursos oferecidos pela plataforma de e-commerce da TGestiona.
Sousa: A solução de e-commerce TGestiona é completa. Oferecemos o sistema de
e-commerce ou back-commerce com look and feel agradável de acordo com a necessidade de cada cliente, interligado com o ERP, WMS e TMS TGestiona. Isso possibilita que, através do sistema de vendas, o cliente tenha rastreabilidade total do pedido ou nota fiscal. Além disso, nosso sistema de e-commerce faz todas as tratativas de pedidos e workflows de ocorrências, flexibilidade de formulação de preços e campanhas de venda, flexibilidade no cadastro de produtos e capacidade de modularização de interfaces. Resumidamente, a solução Order to Delivery (O2D) envolve uma ferramenta de vendas com consulta on-line de estoques, análise de fraude, gestão de meios de pagamentos, agendamento, faturamento e a logística diferenciada. A solução envolve interface completa com os sistemas dos clientes de qualquer porte.

Logweb: Esta plataforma pode ser interligada a outros sistemas? Quais?
Sousa: Sim. A plataforma pode ser interligada com qualquer sistema. Usamos o conceito de EAI – Enterprise Aplication Integration, com trocas de informações sistêmicas através de serviços.

Logweb: Qual é a estrutura logística designada para o atendimento dos clientes de e-commerce?
Sousa: Atualmente, nossa operação, por motivos de estoque, é centralizada em Barueri, SP, no CD TGestiona com atendimento para todo o Brasil. Existe a possibilidade de utilização de todos os nossos nove CDs no Estado de São Paulo – Barueri, Mauá, Campinas, Santos, Taubaté, São José do Rio Preto, Bauru, Ribeirão Preto e Presidente Prudente –, bem como do CD em São José do Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e o de Recife, em Pernambuco. A infraestrutura total ultrapassa 100.000 m2 de área de armazenagem. Além desses, podemos compartilhar a infraestrutura de nossos parceiros em todo o Brasil, com atendimento nacional.

Logweb: Esta estrutura é compartilhada com outras operações ou o e-commerce é uma divisão totalmente independente dentro da empresa?
Sousa: A estrutura da operação do e-commerce é compartilhada, visando a sinergias e custos baixos. Entretanto, dentro da operação, os pedidos do e-commerce são segmentados e tratados de forma diferenciada. O monitoramento e o gerenciamento de pedidos são dedicados.

Logweb: Como separar as operações logísticas do e-commerce das outras? Em que elas diferem?
Sousa: Os pedidos de e-commerce hoje são tratados de forma diferenciada. A segmentação desses pedidos acontece quando se importa os pedidos para o WMS, agrupando-os em um canal de atendimento diferenciado. Dessa maneira, conseguimos tratar o e-commerce de forma customizada, desde a separação, passando por picking e customização, expedição até a distribuição porta a porta e a logística reversa. A equipe de gestão e monitoramento é dedicada.

Logweb: Quem são os clientes de e-commerce da TGestiona?
Há particularidades nas operações deles?
Sousa: Estamos em processo de negociação com diversas empresas, principalmente do setor de eletrônicos, telecomunicações e cosméticos. Iniciamos nossas operações com um grande cliente para atendimento de um canal de ataque à concorrência. Esse canal tem a importante missão de captar clientes de outras operadoras de telefonia móvel. A diferenciação começou na ferramenta, ao adequar o sistema para receber as informações sobre a portabilidade e a integração com os sistemas corporativos da empresa. Além da diferenciação sistêmica, temos a logística customizada, com manuseios pertinentes ao canal e distribuição com coleta de documentos, contrato assinado e ativações. Nossa meta é ter ainda três clientes com atendimento de e-commerce este ano e um crescimento de pelo menos 25% ao ano.

Logweb: Que tipo de produtos a empresa movimenta nas operações de e-commerce? Quais deles exigem mais cuidados especiais?
Sousa: Atualmente movimentamos celulares e chips GSM. Fazemos a preparação para que o cliente receba o aparelho com o tema associado durante a compra (geralmente imagens e arquivos MP3 de alguma celebridade atual) e pronto para uso com inclusão de embalagens diferenciadas para a distribuição mediante coleta de documentos e contrato assinado, finalizando com a ativação do celular na casa do cliente. Estamos adaptados para fazer a distribuição em qualquer segmento de eletroeletrônicos, telecomunicações e cosméticos.

Logweb: Em porcentagem, qual a participação da logística voltada para o e-commerce na atuação da empresa? Há uma tendência de crescimento desta participação?
Sousa: Das 250 mil entregas porta a porta que a TGestiona faz hoje, o canal de e-commerce representa 5%. Existe uma tendência de crescimento, já que o mercado prevê um crescimento de 25% ao ano na comercialização de produtos via e-commerce em relação aos demais canais de venda.

Logweb: A TGestiona é uma das empresas mais conhecidas no que diz respeito à Logística Reversa no Brasil. Este serviço também abrange os clientes de e-commerce? De que maneira funciona este processo?
Sousa: Sim, hoje temos a Central de Logística Reversa TGestiona, uma operação centralizada e especializada em reversa de modens, celulares, decodificadores e computadores, além de placas telefônicas. Fazemos controle de garantia, triagem, canibalização de componentes, reparo com certificação de fabricantes especializados e, se necessário, toda a gestão de assistência técnica, do agendamento até o controle de planta com números de série. No e-commerce, controlamos via sistema o cancelamento com devolução e a troca garantida em até sete dias após a entrega, atendendo aos direitos do código do consumidor. Os atendimentos são agendados com monitoramento sistêmico de toda a cadeia, disponibilizando o tracking completo dos pedidos aos clientes.

Logweb: Quais os principais desafios enfrentados na logística porta a porta do e-commerce? Como a empresa lida com eles?
Sousa: Os desafios da logística porta a porta para o
e-commerce são ter 0% de fraudes e insucessos, minimizando cada vez mais as perdas e retrabalhos ao longo da cadeia do Order to Delivery. Além disso, disponibilizar a informação para o cliente, onde ele estiver, e de forma ágil com mensagens de texto (SMS) e e-mails com alteração dos status até a conclusão dos serviços. Trabalhar com SLAs diferenciados e entregas agendadas com horário, caso necessário. A TGestiona está aumentando constantemente seus investimentos em tecnologia, sistemas e processos, a fim de atender às exigências do mercado de e-commerce.

Logweb: De que forma você analisa o cenário atual da prestação de serviços logísticos para o e-commerce no Brasil? Quais são as tendências no que diz respeito a eles?
Sousa: Identificamos um gap no mercado de e-commerce, principalmente para solução de O2D. Nosso modelo comercial é voltado para a venda de produtos e serviços, apoiado por canais remotos, que possui característica de integração completa entre o próprio canal de venda e as funções logísticas. A TGestiona entende que este gap é oportunidade para expandir seus negócios. Mercados mais maduros, como o europeu, representaram, em 2007, US$ 133 bi, e estima-se que venham a crescer cerca de 25% ao ano até 2011.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Entrega por drone supera 600 pedidos e amplia operação do iFood em Sergipe (AL)
Entrega por drone supera 600 pedidos e amplia operação do iFood em Sergipe (AL)
Mira Transportes integra coleta e distribuição no Sul e amplia operações no transporte rodoviário para 2026
Mira Transportes integra coleta e distribuição no Sul e amplia operações no transporte rodoviário para 2026
Hidrovias do Arco Norte ganham protagonismo na logística do agronegócio brasileiro em 2025
Hidrovias do Arco Norte ganham protagonismo na logística do agronegócio brasileiro em 2025
Gincana do Caminhoneiro 2025 consagra vencedor de Arapongas (PR) com Mercedes-Benz Accelo zero km
Gincana do Caminhoneiro 2025 consagra vencedor de Arapongas (PR) com Mercedes-Benz Accelo zero km
Conectividade logística da RGL reduz em até uma hora a liberação de veículos no pátio da Volkswagen em Resende (RJ)
Conectividade logística da RGL reduz em até uma hora a liberação de veículos no pátio da Volkswagen em Resende (RJ)
Compensação de CO2 no transporte de cargas impulsiona novo projeto da Tokio Marine no seguro de cargas
Compensação de CO₂ no transporte de cargas impulsiona novo projeto da Tokio Marine no seguro de cargas

As mais lidas

01

Compensação de CO2 no transporte de cargas impulsiona novo projeto da Tokio Marine no seguro de cargas
Compensação de CO₂ no transporte de cargas impulsiona novo projeto da Tokio Marine no seguro de cargas

02

Conectividade logística da RGL reduz em até uma hora a liberação de veículos no pátio da Volkswagen em Resende (RJ)
Conectividade logística da RGL reduz em até uma hora a liberação de veículos no pátio da Volkswagen em Resende (RJ)

03

Entrega por drone supera 600 pedidos e amplia operação do iFood em Sergipe (AL)
Entrega por drone supera 600 pedidos e amplia operação do iFood em Sergipe (AL)