Still e Linde fazem aliança estratégica no Brasil

10/09/2004

Empilhadeiras Sulamericanas S.A . Guarde bem esse nome, pois, a partir de 1º de janeiro de 2005, ele representará a fábrica responsável pela produção das máquinas da Still e da Linde no Brasil e na América do Sul. Entretanto, a data fixada atende aos trâmites burocráticos, pois a produção de máquinas das duas empresas já está em andamento, inclusive com a Linde negociando equipamentos nacionais na última Movimat.

ITENS ANO DE 20031o SEM 2004PREV. TOTAL 2004PREV. 2005
Produtos Elétricos – Still BR158087818002000
Market Share – Still BR39%49%50%50%
Market Share – Linde BR10%4%4%15%

Visivelmente, os resultados para 2005 são bastante animadores; a queda nos números da Linde, de 2003 para 2004, é resultante da supervalorização do Euro.

A novidade foi lançada durante a feira, realizada na segunda semana de agosto, em entrevista coletiva concedida pelo presidente da Still, Ruy Piazza Filho, o diretor da Still GmbH, Peter Rode, e pelo diretor comercial da Linde Material Handling do Brasil, Christopher Dühnen.
Apesar de produzidas na mesma fábrica, as quatro linhas de produção – Still do Brasil, Linde do Brasil, Still América do Sul e Linde América do Sul – serão totalmente independentes e concorrentes.
Além disso, cada marca manterá independentes suas políticas comercial e de preços, bem como seus serviços de pós-venda e as frotas de locação.
A grande vantagem de ter uma fábrica em comum, segundo Piazza Filho, é que, com o aumento de volume de produção, os custos fixos são rateados de maneira mais racional. “Assim, teremos empilhadeiras mais baratas e mais competitivas”, explicou. Ou seja, com a nova parceria estratégica, a Still aumentará sua estabilidade financeira, uma vez que não arcará sozinha com os custos de manutenção da fabrica. Já a Linde, poderá oferecer, além dos seus já conhecidos produtos importados, os produtos nacionais, produzidos na fábrica conjunta, com os mesmos níveis de qualidade, porém com preço mais acessível em função de sua adaptação às peculiaridades do mercado brasileiro.
A área comercial da Still, incluindo seu estoque de máquinas e peças sobressalentes, será localizado em Diadema, na região do ABCD paulista, em um imóvel com área de 3 000 m2.
Dühnen, da Linde, declarou já ter dois modelos produzidos no Brasil, a transpaleteira T20 BR! e a empilhadeira retrátil R20 BR!. Está prevista a fabricação de mais um modelo de transpaleteira e de empilhadeira retrátil, uma empilhadeira patolada e uma selecionadora de pedidos horizontal, todas com tecnologia européia. “O Brasil tem uma área 25 vezes maior que a Alemanha, mas, no mercado, é 10 vezes menor. Isso tem que mudar, e a Linde está disposta a isso”, prometeu Dühnen.
Arturo Pruden, diretor da A. G. Pruden & Cia., representante da Linde na Argentina, comemorou essa parceria, pois terá acesso bastante fácil aos equipamentos. “A proximidade nos ajuda muito, acelera o processo de entrega e contribui o fato de a moeda não ser o dólar, pois o custo do frete na Argentina é muito caro”, conta. O consumidor, por sua vez, terá o serviço de pós-venda das máquinas Linde extremamente facilitado. Afinal, segundo Pruden, não precisará aguardar peças vindas da Alemanha para contar com os serviços de manutenção.
Confira na tabela os dados estatísticos da WITS (recebimento de pedidos) relativos à produção nacional da Still e da Linde em 2003 e 1º semestre de 2004, bem como as previsões de ambas as empresas para o ano de 2004 e 2005.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Entrega por drone supera 600 pedidos e amplia operação do iFood em Sergipe (AL)
Entrega por drone supera 600 pedidos e amplia operação do iFood em Sergipe (AL)
Mira Transportes integra coleta e distribuição no Sul e amplia operações no transporte rodoviário para 2026
Mira Transportes integra coleta e distribuição no Sul e amplia operações no transporte rodoviário para 2026
Hidrovias do Arco Norte ganham protagonismo na logística do agronegócio brasileiro em 2025
Hidrovias do Arco Norte ganham protagonismo na logística do agronegócio brasileiro em 2025
Gincana do Caminhoneiro 2025 consagra vencedor de Arapongas (PR) com Mercedes-Benz Accelo zero km
Gincana do Caminhoneiro 2025 consagra vencedor de Arapongas (PR) com Mercedes-Benz Accelo zero km
Conectividade logística da RGL reduz em até uma hora a liberação de veículos no pátio da Volkswagen em Resende (RJ)
Conectividade logística da RGL reduz em até uma hora a liberação de veículos no pátio da Volkswagen em Resende (RJ)
Compensação de CO2 no transporte de cargas impulsiona novo projeto da Tokio Marine no seguro de cargas
Compensação de CO₂ no transporte de cargas impulsiona novo projeto da Tokio Marine no seguro de cargas

As mais lidas

01

Ampliação do Tecon Santos avança com demolição de prédio administrativo e expansão do pátio de contêineres
Ampliação do Tecon Santos avança com demolição de prédio administrativo e expansão do pátio de contêineres

02

Compensação de CO2 no transporte de cargas impulsiona novo projeto da Tokio Marine no seguro de cargas
Compensação de CO₂ no transporte de cargas impulsiona novo projeto da Tokio Marine no seguro de cargas

03

Conectividade logística da RGL reduz em até uma hora a liberação de veículos no pátio da Volkswagen em Resende (RJ)
Conectividade logística da RGL reduz em até uma hora a liberação de veículos no pátio da Volkswagen em Resende (RJ)