Estratégia competitiva na cadeia de suprimentos

01/11/2022

No atual cenário, as organizações estão buscando as melhores práticas de otimização de todos os processos dentro de sua cadeia de suprimentos, com o fortalecimento da melhoria contínua e a eliminação do desperdício em sua operação.

Com base nessa dinâmica, a empresa busca traçar sua estratégia competitiva em relação aos seus concorrentes e, com isso, vislumbra atender um conjunto de necessidades do cliente em relação ao seu produto/serviço.

Porém, para alcançar essa maior competitividade, as organizações precisam integrar seus processos internos e externos e, assim, terá ganho na otimização da sua cadeia logistica com o objetivo de englobar melhores resultados dentro da sua gestão, com aumento de competividade da empresa no mercado.

Sendo assim, a organização fortalecerá seus resultados perante aos clientes e concorrentes.

 

Estratégia Competitiva

Partindo da lógica que o objetivo central de qualquer organização é alcançar a lucratividade, a estratégia competitiva precisa estar alinhada com a diferenciação e os custos baixos, que são os pilares que sustentaram toda estratégia frente à concorrência.

Vale lembrar que a lucratividade não somente dependerá da sua colocação frente aos concorrentes, pois a estrutura do mercado de atuação poderá ser um fator determinante, isto é, o conhecimento do setor de atuação é de fundamental importância.

Esse conhecer permitirá à organização:

– Conhecer pontos fracos e fortes dos concorrentes

– Tipos de segmentação para base de clientes (ativos, inativos e potenciais)

 

Estratégias competitivas de Porter

– Rivalidade em relação aos concorrentes existentes;

– Ameaça de produtos ou serviços substitutos;

– Ameaça de novos concorrentes;

– Poder dos clientes;

– Poder de negociação dos fornecedores.

 

Cadeia de suprimentos

Uma cadeia de suprimentos bem desenvolvida engloba várias partes direta e indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. Podemos considerar uma cadeia de suprimentos típica a que engloba;

– Clientes;

– Varejistas;

– Atacadistas;

– Distribuidores;

– Fabricantes;

– Fornecedores.

Essa rede interligada de processos que acontece dentro da cadeia de suprimentos tornou-se fator preponderante para as organizações que desejam melhorar a experiência do cliente.

 

Estratégia competitiva na cadeia de Suprimentos

Na relação cadeia de suprimentos e estratégia competitiva, precisamos analisar como a cadeia de valor atua nesse cenários, a partir do desenvolvimento de um produto/serviço, passando por marketing e vendas que geram as necessidades e, com isso, desenvolve a demanda para atingir os objetivos de consumo pelo cliente.

Todo esse alinhamento proporcionará uma consistência para atender as prioridades do cliente que a estratégia deseja satisfazer, além de demonstrar a capacidade da cadeia de suprimentos de entender a atender a demanda.

 

Ensinamentos do Mestre CHOPRA (2011)

O primeiro passo para conseguir alinhamento estratégico entre as estratégias competitiva e da cadeia de suprimentos é atender a incerteza dos clientes e da cadeia. Tais incertezas podem ser combinadas e mapeadas no espectro de incerteza implícito.

O segundo passo para tingir o alinhamento estratégico entre estratégias competitivas e de cadeia de suprimentos é entender a cadeia de suprimentos e mapeá-la no espectro de responsividade.

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Victor Adriano Tavares

Victor Adriano Tavares

Possui graduação em Administração, Especialização em Logística, Docência do Ensino Superior, Gestão de Equipes, Gestão e auditoria ambiental e Gestão escolar e Coordenação Pedagógica. Professor Universitário (Administração e Logística), proprietário da Vs2l Transportes e Analista da Educação Profissional – Firjan/SENAI – Departamento Regional do Rio de Janeiro.

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