O que o first mile tem a ver com a logística da Black Friday

08/10/2021

*Por Denny Mews

Quando se fala em Black Friday vem algumas palavras à cabeça, a primeira, claro, promoção. Mas também desconto, e-commerce, presente, Natal, entrega no prazo, parcelamento sem juros e por aí vai. Também é comum pensar no last mile, ou logística de última milha, aquele percurso feito do produto até o consumidor final e que deixa todo mundo feliz, clientes e varejistas, quando tudo ocorre nos conformes, impactando diretamente na avaliação da empresa.

Isso é tão verdadeiro, que uma pesquisa realizada pela Forrester & IBM, apontou que 7 em 10 consumidores provavelmente não farão outra compra com uma marca que proporciona uma experiência de entrega ruim. Mas para ter uma entrega eficiente é necessário criar uma operação estruturada, e fazer isso acontecer para um volume cada vez maior de encomendas, em um tempo e custo que precisam ser cada vez menores, é desafiador. Os grandes players do mercado já entenderam a importância da logística da última milha, por isso, estão crescendo e dominando o mercado.

Mas por que eu falei até agora sobre o last mile? Simplesmente porque ele não terá sucesso nenhum se o first mile, logística de primeira milha, não estiver trabalhando desde este exato momento para fazer a Black Friday acontecer lá em novembro. Explico.

O first mile é a primeira etapa de um processo de entrega de produtos. É a fase em que é feita a transferência da mercadoria do fabricante (indústria) para os centros de distribuição. Ela é tão importante, principalmente quando falamos de um país que tem 8.516.000 km², que o comprometimento em seu funcionamento, seja pelo mau escoamento da carga, atrasos na entrega ou avaria da mercadoria, pode ser sentido nos preços e na má avaliação da qualidade pelos consumidores, o que traz descredibilidade para a data e preços elevados, remetendo às famosas frases: “tudo pela metade do dobro” ou “black fraude”. Então a hora é agora para a indústria começar a se preparar e garantir a entrega na cadeia de suprimentos, já que é nela que se inicia todo o abastecimento.

Na edição do ano passado, a Black Friday ignorou a crise e teve um ótimo desempenho. O faturamento saltou 31%, chegando aos R﹩ 5,1 bilhões. Segundo a Neotrust, a data foi um marco para a história do e-commerce brasileiro e concentrou o maior volume de vendas já registrado no país em todos os tempos.

Com a adesão do home office e o distanciamento social, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa. Com isso, eletrônicos, celulares e eletrodomésticos saíram do topo dos mais vendidos, dando lugar para moda, saúde, artigos para casa, construção, decoração e entretenimento. E esses são ótimos indicativos de como a indústria pode se preparar para atender a demanda esperada para este ano: estar atenta aos novos hábitos de consumo das pessoas.

A logística tem grande impacto em todas as pontas do processo, seja no first e no last mile e valor final. Garantir um rápido carregamento e entrega eficiente, ajuda nos custos, na otimização e na operação de toda a cadeia. Monitoramento e visibilidade em tempo real, controles mais automatizados e dados precisos fazem uma enorme diferença na gestão da operação, pois identifica gargalos e atrasos, permitindo maior antecipação das adversidades e ocorrências do transporte, principalmente o rodoviário, predominante no Brasil devido sua extensão territorial.

Se a indústria estiver se preparando para abastecer os varejistas, e os varejistas estiverem se preparando para atender o consumidor final, ávido por compras e promoções, podemos esperar um 26 de novembro muito promissor para bater novos recordes.

*Denny Mews é fundador e CEO da CargOn e professor do MBA em Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), da Fetrancesc com a Católica de Santa Catarina – Centro Universitário

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Macroex entra no setor de ferrovias com exclusividade da Rail King no Brasil
Macroex entra no setor de ferrovias com exclusividade da Rail King no Brasil
DHL Express inaugura unidades no Rio de Janeiro para envios expressos
DHL Express inaugura unidades no Rio de Janeiro para envios expressos
O-I Glass inaugura centro de distribuição na Serra Gaúcha para atender produtores regionais de vinho e suco
O-I Glass inaugura centro de distribuição na Serra Gaúcha para atender produtores regionais de vinho e suco

As mais lidas

01

Maersk testa mistura com etanol a 50% no navio Laura Maersk em nova etapa de descarbonização
Maersk testa mistura com etanol a 50% no navio Laura Maersk em nova etapa de descarbonização

02

Reforma Tributária exige reconfiguração fiscal e operacional no setor logístico a partir de novas regras de tributos
Reforma Tributária exige reconfiguração fiscal e operacional no setor logístico

03

Transporte aéreo da Rhenus Logistics movimenta remessa histórica de helicópteros no Aeroporto de Vitória
Transporte aéreo da Rhenus Logistics movimenta remessa histórica de helicópteros no Aeroporto de Vitória (ES)