4 dicas para criar anúncios mais competitivos em marketplaces

07/07/2023

Em marketplaces é comum ter vendedores que comercializam produtos iguais e do mesmo fabricante, e fica a critério do consumidor fazer a escolha sobre qual deles comprar. E um bom fator decisivo é o anúncio, que acaba ganhando a atenção dos clientes. Por isso, algumas ações são primordiais para deixá-los ainda mais atraentes. Segundo o estudo “A Influência do Contexto”, realizado pelo Twitter e IPG Mediabrands, os conteúdos confiáveis podem gerar um incremento de 10% na intenção de compra, podendo chegar a 12%. Pensando nisso, a Nubimetrics, plataforma que empodera seller com dados inteligentes, indica 4 dicas para criar anúncios mais competitivos para compras online.

1. Defina o que vai vender e em qual categoria  

Isso pode parecer óbvio, afinal, para anunciar no digital é preciso ter a mercadoria definida. Muitos vendedores se enganam na hora de escolher a categoria e o mix de peças, e acabam investindo tempo, dinheiro e recursos em artefatos que não trarão resultados para o negócio e que correm o risco de ficarem estagnados no estoque.

Por isso, o primeiro passo para criar um anúncio de sucesso em qualquer marketplace é estudar o mercado. “Nesta etapa, os sellers passam a tomar uma das decisões estratégicas mais importantes para o negócio que é o que vender, isso pode representar perda ou ganho do faturamento”, explica Juliana Vital, CRO da Nubimetrics e especialista em mercado digital. 

2. Crie títulos claros e precisos

O título é uma das partes mais importantes do anúncio e tem como objetivo atrair a atenção do público e conquistar a visita logo de antemão. É por meio dele que os compradores encontrarão o que procuram, por isso, é fundamental que seja bem escrito, contenha as palavras-chaves que os usuários usam na pesquisa e também as que a concorrência usa nos anúncios.

“Olhar novamente a demanda e a oferta para saber como os itens mais procurados é muito importante. Esse título precisa ter palavras que definem o que estão vendendo, como o nome, marca, modelo, especificações e características técnicas dos artigos. Essa é uma dica essencial para começar a criar títulos que atraiam ainda mais pessoas”, revela Juliana”.

3. Cadastre as informações do produto 

Quanto mais completo e detalhado for o anúncio, melhor será o posicionamento e mais visitas é possível converter em vendas. Por isso, é fundamental cadastrar e preencher corretamente todas as informações que são relevantes, para que os compradores conheçam bem o que está sendo comercializado. Essas informações serão importantes caso o usuário tenha dúvida sobre cor, tamanho, código universal, material, etc, e evita que ele precise entrar em contato com o vendedor, alongando ainda mais o processo. “Quando alguém compra pela internet, essa pessoa está procurando praticidade e rapidez, não só na entrega, mas também durante o processo, e isso inclui a pesquisa. Achar os dados que está procurando é um ponto positivo para qualquer vendedor”, explica a CRO.

4. Utilizar imagens de boa qualidade 

Utilizar fotos de boa qualidade é um dos segredos para conversão da venda, afinal, elas  ajudam a mostrar aquilo que não pode ser descrito com palavras. Portanto, aqui, o importante é ser autêntico: procure usar imagens reais que despertem a atenção.

“A primeira imagem do anúncio deve ser uma foto do produto em um fundo branco e sem sombras e a segunda apresentando a mercadoria em uso, por exemplo. Uma boa ideia é criar um vídeo do mesmo em funcionamento, isso ajuda a gerar mais confiança entre os compradores e tornam-se um diferencial no anúncio”, finaliza a especialista. 

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg